Projeto Buscapé – Abrindo horizontes

Cupcake de Festa Junina
18 de junho de 2011
Promoção LUMI e OBA Gastronomia
20 de junho de 2011
Mostrar todos

Um exemplo a ser seguido.

Em uma bela iniciativa, crianças tem aulas de Gastronomia em São Sabastião, litoral Norte de São Paulo.

A atual administração, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), com o apoio da Policia Militar e Ministério Público, através do Projeto Buscapé realizou nessa quarta-feira, dia 15, a primeira aula prática de culinária, no bairro de Boiçucanga, Costa Sul do município.

Os chefes de cozinha, Eudes Assis, especialista em gastronomia caiçara contemporânea e Vincezo Vessicchio, especialista em gastronomia italiana, ministraram a primeira aula de culinária italiana, de forma prática e divertida.

Devidamente uniformizados, um grupo de, aproximadamente, 20 alunos puderam experimentar e vivenciar, na prática, o processo de preparação de receitas tipicamente italianas, onde, literalmente, puseram a mão na massa.

O chefe italiano, Vicenzo, fez uma breve introdução sobre as tradicionais massas italianas e seus diversos formatos, como: orecchiette, straccinati e o fusilli, além do preparo de molhos simples a base de tomate, mussarela e manjericão.

No decorrer da aula, as crianças puderam aprender passo a passo, como se preparar um verdadeiro straccinati, massa italiana composta por ingredientes simples como: farinha, sal, azeite e água.

De acordo com a professora, Claudia Jardim da Silva, responsável pela implantação da culinária dentro do programa de hotelaria, a iniciativa e participação dos chefes de cozinha é de extrema importância para a realização do projeto. “Agradeço imensamente a dedicação e vontade desses profissionais renomados em ensinar nossa crianças”, ressalta, informando ainda que, a cada semana os chefes de cozinha fazem um rodízio entre si para ensinar, na prática, receitas simples e diferentes que podem ser preparadas em casa.

Crianças reunidas na bancada aprendendo a preparar massa em aula de culinária

“Precisamos desenvolver um programa completo para que possamos futuramente formar profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar nessa área, já que a cidade depende do turismo”, conclui Cláudia.

Com um belo discurso de encerramento feito pelo chefe Eudes Assis, que passou a mensagem de respeito, disciplina e agradecimento perante a mesa, as crianças puderam degustar orgulhosas e felizes o prato feito.

Gastronomia é um vasto campo, sempre carente de bons profissionais. Despertar o interesse das crianças para esta área pode abrir horizontes inimagináveis, deixando o sonho de uma vida melhor bem mais próximo.

Parabéns a Policia Militar, ao policial William de Freitas (mentor da idéia)  e a minha amiga Claudia Jardim. Quem sabe um dia eu estarei aí para auxiliar nesta linda causa.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

  1. CLAUDIA disse:

    Este projeto e iniciativa da policia Militar ,idealizador do projeto Policial Willian Freitas .E com imensa alegria que faço parte deste Projeto .E com certeza no futuro alguma dessas crianças será um Chef de Cozinha .

  2. CLAUDIA JARDIM disse:

    E com imensa alegria que sou voluntaria deste projeto .E com ajuda dos chef Eudes Assis e Vincenzo ,que dispoe de 1 dia para fazer oficina com as crianças .Com certeza daqui vai sair futuros Chefes de Cozinha .

  3. Pãmela Lins disse:

    Parabééns!!! Esse projeto é muito lindo!!! só de ver esses sorrisonhoooos!!! da uma alegriaaaaaaaaa imensaaaaaaa *-*

  4. Adriana Tourinho disse:

    Parabéns a todos envolvidos para a realização do Projeto.
    É muito gratificante fazer parte e saber que estamos passando adiante um pouquinho do que sabemos, assim podemos em passos de formiguinha fazer com que ao menos estas crianças no futuro sejam pessoas do bem.

  5. Show de bola…. Angra, se animaê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: