Pratos de meu Natal

Fala, Fal! – Natal
24 de dezembro de 2010
Almoço de domingo
27 de dezembro de 2010
Mostrar todos

Cardápio natalino.

E mais um Natal se passou…

Além dos presentes e da alegria da confraternização, a comida servida nesta data tão especial deve ser inesquecível. Sou uma pessoa de sorte por ser o cozinheiro da família.

Cardápios natalinos começam a ser pensados no dia 25 mesmo: “O que acham de fazer tal prato ano que vem?…”

E passamos o ano lembrando eventualmente no cardápio da ceia e almoço de Natal. Eu sinto orgulho por ser o responsável pelo preparo dos pratos desta festa tão esperada.

Este ano não foi diferente. Sempre acho que Natal combina com  tradição, não vale a pena inventar malabarismos na cozinha.

A começar pelo Peru, o símbolo máximo do Natal. No caso, acompanhado com uma farofa de Couscous marroquino.

Outro prato que caiu no gosto dos brasileiros, foi o Bacalhau. Em nossos Natais nunca falta. Eu opto por uma versão minha do Gomes de Sá. Adiciono bacon crocante, alho poró e pimentões verdes e vermelhos (as cores da ocasião).

Outra tradição natalina é o Tender, o delicioso presunto defumado. Este ano, servi com uma calda (quase uma geléia) de frutas vermelhas em vinho tinto e aceto balsâmico. Para mudar um pouco o sabor, besuntei a peça de Tender com Syrup. Foi o prato escolhido como entrada para os demais.

Estes foram os pratos de meu Natal. No mais o norma, saladas e arroz. Pratos que fiz com o carinho que a ocasião e os amigos merecem.

Em breve, estas receitas estarão presentes aqui. Afinal, são pratos que podem e devem ser servidos em qualquer ocasião mais festiva do ano.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comentários

  1. Cintia disse:

    Orlando, um Feliz Ano Novo repleto de realizações, sucesso e muitas receitas é claro!

  2. Bia Szasz disse:

    Hmmm, o tender com geléias deu água na boca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *