Physalis carameladas

Physalis – e uma receita!

dsc03563

O Oba traz hoje uma frutinha comum e exótica: a Physalis! E de quebra uma sugestão diferente para saborear esta delícia.  

Physalis é um gênero botânico, nome comum fisales, pertencente à família Solanaceae. Physalis angulata, conhecida como camapu, é uma planta herbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes.

Originária da Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia, é conhecida como uchuva, no Japão como hosuki e nos Açores como capuchos. Pode chegar aos dois metros de altura.

A Colômbia é o principal produtor mundial e abastece todo o mercado europeu, principalmente a Alemanha e Países Baixos. Ocorre em quase todo o Brasil, mas sua produção aqui ainda é incipiente.

Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo.

Cada planta produz entre 2 a 4 kg de frutos. Por cada hectare pode-se plantar cerca de 6000 plantas. As plantas crescem bem na maior parte dos solos e também em vaso. Produz frutos após 3 ou 4 meses do plantio, considerada planta medicinal valiosa, uma muda cultivada no jardim pode produzir 2 kg durante o ciclo de 6 meses. A muda é de rápida produção.

(Fonte: Wikipedia)

A sugestão que vou apresentar é a apresentada no livro “Todas as técnicas culinárias” da Le Cordon Bleu. Fica uma delícia.

PHYSALIS CARAMELADAS

phisalis2

Puxe delicadamente as folhas das Physalis e torça-as na base. Faça uma calda de açucar fina *. Mergulhe as frutas no caramelo, sem cobrir as folhas, e deixe escorrer o excesso.  Ponha em papel vegetal e deixe secar.

* CALDA FINA DE AÇUCAR (Caramelo)

250 g de açucar

500 ml de água

Ferva a água e o açucar em uma panela pesada. Abeixe o fogo e balance duas vezes para tomar cor por igual. Não use colher para mexer.

Quando o caramelo atingir a cor desejada, mergulhe o fundo da panela em água gelada. Retire antes que o caramelo endureça.

dsc03565

Esta é uma das formas mais bacanas de servir Physalis! Deixei a calda mais clara, para realçar o belo laranja destas frutinhas tão gostosas.

Fica a sugestão do Oba!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 14 comentários

  1. Orlando,
    Taí, gostei da sugestão! A Physalis entrou em moda na culinária. A idéia do caramelo é boa pois, além de acrescentar sabor à fruta, ainda retarda a deterioração dela, não é? As suas Physalis ficaram lindas e classudas!

  2. Hum…
    O contraste do amarelo com o azul é deliciosamente cítrico! Boa composição, isso sem falar do gosto! Delicia demais e olha que não gosto de doce!
    “Me lembra nespera” hauahuahua

  3. Eu não provei caramelada, apenas a frutinha, bem interessante, meio ácida, diferente.

  4. oi,

    Muito bom o q/ foi passado, caramelada. Sem falar no gosto e no visual, trés chic. Parabens pela divulgação.

    Estamos experimentando a geleia aqui em Salvador. É excelente.

  5. Estou cultivando esta frutoa ,ela é maravilhosa.Estou na experiência de como tratá-la,hora de colher e agora vou aprender a fazer doces com ela.

  6. Gostaria de saber onde adquirir mudas de physalis, soube que é muito bom para o tratamento do Parkinson.
    Muitissimo obrigada a quem puder me ajudar. Atenciosamente.

  7. Conheci o nome fhysalis em uma receita debavaroise, em que entra banhada de chocolate meio amargo, e calda de caramelo com vinho.Agora que tomei conhecimento sobre o que é através o artigo acima,e com mais uma opçao de como banhar com a calda de açúcar,vou empregar com muito prazer.Agradecida.Elza.

  8. HUM! ANDEI BUSCANDO ESSA FRUTINHA MARAVILHOSA,COMI ELA
    EM UMA SOBREMESA NA CASA DE UMA AMIGA KI FALOU KI A TROUXE DE S.PAULO GOSTARIA MUITPO DE SABER ONDE COMPRAR ELA EM SALVADOR . AGORA VI ESSA RECEITA AI EM CIMA FIQUEI LOUCA PRA EXPERIMENTAR ,ME AJUDEM A ENCOMTRAR ESSA MARAVILHA.

    BEIJOS LOURDEWS ARAUJO

  9. HI !! QUERO MUITO EXPERIMENTAR PHISALYS CARAMELADA ME AJUDEM ONDE ENCOMTRAR EM SALVADOR OBRIGADA.

  10. Ola,bom dia! Onde eu compro essa fruta em Lisboa? alguem me ajuda ? obrigado..

    1. Não saberia te dizer onde comprar Physalis em Portugal. Vou te passar um link de um blog de uma amiga portuguesa, a Gasparzinha. Com certeza ela irá te ajudar. Envie um email, pode falar no nome do OBA, e ela te responderá.

      http://nosoup-foryou.blogspot.com/

  11. essa frutinha na roça do meu pai é nativa e eu comia sem caramelo pois ela é deliciosa natural e caramelada deve ser melora ainda!

  12. O caramelo ficou grudando no dente. Queria que ficasse uma casquinha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu