Physalis carameladas

Irish Coffee
2 de setembro de 2009
Claudio Nucci e Dri
4 de setembro de 2009
Mostrar todos

Physalis – e uma receita!

dsc03563

O Oba traz hoje uma frutinha comum e exótica: a Physalis! E de quebra uma sugestão diferente para saborear esta delícia.  

Physalis é um gênero botânico, nome comum fisales, pertencente à família Solanaceae. Physalis angulata, conhecida como camapu, é uma planta herbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes.

Originária da Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia, é conhecida como uchuva, no Japão como hosuki e nos Açores como capuchos. Pode chegar aos dois metros de altura.

A Colômbia é o principal produtor mundial e abastece todo o mercado europeu, principalmente a Alemanha e Países Baixos. Ocorre em quase todo o Brasil, mas sua produção aqui ainda é incipiente.

Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo.

Cada planta produz entre 2 a 4 kg de frutos. Por cada hectare pode-se plantar cerca de 6000 plantas. As plantas crescem bem na maior parte dos solos e também em vaso. Produz frutos após 3 ou 4 meses do plantio, considerada planta medicinal valiosa, uma muda cultivada no jardim pode produzir 2 kg durante o ciclo de 6 meses. A muda é de rápida produção.

(Fonte: Wikipedia)

A sugestão que vou apresentar é a apresentada no livro “Todas as técnicas culinárias” da Le Cordon Bleu. Fica uma delícia.

PHYSALIS CARAMELADAS

phisalis2

Puxe delicadamente as folhas das Physalis e torça-as na base. Faça uma calda de açucar fina *. Mergulhe as frutas no caramelo, sem cobrir as folhas, e deixe escorrer o excesso.  Ponha em papel vegetal e deixe secar.

* CALDA FINA DE AÇUCAR (Caramelo)

250 g de açucar

500 ml de água

Ferva a água e o açucar em uma panela pesada. Abeixe o fogo e balance duas vezes para tomar cor por igual. Não use colher para mexer.

Quando o caramelo atingir a cor desejada, mergulhe o fundo da panela em água gelada. Retire antes que o caramelo endureça.

dsc03565

Esta é uma das formas mais bacanas de servir Physalis! Deixei a calda mais clara, para realçar o belo laranja destas frutinhas tão gostosas.

Fica a sugestão do Oba!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

14 Comentários

  1. Marly disse:

    Orlando,
    Taí, gostei da sugestão! A Physalis entrou em moda na culinária. A idéia do caramelo é boa pois, além de acrescentar sabor à fruta, ainda retarda a deterioração dela, não é? As suas Physalis ficaram lindas e classudas!

  2. Carol disse:

    Hum…
    O contraste do amarelo com o azul é deliciosamente cítrico! Boa composição, isso sem falar do gosto! Delicia demais e olha que não gosto de doce!
    “Me lembra nespera” hauahuahua

  3. M. Alice disse:

    Eu não provei caramelada, apenas a frutinha, bem interessante, meio ácida, diferente.

  4. zélia disse:

    oi,

    Muito bom o q/ foi passado, caramelada. Sem falar no gosto e no visual, trés chic. Parabens pela divulgação.

    Estamos experimentando a geleia aqui em Salvador. É excelente.

  5. Bina disse:

    Estou cultivando esta frutoa ,ela é maravilhosa.Estou na experiência de como tratá-la,hora de colher e agora vou aprender a fazer doces com ela.

  6. Angelina disse:

    Gostaria de saber onde adquirir mudas de physalis, soube que é muito bom para o tratamento do Parkinson.
    Muitissimo obrigada a quem puder me ajudar. Atenciosamente.

  7. Elza disse:

    Conheci o nome fhysalis em uma receita debavaroise, em que entra banhada de chocolate meio amargo, e calda de caramelo com vinho.Agora que tomei conhecimento sobre o que é através o artigo acima,e com mais uma opçao de como banhar com a calda de açúcar,vou empregar com muito prazer.Agradecida.Elza.

  8. MARIA DE LOURDES ARAUJO disse:

    HUM! ANDEI BUSCANDO ESSA FRUTINHA MARAVILHOSA,COMI ELA
    EM UMA SOBREMESA NA CASA DE UMA AMIGA KI FALOU KI A TROUXE DE S.PAULO GOSTARIA MUITPO DE SABER ONDE COMPRAR ELA EM SALVADOR . AGORA VI ESSA RECEITA AI EM CIMA FIQUEI LOUCA PRA EXPERIMENTAR ,ME AJUDEM A ENCOMTRAR ESSA MARAVILHA.

    BEIJOS LOURDEWS ARAUJO

  9. MARIA DE LOURDES ARAUJO disse:

    HI !! QUERO MUITO EXPERIMENTAR PHISALYS CARAMELADA ME AJUDEM ONDE ENCOMTRAR EM SALVADOR OBRIGADA.

  10. Grace disse:

    Ola,bom dia! Onde eu compro essa fruta em Lisboa? alguem me ajuda ? obrigado..

  11. essa frutinha na roça do meu pai é nativa e eu comia sem caramelo pois ela é deliciosa natural e caramelada deve ser melora ainda!

  12. Helen disse:

    O caramelo ficou grudando no dente. Queria que ficasse uma casquinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.