Novembro em Curitiba é a época que começa a aparecer as placas de Vende-se Pepino Azedo na Folha de Parreira. São vários os estabelecimentos que tentam ganhar uma renda extra vendendo esta delícia durante os meses que os parreirais estão com sua folhagem bem formadas.

pepino

A receita  desta conserva de pepinos foi trazida pelos judeus originários da Europa. Dizem ser a melhor conserva de pepino do mundo. Sou obrigado a concordar que realmente é muito, mas muito boa mesmo. Vale perder uma tarde preparando para depois degustar com uma boa cerveja e uma boa conversa.

4.5 from 2 votes
Imprimir

Pepino Azedo na Folha de Parreira

Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo Total 10 minutes

Ingredientes

  • 1 Kg Pepinos Caipiras pequenos
  • Um bom punhado Folhas de parreira
  • 8 raminhos Endro
  • 8 dentes Alho
  • 1 colher sopa para 1 litro de água Sal

Instruções

  1. Lave bem as folhas de parreira e deixe secar. Esterilize 1 vidro de conserva (que caibam os pepinos). Cubra o fundo e a lateral do vidro com folhas. Coloque uma camada de pepino em pé e cubra com mais folhas. Adicione 4 raminhos de endro e 2 dentes de alho. Repita a operação até completar o vidro.
  2. Salgue a água com o sal (1 colher de sopa para 1 litro) e coloque no vidro até que cubra os pepinos. Coloque um peso para mantê-los submersos. Deixe em lugar fresco por 20 dias. Sirva como aperitivo ou em uma salada.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 12 comentários

  1. Fazendo a receita hoje. Estou substituindo os ramos de endro por sementes de endro devido a indisponibilidade na minha cidade. Vou utilizar como bombona alimenticia de 30l como recipiente.

  2. Muito delicioso esse PEPINO AZEDO meu papai fazia este pepino na folha de parreira ! ! ! ! ! Que saudades ! ! ! ! Vou ter que ir buscar esse pepino ai…..

    1. Minha saudosa mamãe fazia em barrica de madeira com folhas de parreira e endro ….uma delícia.

  3. ola.obrigado por disponibilizar a receita.tenho 70 anos,e meu avô fazia uma receita ”me lembro ,usavas gamelas” e tambem,usava KÜMMEL,que seria, talvez,o cominho. não sei.certamente por ser alemão iria querer que disséssemos kummel.kkkkk.um abraço

  4. A Alcaravia é também conhecida como Cariz, Cominho, Cominho-armênio, Cominho-dos-prados, Cominho-romano, Cúmel, Kummel, Alcarávia, Alcarávea, Alcaróvea, Alquirévia, Cuminho ou Cominho-de-montanha. Realmente KÜMMEL é cominho!

  5. 5 stars
    Como colocar um peso para mantê-los submersos ?

    1. Pode ser um pedaço de madeira com um peso em cima, Celso. Como fazem ao preparar chucrute.

  6. Por favor me tire uma duvida,depois dos 20 dias pra frente alguns estragaram tipo estavam derretendo,é assim mesmo?? Ou tem algum segredinho para não ter perda??obrigada

    1. Cara Carla,
      Não saberia de dizer o que aconteceu. Pode ter sido o pepino, a temperatura, algum fator externo. Não é para acontecer isto.

  7. 4 stars
    Por favor
    Gostaria de saber porque depois dos 20 dias um pouco mais os meus começaram a derreter,é assim mesmo oubtem algo que preciso fazer para durarem mais tempo
    Nâo foram todos
    A receita é maravilhosa lembrei de minha infância/juventude meu saudoso pai fazia igualzinho. Obrigada

  8. Bom dia, fiz a receita dos pepinos na folha de parreira, ficou show de bola, rsrs muito sucesso com pessoal de casa.
    Muito obrigado!

  9. Olá pessoal dos pepinos, é o seguinte: Depois de 20 dias não pode deixar fora da geladeira, ele se estraga. Um grande abraço a todos aí…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu