Peixes – Meca

Ah!Zeite Bistrô
22 de novembro de 2008
Javali
24 de novembro de 2008
Mostrar todos

Meca, um peixe sem graça!

images-31

“Mais conhecido por Espadarte, frequenta águas tropicais e temperadas. Peixe resistente a variações térmicas extremas. Pode chegar a mais de 4,50m  e mais de 500 Kg.

Carne de ótima qualidade, ideal para Sashimis e Teriyakis! Ameaçado de extinção pela pesca excessiva!”

 

Pois é… muita propaganda para um peixe extremamente sem graça… Quando pedi (sugestão do Chef) achei que iria me deparar com a sétima maravilha dos Mares do Sul… Mas, que decepção… Ainda comentei com meu companheiro de divisão de pratos que este peixe ficaria melhor cru… e acho que estava certo! O prato até estava bacana, mas um peixe como o Meca é igual ao Linguado, merece um bom  molho! 

dsc004901

 

A cebola e a batata estavão ótimas… mas o tal do Meca… muito suave, sem textura e sem graça… um Linguado mais caro… “bom para quem não gosta de peixe com sabor de peixe”!

Acho que para Sashimi deve ficar ótimo… e como todos os peixes de bico, não sei onde acharam valor comercial para o Meca!  Ah, e ainda leva o nome de Swordfish!!  

Comam cru!!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

49 Comentários

  1. I Was Able to Lose Thirty Póunds in Thirty Days disse:

    Hi, interesting post. I have been wondering about this issue,so thanks for blogging. I will probably be subscribing to your posts. Keep up the good work

  2. luiz augusto disse:

    desculpe-me, mas estou absolutamente certo que não comeu meca, devem ter servido um cação branco ou um anequim, e vc comeu gato por lebre uahuahuah.
    venha ao litoral de são paulo, ( santos, restaurante point 44 ) e coma uma meca santista por exemplo. um abraço.

  3. Eveline Mendes Soares disse:

    Concordo plenamente com o Luiz Gustavo, você não comeu Meca!!!! ou foi muito mal feita!!!

  4. Expedito disse:

    Estou à procura de fornecedores/distribuidores de meca no Brasil.
    Alguém pode me ajudar?

  5. Marco disse:

    Alguns restaurantes em Santos não são frequentados por locais mas por turistas e moradores de SP (ex.: Mar Del Plata, Maurício, etc.). Dizer que Meca é um peixe sem graça é estranho. Não gostar é uma coisa, mas dizer que não tem gosto é outra e essa última não combina com Meca. Sugiro consultar alguém de Santos para ir a algum lugar. Minha sugestão é o restaurante do Clube Estrela na ponta da praia.

  6. Fabio disse:

    Hahahaha…amigo, vc comeu qualquer coisa, menos MECA!!!!

  7. Sandra disse:

    Gente, ontem eu preparei um MECA! Como apreciadora de peixes, e aqui em nossa região (sul) temos grande variedade, mas confesso que o achei diferente. Um amigo trouxe de SP. Achei que ele não tem um sabor marcante, característico de peixe marinho, por mais bem temperado que estivesse. Estou acostumada a preparar peixes e frutos do mar, porque toda a minha família aprecia muito, mas o MECA deixou a desejar.

  8. Marcus Vinícius disse:

    Pelo amor de DEUS!!!! Estou aqui em Natal de férias, comi esse tal de Meca, o peixe é horiiiiiiiiveeelll!!! Pesado pra kct, sem gosto, carne dura, sem graça nenhuma, pra quem come no RJ, um Badejo, Namorado, Garoupa, Anchova, Tainha, Corvina, esse peixe ou chuchu é mesma droga!!! não tem gosto de nada!!! foi bom saber que em Santos só tem essa m….!!! Vou pedir um bife com fritas!!!rsrsrsrs!!!!
    Prefiro umas sardinhas fritas com cerveja!!!

  9. Rafael disse:

    Um amigo me trouxe um pedaço de meca do litoral Catarinense, aproximado 5cm de altura e uns 20cm de diametro e realmente foi o melhor peixe que comi até hoje.

  10. João Carlos disse:

    É que muita gente na falta de meca serve cação, aí é lógico que vai ficar uma m….
    A meca é pra se comer grelhada, sem molho e acompanhada de legumes também grelhados.

  11. ricardo disse:

    meca na churrasqueira, depois sal, limão e tomando aquela cervejinha, amigo não precisa de molho algum !!!

  12. Maria José disse:

    Comi o peixe meca num restaurante e desde aí sempre volto lá para comer, porque realmente é uma DELÍCIA!!!

  13. saulo disse:

    Acabei de comer uma isca de peixe de Meca, esse peixe eh uma MER…!horrivel

  14. Ana disse:

    Eu comi em Natal, ele feito na brasa, achei maravilhoso.O que tu comeste não deve ter sido bem feiso.Abraços.

  15. Cleider disse:

    Estive em Natal e fui ao restaurante Carne na Tábua e la pedimos o Peixe Meca grelhado. por curiosidade por termos visto um prato em outra mesa ao lado. Ao comermos, gostamos muito .E um peixe saboroso ainda mais acompanhado de molho Ingles,, ou de pimenta…Hummm…adelicia…Cleider Borges- Manaus. Am.

  16. Cleider disse:

    Eu entrei neste site, para saber qual o valor nutritivo do Peixe Meca.Se alguem souber me diga…Cleider- Manaus-Am

  17. Oscar disse:

    O grande problema para quem não conhece peixe, é que acaba comprando ou comendo gato por lebre.
    Para quem mora em São Paulo, vai uma dica, compre meca ou outra variedade de peixe e frutos do mar pelo site http://www.lapesca.com.br, eles entregam na sua casa. É tudo uma delícia !

  18. Samuel disse:

    Galera, provavelmente ele não comeu MECA, enganaram ele.
    Meca é boa no churrasco, com apenas sal e alho.
    Recomendo em santos a Meca Santista com farofa de banana e arroz com palmito, da XV de Novembro em frente a Bolsa do café, é umas da melhores e já aproveita para degustar um bom café na Bolsa.
    Ainda no Centro de Santos, tem o restaurante Arena Pelé, para quem for na praia tem o restaurante Mar del Plata, Pont 44 no Gonzaga e o Olimpia(1/2 porção serve 4 pessoas)e que for para São Vicente procure o restaurante do Sargento.

  19. luisa coutinho disse:

    Te serviram outro peixe (não sei qual) mais não foi meca com certeza. O peixe meca é muito saboroso um pouco caro dependendo da época, vale a pena.Não é qualquer lugar que servem peixe bom, usam tipos mais baratos e acabam vendendo o que não pedimos um exemplo que acontece muito em qualquer restaurante de quilo onde está pescada grelhada, frita ou outra forma voce pega e não é pescada – estou falando na pescada por ser um peixe que se conhece facilmente

  20. Shirley disse:

    Acho que te serviram outro peixe, porque esse peixe Meca é muito gostoso. Resolvemos comer em Natal,conhecemos lá. O garçom nos serviu ele grelhado. Me dava vontade de comer todos os dias. Meu marido e eu adoramos.

  21. Monica disse:

    Meca e um peixe muito gostoso. Comi grelhado com legumes cozidos. O que sobrou, fiz no dia seguinte uma salada com o peixe desfiado grosseiramente, batatas cozidas em cubos, cebola, cheiro verde, azeitona, pimenta do reino, azeite. Dos deuses.

  22. Julio Oliveira disse:

    Bom Dia, Prezado(a)

    Em relação ao Peixe Meca, precisa ser bem temperado como os demais peixe, neste find eu estive no Mercado São Pedro Niteroi RJ e experimentei e adorei,,inclusive minha namorada que mora em São Paulo e uma ex-pert tb elogiou muito, no ponto certo,dependo como servi-lo e no preparo…Muito Bommmmm.1111

    Att

    Julio

  23. Luciano disse:

    Olha…

    Acho mesmo que mesmo que nao venderam meca, tenho feito moquecas com este peixo, que tiram elogios dos mais exigentes peixemaniacos, principalmente em razao do sabor da carne. de fato nao se trata do peixe mais macio que ja fiz, mas o sabor para mim é sem igual. Principalmente se for cozinhada num fogao a lenha e com a panela de barro.

    Compro sempre no litoral de SC, e aqui mesmo em Blumenau.

    Samuel, como é a receita para a churrasqueira, fiquei com vontade…

    abs

  24. Chagoso disse:

    Não concordo. Comi varias vezes num shopping de Brasília, preparado estilo bacalhau: postas grandes regado ao azeite e ervas finas. Cada naco era um orgasmo. Acho que não souberam preparar o do amigo blogueiro. Sendo um peixe tenro, carece muito cuidado no tempero.

  25. andreia disse:

    Também concordo com os demais, vc não comeu Meca, pois é um peixe delicioso de sabor inigualável. Adoro fazer tb a milanesa, fica delicioso ou grelhado e depois de grelhado coloco geleia de damasco.

  26. Edson Rafael. disse:

    Prezado amigo. Tenho certeza plena de que o serviram um Cação Branco ou qualquer coisa “desinteressante”.
    O Meca é um peixe muito saboroso.
    Se não é um peixe plenamente nobre, longe está da classificação de insípido.

  27. Everton disse:

    Estou aqui em Floripa , comemos Muito este peixe aqui. TENHA CERTEZA QUE VC FOI ENGANADO AMIGO… este peixe é uma delicia!

  28. Augusto Oliveira disse:

    Não conhecia o Meca, comprei-o congelado e preparei-o ao molho de camarões, de uma forma tradicional, como sempre faço em casa.
    Não tive sorte, pois é um peixe que não absorve os temperos de forma imediata, bem diferente de Cavala (que tem a mesma textura), por exemplo. Nem sequer absorveu o sal e pimenta do reino moída com que temperei antes dele ir ao fogo.
    O resultado foi um sabor de marinado, com gosto de maresia…
    Da próxima vez tentarei uma forma diferente para fazê-lo.

  29. Sérgio Sanchez disse:

    Amigo,desculpe mas a MECA é o filé mignon dos peixes!!!Se comprar (MECA de verdade) faça-a na grelha.Só sal grosso (tipo a picanha mesmo) e depois de pronta,abuse do limão.Depois poste aqui se não gostou….
    Abs!!!

  30. Alfredo de Souza disse:

    Com certeza o que foi servido a voce não foi meca. Esse peixe é próprio para ser feito na churraqueira, na grelha ou simplesmente na chapa. E pode ser servido com farofa de banana e arroz branco.Pode ainda ser guarnecido com camarão puxado no azeite. Se tiver oportunidade de vir a baixada santista recomendo degustar uma meca santista no restaurante Itapura em São Vicente ( Apenas l dia por mês é servido esse prato. O próximo dia é 02 de fevereiro de 2012). Como diz a Carla Pernambuco: VAI LÁ….. E BOM APETITE!

  31. cris disse:

    MECA É UM PEIXE DELICIOSO. COMI EM UM BARZINHO NA PRAIA DE COQUEIRINHO – PB, E É UMA DELÍCIA (MECA EM CUBINHO EMPANADO COM FRITAS). TÔ CONTANDO AS HORAS PRA VOLTAR E COMER NOVAMENTE.

    • Fernanda disse:

      O peixe Meca, é uma delícia! Estive em Natal, num restaurante em Maracajaú, veio uma porção generosa do peixe e com acompanhementos. Delicioso!!! Aqui no RJ ainda não encontrei esse peixe.
      O que te serviram foi outro peixe, menos MECA!

  32. iolanda disse:

    De fato o meca tem sabor marcante e nada paracido com outros peixes.
    Sirvo esse peixe para meus clientes e só recebo elogios. Difícil mesmo é fornecedor. Viajo cerca de 900 km para me abastecer.

  33. fernanda disse:

    posso fazerr o meca cozido

  34. Renato disse:

    Olá , me ajude se for possível , qual o nome do Meca no Rio de Janeiro , não encontro ! Obrigado

    • Marco disse:

      O nome do meca pode ser atum branco ou espadarte. E com todo respeito e certeza o Chef não comeu meca, um peixe com textura e rico em sabores. Grelhado com sal e pimenta moída na hora é maravilhoso. Conheci o peixe aqui em SP (sou mineiro) neste mês de setembro e fiquei impressionado..
      Acho que vale a pena o Chef atualizar o comentário e procurar um fornecedor de confiança.

      • Prezado Marco,
        Esta matéria sobre o chamado “meca” faz alguns anos. Realmente cheguei a conclusão que o peixe servido no local não foi o meca. Provei em outros estabelecimentos e realmente é um epixe saboroso demais. Até o dia da matéria, não havia experimentado. Obrigado pela participação e um abraço.

  35. Guilherme Rezende disse:

    Orlando, bom dia. certamente você não comeu MECA, peixe com sabor inigualável, sobretudo pela gordura entremeada entre suas fibras, sabor suave, porém, extremamente marcante positivamente.Costumo fazer postas grossas na grelha, temperado com azeite e sal, leve quantidade de alecrim. INIGUALÀVEL.

  36. Bethy disse:

    Boa tarde, sou de SP, capital, e conheci esse peixe essa semana em viagem a Natal, RN, no Hotel Parque da Costeira, achei maravilho, tanto que pedi o mesmo jantar 2 dias…

  37. Marcia disse:

    O peixeiro da feira que frequento em São Bernardo do Campo/SP me sugeriu para moqueca. Fiz e ficou maravilhoso, uma delícia!!!

  38. Júlio Cézar disse:

    Com certeza as pessoas que fizeram suas críticas não sabem que peixe comeu, o meca tem um sabor incomparável além de ser muito nutritivo.

  39. Sérgio Martyniuk disse:

    Meca é raro hoje em dia e quando o comi assado numa churrascada de fundo de quintal em Santos fiquei impressionado pelo porte do animal que deveria ter um dorso com uns 40 cm de largura. Dirão que assado parece ser sem graça, mas a verdade é que desde esse dia tenho saudades dessa experiência gastronômica incrível. Independente do seu gosto ou preferência, muito boa a referência.

  40. Rodrigo disse:

    Tem gente que compra panga congelado e reclama do meca. O cabra comparou meca com linguado e disse que é ruim…vai entender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.