Pasta Americana – Como usar

Almoço de Domingo – Madero
1 de novembro de 2010
Paglia e Fieno con Agnello, Carciofi e Capperi
2 de novembro de 2010
Mostrar todos
Pasta americana cupcake

Pasta Americana.

Oi, crianças. Hoje a coluna é sobre pasta americana, que é, basicamente, uma massa de modelar comestível.

Existem variações, como a pasta elástica e a de flores, mas vamos ficar no básico – que é, afinal, o que eu sei fazer 🙂

Existem diversas marcas de pasta americana à venda; escolha a sua preferida nas boas casas do ramo e vamos lá: tem pasta branca, colorida e chocopasta, que é a pasta com sabor de chocolate com café. No rótulo não fala que vem café, mas eu juro, para meu paladar, tem café sim. E é uma delícia :).

E, se você quiser fazer, há muitas receitas de pasta americana nas internets da vida. Eu não faço; para minha demanda, compro pronta e tá bom demais.

Para trabalhar com a pasta americana, você vai precisar de uma superfície de mármore ou granito, pois em madeira, vidro ou inox, a pasta gruda que é uma tristeza. Mas antes de agendar a reforma na cozinha porque sua pia é de inox, faça como eu: compre um tapetinho de silicone e e deixe o pedreiro sossegado.

Um rolinho de abrir massa é indispensável. Existem grandes, pequenos, lisos, com relevo… o céu é o limite. Comecemos com o básico: um rolinho liso. Se você encontrar o rolinho com estes anéis que regulam a altura, vai ser maravilhoso, se não encontrar, a prática ensina a manter a massa nivelada.

O mais legal vem agora: cortadores. Menina, tem de um tudo. Tem flor, girafa, bule de café, sapato de salto alto, letras… o que você imaginar, alguém já transformou em cortador. Nesse item, a internet é um prato cheio para a gente desenvolver um distúrbio compulsivo: só com muito caráter ou pouco dinheiro para você não sair das lojas devendo até as fraldas dos bisnetos.

Comece um um jogo de cupcakes redondos, de inox, pois os cupcakes são redondos, não são? Então. Escolha alguns cortadores ou ejetores (estes, além de cortar, você aperta a molinha e a parte cortada sai, uma fofura), sempre atenta ao tamanho: escolha os menores, de até 5 cm.


Agora, mãos à massa. A pasta americana precisa ser sovada (amassada) antes de usar, para que ela tenha boa elasticidade. Se for abrir sobre o granito ou mármore, polvilhe antes com açúcar de confeiteiro. Abra a massa em uma espessura de 2 ou 3 milímetros, corte com o cortador redondo do tamanho do seu cupcake e pronto: dê asas à sua imaginação.

Para que a pasta americana fique bem colada no seu cupcake, passe um pouco de doce de leite nele, como aprendemos na coluna passada, e coloque a pasta com cuidado. Lembre que ela é elástica, então você sempre pode ajeitar um pouquinho aqui e ali, mas vá com calma 😉 Se ficarem marcas, use a palma da mão, delicadamente, para deixar a superfície mais lisinha.

Ah, prestem atenção: a pasta resseca quando fica exposta ao ar. Cubra sua pasta com plástico-filme enquanto não estiver trabalhando. Guarde bem fechada no saco em que ela veio, longe da luz e da umidade.

Para colar pasta sobre pasta, alguns profissionais usam um tiquinho de água, outros clara de ovo crua, outros usam cola de CMC e outros não usam nada. Eu prefiro a cola de CMC, que é um pozinho usado na confeitagem e, misturado com água, vira uma geleinha comestível que cola e não solta mais; para fazer é só botar um pouquinho do CMC em um pouco de água, mexer e deixar quietinho até desfazer os gruminhos.

Pode guardar em temperatura ambiente e isso rende que é uma beleza. (1/4 de colher de chá para 1 xicrinha das de cafezinho tá muito bom). Aplique com um pincel na pasta americana que você vai colar e pronto.


A pasta americana é inimiga da umidade e da geladeira. Bolos e cupcakes cobertos com pasta americana devem sempre ficar à temperatura ambiente senão vão ficar suados, molengos e feiosos.

Stella Cavalcanti – para conhecer mais, clique AQUI!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

6 Comentários

  1. Dá licença, gente! Eu tive essa aula pelo msn, tá?! hahaha

    Telinha, não fiz ainda mas, assim q fizer, venho contar aqui como foi.

    Adoro o Oba! Adoro a Telinha e seus bolinhos maravilhosos e to adoraaaando sua coluna aqui!!!

    Bjo e muito sucesso!!!

  2. Telinha disse:

    Obrigada pelos recados tão doces, Angelica e Gabi!

  3. Constança disse:

    Olá, gostaria que vc me enviasse a receita da pasta americana. Obrigada e bjs…

  4. pamela disse:

    boa tarde! como posso abrir a massa se não tiver aquele rolo:

  5. Pâmela disse:

    Como eu divido a pasta comestível no ovo de páscoa,?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.