Conhecer as Cataratas do Iguaçu é uma das experiências mais fantásticas que alguém pode ter na vida. A generosidade da natureza é de deixar sem fôlego. Se ao conhecer o lado brasileiro você tem uma visão quase completa de todas as quedas, conhecer o lado argentino é estar praticamente dentro das quedas.
O Parque Nacional do Iguazu foi criado em 1934, para preservar a majestosa Cataratas do Iguaçu, um dos fenômenos naturais mais importantes do mundo, nem como da biodiversidade que o rodeia.
Dentro do parque, você tem acesso às quedas através de passarelas que chegam até a beira das quedas. A interatividade com a enorme quantidade de água é incrível. Nestes dias que visitei o rio está com uma das maiores vazões da história, proporcionando um visual inesquecível.
O parque argentino oferece várias opções de passeios, como o Gran Aventura, um passeio de trem pela floresta e de barco até as Cataratas.
As trilhas e passarelas que dão acesso as quedas tem o final apoteótico na Garganta do Diabo, a maior e mais impressionante do conjunto todo. Infelizmente ela se encontra fechada por estes dia. Com a quantidade de água, alguns pontos sofreram avariações e estão passando por reformas.
O passeio pelo parque é programa para o dia inteiro, sendo imprescindível uma pausa para o almoço. O parque oferece várias opções, desde lanches até almoço completo. Nossa opção foi pelo Restaurante Fortim.
O local oferece um farto serviço de buffet a preço fixo, com opções variadas. É comida para não deixar ninguém sem opção. O espaço é amplo, sendo que dificilmente você terá de esperar, mesmo com o parque cheio.
O forte do local é a Parrilla, o churrasco argentino. Costelinha de porco, frango, linguiças e o chorizo, corte típico do país proveniente do contrafilé, são servidos direto da churrasqueira para seu prato. A qualidade faz jus a fama que a Argentina tem em boas carnes.
O parque argentino faz divisa coo o parque brasileiro através do Rio Iguaçu. Para chegar até o Parque Nacional de Iguazu é necessário atravessar pelas aduanas brasileira e argentina munido de documentos originais (RG, Passaporte ou CNH) com foto legível. A entrada do parque deve ser paga somente em Pesos Argentinos.
É um passeio imperdível. As Cataratas do Iguaçu é um dos lugares mais lindos do mundo. Emociona a todos os visitantes.