Papel Arroz em Cupcakes

Bolinhos da Telinha – Papel Arroz.

O uso de papel arroz comestível está bastante difundido na confeitagem por ser uma solução rápida e prática, que permite inúmeras possibildades de reprodução de fotos e imagens com perfeição.

Apesar destas vantagens, o bolo ou cupcake confeitado com papel arroz é bem mais delicado do que o feito com pasta americana ou brigadeiro, pois o papel arroz deve ser coberto com gel de brilho para que não resseque e enrugue, danificando assim a qualidade do acabamento.

Cupcake coberto com Papel de Arroz – tema desenho animado Mecanimais

Você pode encomendar a folha de papel de arroz com vários tamanhos de corte; ela tem, geralmente, o tamanho de uma folha A4 (o tamanho-padrão das folhas de papel ofício) e pode ter diferentes recortes de acordo com sua função; para o uso em cupcakes o recomendado é o tamanho círculo de 5 cm, geralmente conhecido como tamanho de pirulito.


O papel-arroz é bastante frágil, devendo ser transportado com cuidado em uma pasta ou enrolado em canudo; tenha sempre muito cuidado para não amassar.

Passo-a-passo:

1) Recorte as figuras com cuidado; geralmente eu recorto grosseiramente, com tesoura normal e acerto depois com tesourinha de unha.


2) A cobertura do seu bolo deve ser pasta americana branca, para que a imagem possa sobressair sem problemas.

3) Após cobrir seu bolo ou cupcake com pasta americana, aplique, com o auxílio de uma espátula, uma fina camada de gel de brilho. Atenção: ela deve ficar bastante uniforme. Não coloque demais, ou a folha de papel arroz pode enrugar.

4) Aplique delicadamente a folha de papel arroz.


5) Com a ajuda da espátula, aplique e espalhe mais um pouco de gel de brilho sobre a folha de papel arroz já fixada ao cupcake. Você não deve tocar na folha, pois há o risco dela rasgar: apenas espalhe delicadamente o gel sobre ela, com cuidado para que ele não se espalhe por todo o cupcake. É preciso manter uma borda de pasta americana sem gel para fazer o acabamento


6) O papel arroz exige um acabamento em seu contorno: você pode usar saco de confeitar com glacê real e bico pitanga, confeitos, jujubas ou pasta americana em bolinhas.


7) Muita atenção no transporte e manuseio; por ser coberto com gel, este cupcake é extremamente delicado e, preferencialmente, deve ser servido para consumo imediato; caso ele seja a lembrancinha da festa, providencie que ele seja entregue dentro de uma caixinha de acetato.

E se você quiser saber mais sobre cupcakes, que tal um curso avançado?

img2_curso_tudodecake

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 10 comentários

  1. gostaria de saber se vcs fazem o papel de arroz com tema, em que bairro estão quantos dias p entregar obrigada

  2. Por favor gostaria de saber onde encontro este papel arroz dos mecanimaids.
    Obrigada, Luciana

  3. Oi, gostaria de saber se vcs fazem o papel arroz com motivos natalinos para cupcake, se não onde eu encontro.Obrigada

  4. gostaria de saber se vocês trabalham com papel de arroz com tema de chá de bebê para cupcake mini, quanto custa e se vocês entregam e qual é o prazo.
    obrigada, Aparecida

  5. oi,queria uns papeis de arroz para cupcakes do time internacional e do gremio sera q existe,obrigada

  6. Boa noite!Eu preciso de papel de arroz com tema de Halowee para cupcakes.Vcs fazem e o preço.Obrigada

  7. Gostaria de saber qual a validade do cupcake com papel de arroz. Se eu fizer os cupcakes e colocar os papéis numa 5°f para serem consumidos no domingo, estragam? Como devo armazenar? Quero colocar numa embalagem individual para dar de lembrancinha. Obrigada.

    1. Olá, Daisy
      Falamos com a Stella, que fez a matéria, e ela enviou a resposta para você:
      ” A minha experiência me diz que o bolo pode ficar coberto com a pasta sem problema,
      mMas o papel arroz é muito frágil e, depois de coberto com o gel de brilho, ele tende a borrar a imagem com o tempo.
      Então eu sugiro que a pessoa aplique o papel arroz no domingo mesmo.
      E os bolinhos podem ser feitos e cobertos com a pasta na quinta feira, pois tanto a forminha quanto a pasta vão evitar o ressecamento da massa do bolo
      A melhor embalagem seria uma caixa de papel com visor em acetato, preferencialmente com um berço de papel para evitar que o cupcake se mexa.”
      Espero que tenhamos te ajudado.
      Um beijo e obrigado pela participação no OBA Gastronomia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu