Pão Irlandês

Tamarindo
8 de Março de 2011
Ketchup
10 de Março de 2011
Mostrar todos

Rústico e rápido.

O Pão de Soda (como também é conhecido) é comum em toda a Irlanda.

É um pão de preparo rápido. O fermento usado nos pães mais tradicionais é substituído por bicarbonato de sódio. A massa também não é sovada. Todo o processo de crescimento e sova é suprimido, tornando uma receita muito fácil e rápida.

Os demais ingredientes são apenas farinha (branca,integral ou uma mistura das duas), leite, água e sal. O formato tradicional é o arredondado. Este pão foi disseminado por vários países europeus. É ligado a várias tradições, como colocar uma moeda na massa antes de assar. Figuras (cruz, estrelas, lua, entre outras) são desenhadas em sua superfície.

Um pão ideal para quem não tem tanta paciência com todo processo que envolve o preparo dos tradicionais.

INGREDIENTES (1 pão)

500 g de farinha de trigo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

2 colheres (chá) de sal

250 ml de leite desnatado

Aproximadamente 100 ml de água morna

PREPARO

Em uma vasilha, peneire os ingredientes secos. Adicione os líquidos e misture até formar uma massa lisa, mas não grudenta. Misture rapidamente  para o pão não ficar pesado.

Em uma forma, molde a massa em formato arredondado e leve ao forno pré-aquecido em 220° C. Asse por 30/40 minutos. Espere esfriar e sirva.

Não se preocupe com a aparência. Este pão deve ser rústico.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

  1. Essa receita é muito fácil! Nem dá para acreditar que fazer um pão em casa possa ser tão simples. E não dá para deixar de ressaltar que, além de o pão feito em casa ser mais saudável, também é mais gostoso. Com essa receita não se pode dizer que não tem tempo.

  2. Com o St.Patrick´s Day chegando (17 março) este pão se torna uma excelente opção para homenagear os Irlandeses, servindo de acompanhamento para as cervejas!

  3. MediaVin disse:

    Aodrei o blog parabéns pelo post.

    Obrigado!

    Visitem nosso site também, acessem http://www.midiavin.com.br.

  4. Monica disse:

    Amo pão!!! hj estou tentando fazer essa receita. Tomara que dê certo!!! rsrsrs ….confesso que estou apreensiva, pois nunca fiz pão que não tenha que ficar aqueles minutinhos básicos para o crescimento da massa.
    Adorei o site!!! elaborado com muito bom gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *