Pão da Casa

Endívias
4 de fevereiro de 2009
Degustação de Vinhos
6 de fevereiro de 2009
Mostrar todos

O Milagre do Pão!

A postagem de hoje é um presente para minha amiga Cherry Blossom, do Blog Cozinha é Poesia, que com tanto carinho e delicadeza tem me dado uma força incrível aqui no Oba!

Dia destes ela postou sobre Pães Caseiros em seu Blog e fiquei de novo encantado e querendo voltar a fazer Pães! Uma das experiências mais bacanas que uma pessoa pode ter em Gastronomia é preparar seu próprio pão! Ver toda a transformação que ele sofre durante seu preparo é quase mágico! Realmente parece um milagre.

A receita que vou demonstrar hoje é uma que uso sempre, quando quero um Pão de Casa básico. Sempre é bom lembrar que estas quantidades de Farinha e Leite variam um pouco, às vezes para mais e às vezes para menos. Depende muito do clima.  Tem que ir sentindo na mão mesmo. Então, vamos lá:

Ingredientes:

900 g de Farinha de Trigo

4 ovos inteiros e 2 gemas (1 para pincelar antes da assar)

200 ml de Leite morno)

200 ml de água morna

1 colher (chá) de açucar

1 colher (sopa) de Azeite de Oliva

2 tabletes de Fermento biológico (30 g) 

1 colher (sopa) de Sal

Preparo:

Acione o Fermento, dissolvendo na água morna (esfarele bem antes de colocar). Peneire a Farinha para um Bowl e abra um buraco no centro. Coloque os ovos e 1 gema. Após o último ovo, adicione o Azeite e o Sal. Misture cuidadosamente e vá juntando o leite aos poucos, incorporando a farinha. Ponha o fermento e continue mexendo sempre e pegando mais farinha que está ao lado, na parede da montanha. Vá amassando e adicionando mais Leite ou Farinha até conseguir uma massa elástica. Agora está pronta para a sova. Em uma mesa enfarinhada, comece a esticar e enrolar. O amassar deve ser firme, mas não violento, e sempre ritmado. De vez em quando dobre a massa em sua direção e aplique uma presão com o calcanhar da mão na direção oposta ao seu corpo.  Quando a massa estiver bem elástica chegou a hora da fermentação (e o milagre começa!). Deixe-a em um formato de bola, coloque em um Bowl, cubra com um pano e ponha em um lugar protegido de vento (eu uso o forno do fogão).

dsc01303

Deixe assim até a massa dobrar de volume.

dsc01304

Volte para a mesa enfarinhada, dê mais uma pequena sovada. Divida em quantas porções você desejar (depende do tamanho do pão que se quer). Coloque em formas individuais ou em um tabuleiro grande. Se desejar, com o auxílio de algo bem cortante (eu uso uma Gilette) faça talhos na diagonal, não muito profundos. Passe uma mistura de gema e água com o auxílio de um pincel (procedimento opcional) e leve para assar ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos.

dsc01305

Para testar o ponto certo, retire um pão e dê uma pancadinha no fundo. Quando pronto o som deverá ser “oco”. Retire do forno, deixe esfriar e sirva (sim, o pão só deve ser cortado depois de frio).

E está pronto o seu pão. E aí então você sentirá orgulho de ter conseguido este milagre! Uma boa idéia é dar um pão para um vizinho ou parente seu (sempre envolto em um pano branco). A função de um pão, para mim, sempre foi a de proporcionar união!

dsc01308

dsc01309

dsc01310

Quero de novo agradecer por toda ajuda que a Cherry Blossom me dá no Oba e convidá-los para visitar seu Blog Cozinha é Poesia, que é lindo demais! Obrigado Cherry! Estes pães são para você! 

E amanhã é com Luis Felipe de Moraes, nosso Sommelier!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

  1. Rosana disse:

    Ei meu amigo, que maldade esses pães…nossa é de dar água na boca!!!!Ainda mais este horário (08:39 hs). Amo pão caseiro…Parabéns pela matéria e pelas fotos ficaram show!!!!!

  2. Sophie disse:

    Your bread looks amazing, yum yum ! I am learning Spanish at the moment so I will try to write in español. El pan looks delicioso! Saludos de Bruselas en Bélgica!

  3. Sophie disse:

    I am sorry, you are Portugese, sorry, but I stil like the bread a lot! Will make it tomorrow!!

  4. Cherry disse:

    Ficaram divinos!
    Fazer um pão é moldar a poesia com as próprias mãos.
    Você fez poesia para mim.
    E me deixou sem palavras…
    Beijo
    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: