Pão Cheio Mineiro

Salada do que achei e Chips de Salaminho
3 de julho de 2011
Paleta de Carneiro assada
5 de julho de 2011
Mostrar todos

Reaproveitamento – Linguiças assadas ou fritas.

Sobrou linguiça? Bell Rezende nos dá uma boa idéia para reaproveitar.

Olá queridos !!!!

Saudades de vocês, que interagem  e que apreciam a coluna Soborô e o OBA! Fico muito feliz e satisfeita com as opiniões, sugestões  e vocês não imaginam o quanto é gostoso ler o que vocês escrevem !!!! Muito gratificante mesmo !!!!!

Mas vamos prum dedinho de prosa sobre esse pão delicioso e caseiro e receitinha de família… o tal Pão Cheio !!!!

Desde que me conheço por gente, minha avó já fazia esse pão lá na casa dela, sul de Minas, deliciosa, simples, porém cheia de gente sempre, pois ela teve 12 filhos ! Meu avô, querido vovô Nelson, que partiu cedo, era um homem muito bravo, mas vez em quando fazia muita palhaçada pro bando de netos que ele teve ! Muitos não o conheceram, mas era uma figura ! Era caixeiro viajante e tem uma “lenda” familiar que dizia que toda vez que ele voltava prá casa, minha avó ficava grávida… rsrsrs… Lenda?

Mas minha avó, vovó Maria Augusta,  com esse tanto de filhos e depois, netos, não saía da cozinha… podem imaginar uma cozinha que tinha uma mesa grande, tudo simples mesmo, e que prá almoçar, tinha que quase colocar o nome numa lista imaginária na cabeça dela… pois quando folgava um lugar na mesa, ela já chamava prá ir comer… e ai de quem acordava mais tarde… comia arroz com ovo !!!!!! Na verdade, não sei como, minha avó tinha tanta energia para fazer tanta comida ! Claro que minha mãe, que é a mais velha, e as minhas tias a ajudavam na lida da cozinha, porque depois de almoçar, tinha um monte de panelas prá lavar, e pratos e talheres… e não é que isso dá uma saudades danada ????

E o Pão Cheio ????

Pois é, como todo bom mineiro, sempre tem lingüiça em casa e queijo  que não pode faltar… e fico pensando… quem será que inventou esse pão cheio? Algum membro da família, porque ele rende bem e usa essas delícias mineiras, que, hoje, podem ter sobrado de um churrasco, no caso, a lingüiça mas e o queijo? O queijo é opcional, mas já disse: Mineiro que é mineiro coloca queijo em quase tudo que come e é o principal tira gosto e que não pode faltar em casa… pelo menos aqui tenho sempre o santo queijo, que amo de paixão !!!!

Dedico essa receita, em especial, prá minha irmã Gisele, que é uma cozinheira de mão cheia e nutricionista,  que também me ensinou muito nessa vida, que ainda me dá sempre uma baita força e que também em todo Natal faz esse Pão Cheio inesquecível !!!!

Queria contar mais um pouco, mas… borá prá receita de:

PÃO CHEIO MINEIRO

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo

60 gr de fermento biológico

1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de sal

1 concha de óleo

3 ovos

6 a 8 linguiças assadas ou fritas cortadas em rodelas

300 gr de queijo picado em cubos pequenos (prato ou muçarela ou meia cura) Opcional

1 gema para pincelar a massa

Modo de fazer:

Junte o leite, a água e o sal numa vasilha para aquecer até ficar quente.

Numa vasilha grande, colocar o fermento e junte essa mistura quente para derreter o fermento.

Adicionar 2 xícaras de farinha de trigo à mistura e deixe crescer num local quente, até dobrar de volume. (nesse dia, deixei o forno ligado, porque estava muito frio, e cobri com um pano e deixei em cima do fogão).

Nessa “esponja”,  adicione o óleo, os ovos , misture bem com a ponta dos dedos e depois aos poucos coloque a farinha, até a massa quase desgrudar das mãos.

A massa ainda vai crescer. Ligue o forno, agora para assar !

Montagem:

Numa forma com furo (usei 2 pequenas) unte com óleo e molde uma camada de massa (+ou- fina porque ainda cresce) , depois lingüiça e queijo, depois a massa lingüiça e queijo e por último mais uma de massa.

Espere crescer mais um pouco, por mais uns 30 minutos.

Pincele com uma gema.

Deixe assando por uns 40 minutos numa temperatura de 200 graus.

Como disse, prá mim rendeu 2 formas com furo, pequenas, mas ficou muito alto. Deve render mais, geralmente uma grande e uma pequena .

Bom apetit, mon cherr !!!!!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

4 Comentários

  1. Beto Francine disse:

    Querida Bell,
    Adorei saber que vc esta por aqui, fazendo algo que vc sabe fazer bem… cozinhar! Parabéns e beijão. Farei a receita quando tiver sobras de churrasco…rsrsr dai te conto.

  2. Gisele disse:

    Oi Bell !!!
    Parabéns pelo Pão Cheio ! Ficou lindo !!!!! E com certeza muito saboroso !! Deu tanta vontade de comer que até fiz uma receita “fora de época” já que sempre faço no Natal pra presentear e saborear com a família !!!!!
    Beijos e vamos comer !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: