Pancetta

Alface Fondue
21 de dezembro de 2009
Rabanadas
23 de dezembro de 2009
Mostrar todos

O Toucinho Italiano.

Hoje no Oba, um dos mais gostosos embutidos italianos.

Pancetta é um embutido feito originalmente na Itália com o toucinho do porco. É apenas curado em sal e especiarias e não defumado (diferente do bacon). Normalmente é comercializado enrolado em torno de si mesmo, formando um grosso salame.

O tempero muda de região para região, mas alho, noz-moscada, pimenta e funcho são comuns em sua preparação. A barriga do porco, depois de curada no sal e nas especiarias, é seca por três meses para depois ser comercializada.

É muito utilizada para incrementar pratos e molhos, mas pode ser servida só, apenas frita, como um antipasto. A pancetta possui um sabor delicado, apesar da grande quantidade de  sabores embutidos nela.

Gosto de utilizá-la em receitas com massas, quando o molho pede bacon. Carbonara é um bom exemplo. A massa fica com um sabor incrível. Também fica muito bom em omeletes.

Esta receita que passo aqui é de uma simplicidade extrema e demonstra bem o que uma fatia de pancetta confere a um prato. Neste caso, uma entrada. Aspargos e pancetta.

Você vai precisar de 2 fatias de pancetta e três aspargos frescos (para uma porção).

Dobre os talos dos aspargos suavemente. Deixe quebrar naturalmente e descarte a parte de baixo. Aqueça água com sal em uma panela até ferver. Coloque os aspargos e deixe por 2 minutos. Retire e ponha em água gelada. Deixe esfriar e seque.

Junte 3 aspargos e enrole com as 2 fatias de pancetta. Aqueça uma frigideira; coloque um fio de azeite e grelhe os aspargos até a pancetta ficar dourada. Sirva como entrada. Se preferir, acompanhe com maionese verde.

No Brasil, algumas marcas começaram a produzir pancetta. Vale a pena experimentar.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Delicioso com toda certeza!
    Passando pra deixar-te um abraço de Natal e votos de um novo ano repleto de sucesso, saúde, paz e alegrias!

  2. Carol disse:

    Hum, isso deve estar uma delicia! Lindas fotos também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: