Pamonha – Patrimônio Brasileiro

Chocolate Quente Perfeito
10 de outubro de 2013
Risoto de Aspargos e Tomatinhos Cereja – Sarah Abreu
14 de outubro de 2013
Mostrar todos

Pamonha é um doce brasileiro, de origem indígena (ou africana, conforme alguns historiadores), comum nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. É um daqueles casos típicos de comidas “ame-a ou deixe-a”. Há quem suspire  e há quem não consegue nem ouvir falar o nome.

Pamonha

O milho verde é ralado e, à massa resultante, são misturados leite (ou leite de coco), sal (ou açúcar), manteiga, canela e erva-doce. Esta massa é colocada em tubos feitos com a própria casca do milho (ou com folha de bananeira), atados nas extremidades. As pamonhas são submetidas a cozimento até que sua massa alcance uma consistência firme e macia.

O nome “pamonha” vem da palavra tupi  pa’muñã , que significa “pegajoso”.

A maneira de preparo é sempre a mesma. O milho é ralado grosso e misturado à manteiga, erva-doce, açúcar e canela. Pode ser temperado com leite de coco. Depois é cozido até atingir uma consistência pastosa e envolto na palha do milho ou em folha de bananeira.

A cidade brasileira de Piracicaba se tornou famosa por sua grande produção de pamonhas nos anos 1960 e 1970, quando a família Rodrigues fabricava mais de 5 000 pamonhas diariamente para serem distribuídas por todo o estado de São Paulo. Tornaram-se nacionalmente conhecidas as chamadas dos alto-falantes dos vendedores: “Pamonhas, pamonhas fresquinhas, pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho! Venham experimentar estas delícias… Pamonhas, pamonhas, pamonhas…”.

Pamonha 1

Hoje encontramos receitas variadas de pamonhas, desde a tradicional até salgadas. Tudo uma questão de gosto. Como já ouvi com músicas: “o mundo se divide em dois tipos de pessoas: os que amam e os que odeiam pamonhas”!

Fonte: Wikipedia e Pequeno Dicionário Gastronômico (Maria Lucia Gomensoro)

* A Pamonha que ilustra o OBA de hoje é da banca “Delícias do Milho”. Você encontra na “Feira Especial de Primavera”. 

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: