Ovos em Cocotte

Ovo Frito
6 de janeiro de 2009
Moqueca Capixaba
8 de janeiro de 2009
Mostrar todos

Ovos em Cocotte com Tomate e Tomilho

Continuando com os Ovos, hoje vou apresentar uma das maneiras de preparo que considero uma das melhores! Simples e refinada! Ovos cozidos em Ramequins com um “recheio” que atiça a imaginação de qualquer Gourmet, tantas possibilidades que se pode imaginar. A receita de hoje será com Tomate e Tomilho. Perfeita para uma entrada ou simplesmente para ser servida em um Brunch! Para 2 porções, você precisará de: 2 Ovos; 15 ml de Azeite de Oliva; 1 Tomate Concassè (sem pele, sem semente, cortado em cubinhos); 1 colher rasa de sopa de Tomilho; Sal e Pimenta do Reino moída na hora. Também de 2 Ramequins pequenos e 1 forma (para o Banho-Maria).

dsc00976

Tempere o Tomate com o Sal, a Pimenta, o Azeite e o Tomilho. Unte os 2 Ramequins com Manteiga e divida o “recheio” cobrindo o fundo de cada um. Quebre os Ovos e deposite um em cada Ramequim.

dsc009782

Pré aqueça o forno em 180 Graus. Cubra os Ramequins com papel alumínio. Coloque-os na forma e preencha com água até a metade dos Ramequins.

dsc009802

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. As claras devem ficar cozidas e as gemas ligeiramente cruas. Após o término, sirva imediatamente!

dsc009811

E aí está a que eu considero uma das melhores maneiras de servir Ovos! Procurem criar novos “recheios”! Usem Cogumelos, Anchovas, Presunto cru…enfim, o que sua imaginação e bom gosto permitirem! E ainda voltamos aos Ovos! Com certeza um dos ingredientes mais versáteis da Gastronomia!!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.