Ovos em Cocotte

Três receitas.

Três sugestões de Ovos em Cocotte.

Ovos em cocotte são quase ovos pochês. São apresentados em pequenos ramequins refratários, do tamanho exato para caber um ovo.

Existem duas formas de preparo: no forno ou no fogão. A segunda é mais simples. Depois de mergulhar suas cocottes em uma frigideira pesada com água (como para banho-maria), coloca um pedacinho de manteiga dentro de cada uma. Depois da água ter fervido e a manteiga derretido, você desliza um ovo para cada cocotte, tampa a panela e cozinha por 3-4 minutos.

Os ovos devem ficar com as gemas bem moles e a clara firme.

O Oba apresenta três sugestões de preparo para estes deliciosos ovos. Ideais para servir como uma entrada, simples e refinada ao mesmo tempo.

Les Oeufs en cocote à la crème

Siga o procedimento de preparo acima. Quando os ovos estiverem começando a solidificar, despeje uma colher (sopa) de creme de leite fresco espesso. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. tampe a penela e termine o cozimento.

Les oeufs en cocotte au jus

Caso você possua um molho de uma assado (pode ser de aves ou bovino), proceda como acima e despeje um pouco do jus (molho de assado) no ovo. Tome cuidado para não cobrir as gemas.

Oeufs en cocotte  Pascal

Prepare um molho com salsinha picada, ciboulette picada. Deve dar para 3 colheres (sopa). Misture 2 colheres (chá) de mostarda de Dijon. Tempere com  sal e pimenta-do-reino moída na hora. Acrescente 4 colheres (sopa) de creme de leite fresco.

Aqueça este molho e despeje por cima dos ovos já cozidos.

Esta receita dá para 4 ovos.

Fonte: Cozinha Regional Francesa    Elizabeth David      Companhia das Letras

Sirva como entrada ou em um brunch.

Com certeza, uma das melhores maneiras de saborear ovos.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Orlando, que prato mais meigo. Achei bem francês…Inspirador. Beijos

  2. Bárbaro, vou brincar de fazer cocottes agora mesmo, me fez lembrar de uma (e eu nem sabia que tinha esse o nome), ha anos atrás que a Jacque preparou para um evento e foi amor a primeira vista, receita de familia que ela conhecia desde criança, e agora com essas variações!!!!!!!
    Gostei mto do site, sucesso
    Ademar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu