Omelete Lavoisier!

“Na natureza nada se cria, nada se perde…tudo se transforma”! Esta frase de Lavoisier se aplica muito bem à Gastronomia! Quando você não sabe o que fazer com restos de alimentos (os bons, claro), uma boa idéia é usá-los para o recheio de uma boa Omelete!

dsc01691

No meu caso, tinha fatias de Queijo Provolone e Pastrami em casa. Então, resolvi me render a Omelete! As Omeletes podem ser enroladas, abertas ou dobradas sobre elas mesmas (como foi o caso). O melhor conselho para se fazer uma boa Omelete é praticar…o jeitinho só vem com a experiência. Algumas dicas importantes:

* Quando a Omelete for recheada, limite em 3 unidades de Ovos para duas pessoas, se não utilize 2 por pessoa;

* Se o número de Ovos ultrapassar 8, faça em etapas;

* Bater os Ovos ligeiramente com um garfo, apenas misturando as claras com as gemas, sem deixar que as claras percam sua viscosidade.

No caso desta Omelete, utilizei 3 ovos, 3 fatias de Pastrami e 2 de Queijo Provolone. Misturei o recheio com os ovos, temperei suavemente com Sal e Pimenta na altura e bati ligeiramente. Após aquecer uma colher (sobremesa) de Manteiga na frigideira, até pegar uma coloração castanho claro, despejei os Ovos. Deixei alguns segundos, levantando as bordas de vez em quando, para escorrer um pouco do recheio líquido para baixo. Lembre-se porém, que o interior da Omelete deve ser cremoso! Então, no meio do cozimento, com o auxílio de uma espátula, dobrei a Omelete sobre si mesma  e deixei mais um tempinho, só para pegar a cor que eu desejava. Após isto, escorri a Omelete para um prato e “me servi”  imediatamente!

dsc016921

 

dsc01693

Então, quando tiverem uma sobrinha utilizável de coisas que pode servir como recheio, façam uma boa Omelete! É reconfortante para aquela fome sem aviso! Amanhã, Paella!!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 6 comentários

  1. Sérgio TG Carvalho

    Estava eu em hotel de Fortaleza, apreciei uma omelete, que foi preparada sem quebrar ovos.
    O preparo da omelete estava em uma caixa que (lamentavelemente esqueci de pegar o nome). Segundo a pessoa é um preparo que evita correr risco de alguns problemas que os ovos in natura oferecem. Por um acaso vocês não sabem que preparo é esse??????
    Aguardo retorno. Grato. Abs. Sérgio TG Carvalho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.