Uma das figuras mais importantes em restaurantes é a do Maitre. É ele que tem a incumbência de te fazer feliz, assim como o de te aguentar infeliz. Ser amigo do Maitre é meio caminho para um atendimento perfeito. Podem apostar.
Maître é uma palavra de origem francesa que originalmente significa “chefe”. Em português é o nome dado ao responsável por agendar os clientes em restaurantes, coordenar quem vai servir qual mesa – garantindo máxima eficiência no atendimento – e lidar com as reclamações dos clientes.
O maître d’ (abreviação para maître d’hôtel, literalmente ‘o mestre do hotel’), ou simplesmente maitre, é a pessoa encarregada de destinar clientes às mesas, no estabelecimento, seja restaurante, hotel ou navio e dividir a área de jantar em áreas da responsabilidade dos servidores a serviço, as denominadas “praças”.
Ele ou ela também podem ser a pessoa que recebe e registra as reservas para o jantar, bem como tratam de qualquer reclamação de clientes. É também o seu dever de assegurar que todos os servidores estão concluindo as suas tarefas de uma maneira eficiente.
O Maitre é o “para-raios” de qualquer restaurante. Além de estar antenado em tudo o que ocorre no salão, tem de estar ligado no timing da cozinha, ser um aliado dos cozinheiros. Ele é o cara que será sincero em explicar o porque da comida estar demorando. Se deixar transparecer insegurança, não é Maitre.
Houve uma época do Jazz em que o clarinete fazia a ligação entre o trumpete e o trombone. Sendo um instrumento com um alcance de notas (grave para o agudo) muito extenso, ele era a ponte entre os dois instrumentos, fazendo todo o floreio para a música ficar mais coesa. Em uma relação nada ortodoxa, o clarinete era o Maitre das antigas bandas de Jazz.
Ser conhecido peço nome por um Maitre é uma honra para poucos. Ter o privilégio de ouvir o que está melhor na casa no dia escolhido é quase como ganhar na loteria.
Conheço muitos Maitres. Alguns bons, outros nem tantos e alguns fantásticos. Posso dizer, sem medo de errar, que o que mais admiro é o Valdir Guimarães de Almeida, Maitre de meu restaurante italiano preferido aqui de Curitiba, a Cantina Famiglia Fadanelli.
Uma pessoa de uma simpatia e competência extremas, dignas do restaurante que trabalha. Ser amigo do Valdir é ter a certeza de um atendimento de primeira, com as melhores dicas e sem medo de errar.
Pode não parecer, mas um bom Maitre é a alma de um restaurante.
Fonte (em itálico): Wikipedia