Nutrição – É tudo uma questão de equilíbrio!

E para beber?
22 de outubro de 2008
Tempos de Cura
24 de outubro de 2008
Mostrar todos


VITAMINAS

Há quem pense que Vitaminas são apenas frutas batidas com leite… Não está de todo errado, afinal as frutas são as maiores fontes destes elementos.
As Vitaminas são substancias essenciais ao bom funcionamento do organismo e, quase não são sintetizadas pelo mesmo, ou seja, são obtidas principalmente através da alimentação.
Com o passar dos anos, as investigações, observações e descobertas mostraram que havia a necessidade de se consumir estes elementos em pequena quantidade, mas que sua falta provocaria doenças específicas.
As Vitaminas podem ser classificadas por sua solubilidade como HidrossolúveisLipossolúveis, sendo que estas últimas podem ser armazenadas pelo organismo e são dependentes de gordura, para sua absorção.
A falta de Vitaminas pode ter várias causas. Por exemplo: a redução de ingestão; diminuição da absorção; alterações do Metabolismo; aumento da necessidade; e por aí em diante…
Mas, afinal, onde elas estão?
Alguns alimentos podem ter várias delas. Por exemplo, Fígado é rico em Vitaminas Lipossolúveis como A, D e K, mas também possui outras vitaminas, como aquelas que formam o Complexo B (Hidrossolúveis).
Já as frutas e vegetais são mais ricos em Vitaminas Hidrossolúveis, como Vitamina C mas, também em Vitamina E (Hidrossolúvel).
Resumindo, uma alimentação variada e equilibrada vai nos fornecer os Nutrientes que precisamos para um bom funcionamento de nosso organismo, exceto é claro, em situações específicas.
Então, vamos lá! Comendo nossa saladinha diária e 2 ou 3 frutas por dia já estamos contribuindo para evitarmos várias doenças. Claro que devemos variar o cardápio. E, convenhamos, é muito gostoso!! 
Obrigado e até mais!
                                              Maria Alice Maciel – Nutricionista
Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

0 Comentários

  1. Juliana Feliciano disse:

    Oi Orlando!!!
    Obrigada pela visita!
    Cá estou visitando seu blog!! Mto bom, hein!!! Qta informação bacana!
    Passarei mais vzs por aqui!
    Até!
    Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: