Migalhas deliciosas
Hoje no Oba, um dos pratos mais emblemáticos da culinária espanhola.
Nenhuma receita representa melhor a cozinha do povo humilde espanhol que as Migas. Tendo como base pão amanhecido, bacon e alho, é um dos pratos mais populares da Espanha.
Outros dois símbolos da culinária mais simples – sardinha e arenque – costumam aparecer acompanhando este prato tão simples e gostoso.
Tudo é permitido para fazer autênticas Migas: carne, hortaliças, peixes defumados, ovos (como a apresentada aqui) e frutas. Tudo dependerá de sua criatividade.
Migas são servidas no café da manhã, sem nenhum outro acompanhamento. Quando outros ingredientes aparecem na receita, são servidas em outras refeições.
INGREDIENTES (6 pessoas)
1 pão italiano adormecido, com cerca de 500 g
6 fatias de bacon em cubos de 2 cm
1 cabeça de alho picado sem a casca e em dentes inteiros com a casca
2 pimentões vermelhos em cubos pequenos
Um punhado de salsinha picada
1/2 copo de azeite de oliva extravirgem
Sal
PREPARO
Corte o pão em migalhas e cubra com um pano umedecido.
Em uma frigideira larga e funda, salteie o bacon (em fogo baixo) até dourar. Retire e reserve. Frite o alho e o pimentão, também até dourar. Retire e reserve.
Refogue o pão na mesma frigideira, mexendo sempre, até ficarem levemente crocantes e dourados.
Adicione o alho, o pimentão, o bacon e a salsinha. Tempere com sal. Mexa muito bem e sirva acompanhado de um ovo frito, salpicado com páprica picante.
Fica a sugestão do Oba. Quem sabe comer ouvindo Paco de Lucia.
Orlando,
E eu, que achava que as migas eram portuguesas!
É um prato interessante e econômico, já que aproveita o pão dormido. Mas também deve ser delicioso, haja visto os ingredientes e forma de fazê-lo. A foto ficou muito apetitosa.
Beijão e ótimo fim de semana!
SOU FILHA DE ESPANHOIS AS MIGAS TEM SABOR DE MINHA INFANCIA E MOCIDADE. PARABENS ADOREI ABÇS
Achei interessante o assunto sobre a miga pois, ainda ontem, estava eu e minha mãe pensando em uma comida rápida e gostosa e ela como filha de Espanhol, perguntou se tinha pão velho. Daí o prato : bacon, pão, azeite, alho e depois de pronto, com muito feijão!!!!!
Que lembrança boa!!! Pra mim, miga tem gosto de infância, que a minha bisavó, filha de espanhóis fazia pra mim. Mas ela “esmigaiava” o pão sob a torneira. Como era delicioso!!