Melão de São Caetano

Marianna Leporace & Marcus Lima
23 de junho de 2009
Tomatinhos Cocktail recheados
24 de junho de 2009
Mostrar todos

Momordica – Melão de São Caetano!

dsc026531

Mais uma ida ao Mercado Municipal de Curitiba, mais uma fruta exótica! Este “pepino com espinhos”, o Melão de São Caetano!

Para buscar informações e repassar aqui no Oba, recorri à Wikipedia, a enciclopédia livre da WEB.

Momordica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómica

Momordica

Momordica charantia
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Género: Momordica
Espécies

Momordica é um género botânico pertencente à família Cucurbitaceae; muito conhecido como “melãozinho”.

O Melãozinho é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorróidas.

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigaurinigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.

Seu nome Melão-de-são-caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano.

dsc02655

Confesso que experimentei e não achei nada de extraordinário. Também me informei sobre formas de preparo. Os japoneses o usam em refogados (com carne de porco), saladas e até chips!

Não me animei muito a testar algum uso culinário, mas estou pensando em algo diferente para postar aqui no Oba! Por enquanto, fica mais como curiosidade…eu achei muito bonito, mas muita gente discordou…e você, o que acha?

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

63 Comentários

  1. Lara disse:

    achei lindo mas nao saberia como comer….

  2. Mah disse:

    Experimente cru temperado com shoyu, missô (pasta de soja) e limão … fica divino … *.*

  3. Ira disse:

    Antes de consumir esta fruta ou fazer chá a pessoa deve tomar muito cuidado.Esta planta é toxica.
    Me receitaram chá, tomei, fiquei intoxicada. demorei mais de uma semana para me recuperar. Foi a sensação mais horrível
    que passei na minha vida. Sou alérgica, talvés por isso tudo aconteceu.

  4. arlete disse:

    Ele é amargo, talves ate mais que o jilo, eu ADORO refogado sem sementes com tirinhas de carne ou ate mesmo com alho e cebola.

    • Teru disse:

      Eu faço assim: tiro as sementes , corto em rodelas com espessura de meio cm, refogo o alho e junto o melão e o missô (pasta de soja fermentada), cozinho al dente com pouca água e sirvo com arroz branco. Amooo mais que jiló.

  5. Carlos disse:

    Eu conheço está fruta qquando criança era muito comum em cercas, era algo curioso, hoje recebi semente de uma fruta que usa este nome e consegui tirar mudas, estou curioso para plantar vamos ver o que da, lembrando que a semente da que tenho hj é bem diferente da que eu conhecia, mas usa mesmo nome. Abraços curiosos

  6. carioca disse:

    queria sabe como fazer o chá dela porque ela e toxica como que eu posso fazer o chá dela sem fazer um mau para a minha pessoa!

  7. tião do cohapar disse:

    eu pessoalmente adóro o melão de são caetano . é muito gostosa isso pra quem gosta de comida amarga pois éle amarga bem mais que jiló eu gosto de faser afogadinho é uma delicia.só que aqui onde eu moro e dificil encontrar.

    • Wesley Fernando disse:

      Manda um oi no meu Whatsapp que lhe envio semensementes dele para plantar
      (062)9 9318-40-70
      Wesley Fernando
      Grato pela atenção

  8. claudia disse:

    comi gostei mas estou preocupada porque ela e toxica como assim em quantidade grande ou em porçooes pequenas mas gostei

  9. lutero pereira disse:

    trata-se de um santo remédio para diversas doenças, mas eu o uso para digestão, depois de frituras, feijoada, etc. Esvasia rapidamente o estômago tirando aquela sensação de peso após comidas fortes, principalmente goedurosas. Encho um frasco de boca larga, soco bem e coloco alcool de cereais. Bastam cinco gotas em 1/4 de copo dàgua.

  10. lutero pereira disse:

    No meu comentário acima me esqueci de dizer que essa receita se faz com as folhas juntamente com as ramas

    trata-se de um santo remédio para diversas doenças, mas eu o uso para digestão, depois de frituras, feijoada, etc. Esvasia rapidamente o estômago tirando aquela sensação de peso após comidas fortes, principalmente goedurosas. Encho um frasco de boca larga, soco bem e coloco alcool de cereais. Bastam cinco gotas em 1/4 de copo dàgua.

  11. David disse:

    Gostaria de saber, se este melao, teria efeito cicatrizante no caso de esofagite, refluxo , ulcera ainda no comeco… Se alguem puder me ajudar.

  12. pelo elevado consumo deste legume pelos japoneses da província de Okinawa, se dá a fama deles pela sua impressionante longevidade…

  13. elaine pereira paixão dos santos disse:

    como fazer o cha das folhas para fazer descer a menstruação

  14. maria disse:

    olá tenho esse melao no meu quintal e fiz a milanesa e uma deliciaaaaaaaa

  15. Tânia disse:

    Gostaria de saber aonde acho essa fruta ou folhas?

  16. karine disse:

    ola,sou de curitiba e gostaria muito de esperimentar esse melao.

  17. Manoel Moura disse:

    Olá pessoal, eu sou um consumidor do melão de são caitano, tenho até plantação dele, só que eu o conheço por são caetano. Acho o cuzido dele muito saboroso e fácil de preparar. É só abri-lo em fatias, retirar o miolo com as sementes e pica-lo em pedacinhos, lavar e escorrer a agua. Agora é só refogar até ficar cozido. Tempero a gosto. pode misturar com abobara ou carne e bom apetite.

  18. cristiane valeria disse:

    Tenho uma frutaria e verduraria no centro de Curitiba, e agora conheci esse fruto. Ele faz muito sucesso mesmo entre os orientais. Provei uma sopa com esse melao que os chineses fazem è uma delicia.Os japoneses ja preferem o refogado com carne tambem maravilhoso, ele fica com um gosto amargo mas ao mesmo tempo suave . Parece mesmo um prato exotico .

  19. Marilda Viana disse:

    Olá!

    Conheço este legume/ fruta desde criança, quando comia a poupa vermelha ao redor das semetes.
    Já adulta voltei a encontra-lo como “aginogo”, indicado por uma senhora niponica, cuja disposição privilegiada atribui ao consumo diário do legume.
    Preparo fácil: Corte as extremidades, parta ao meio no sentido horizontal, fatie, salgue e espalhe sobre uma peneira por alguns minutos. Lave, acrescente cebola e um pouco de oléo, antes de refogar.
    Bom apetite.

    Marilda

  20. Waldecy Alves Feitosa disse:

    Quando criança morava em Santa Rosa de Lima,sertão da Bahia lá era muito comum, as cercas ficavam cheias de frutinho linda com aparência de estrela as crianças e os pássaros adoravam, mais na gastronomia ou fim terapêuticos nunca ouvi falar que alguém as usassem.

  21. Waldecy Alves Feitosa disse:

    Obrigada Marilda, estava procurando uma receita com esse melão, adoro provar frutas e legumes diferentes, já que sou vegetariana heheheh.

  22. sthefani tombini disse:

    Estou pesquisando o melão de saõ caetano e gostria de saber onde posso encontrar o fruto fresco na região de Bauru SP.
    Obrigada

  23. Fillip disse:

    Esse legume também é conhecido como Goya, Tem propriedades antioxidantes, é consumido diáriamente pelos moradores sentenários de okinawa, Conhecidencia ou não, é o lugar Com um dos maiores índices de Longevidade no mundo.

  24. Ana Castro disse:

    EU GOSTO MUITO , O CULTIVO É UMA VEZ POR ANO EU SEMPRE PLANTO E FAÇO UMA PARREIRA PARA A COLHEITA.

    • FERNANDA disse:

      MEU ESPOSO GOSTA DEMAIS DE SAO CAETANO. APRENDI A FAZER E A GOSTAR TAMBEM , É MUITO AMARGO MESMO . CONFESSO , NO COMECO FIQUEI COM MEDO DE COMER E MORRER , MAS NAO MATA NAO PODE FICAR TRANQUILO . GOSTEI TANTO QUE PLANTEI LA EM CASA , COMO É RAPIDO A COLHEITA . MUITO BOM

      • FERNANDA disse:

        O SECREDO DE FICAR MUITO BOM É PICAR O SAO CAETANO EM PARTES PEQUENAS E FAZER COM ALHO , SAL E OLEO E NAO DEIXAR CONZINHAR , SOMENTE DAR UMA PASSADA NA PANELA COM ESSES INGREDIENTE, POIS ELE FICA CROCANTE , UMA DELICIA . NAO GOSTO DELE COZIDO , QUANTO MAIS COZIDO ,MAIS AMARGO ELE FICA.

  25. Ana Castro disse:

    EU GOSTO MUITO , O CULTIVO É UMA VEZ POR ANO EU SEMPRE PLANTO E FAÇO UMA PARREIRA PARA A COLHEITA.

  26. Quando fatiado fininho e Crú, temperado levemente como salada, sem óleo e sem azeite limpa o sangue e cura Hepatites. Agora ja vou avisando é 10 vezes mais amargo que Giló, mas o teu figado agradece. Tambem não se deve comer todos os dias e nem grandes quantidades, uma colher de sopa bem cheia ao lado do arroz com feijão, bife, etc. etc. e quando fizer o novo exame de sangue vai ver que ajudou muito mais rapido o tratamento conjunto c/ o Alopata e tchauuu hepatite.

  27. Quando fatiado fininho e Crú, temperado levemente como salada, sem óleo e sem azeite limpa o sangue e cura Hepatites. Agora ja vou avisando é 10 vezes mais amargo que Giló, mas o teu figado agradece. Tambem não se deve comer todos os dias e nem grandes quantidades, uma colher de sopa bem cheia ao lado do arroz com feijão, bife, etc. etc. e quando fizer o novo exame de sangue vai ver que ajudou muito mais rapido o tratamento conjunto c/ o Alopata e tchauuu hepatite.

  28. Gostei pouco. Minha esposa fez refogado com cebola e alho. Vou tentar preparar com carne de porco. Acho que vai ficar melhor.

  29. maria freitas martins disse:

    eu conheço d ois tipos um bem pequeno e um maior afinal uma fruta muito linda mas oq eu quero saber se agente come o pequeno ou o grande ? eu tenho uma parreira e ta produsindo e muito lindo mas comer ainda nao me arrisquei mas tenho vontade alguem pode me explicar a diferencia de um e o outro ?

  30. José disse:

    O meão de são caetano, não deve ser consumido com as suas sementes, o consumo de suas sementes em excesso, pode sim causar intoxicação.

  31. Leandro Almmeida disse:

    Olá!
    Fiquei sabendo que este fruto é terapêutico no tratamento de câncer… alguém sabe dizer se há veracidade nisso?

  32. Idália de Souza Amador disse:

    Conheço muito esse melão e quando criança brincava com balancinhas pesando-o como se fosse carne de frango, a gente retirava as sementes que maduras são bem doces e o restante dizíamos que era a carne. Na verdade, ele é conhecido aqui na minha região como galinha de São caetano porque tem o biquinho e o rabinho, as sementes eram os ovos (coisas de criança). Conheço apenas uma pessoa que come, quero experimentar, mas detesto o cheiro dele quando verde. As ramas e folhas eram e são ainda usadas por aqui para lavar roupas encardidas. Estava pensando em fazer um refogado, mas li um comentário dizendo que provocou alergia na pessoa e eu sou alérgica.

  33. DALVA disse:

    Tenho este melão em casa. Ele produz mto e eu ainda não sei o que fazer com ele. A fruta é tão linda que dá pena até de cortá-la. As sementes costumo chupar a parte vermelha e doce, mas a polpa não sei como usar. A planta é rasteira e espalha-se com mta rapidez, tomando conta de cerca, varal, e até do telhado. Vou tentar o refogado, pois é extremamente amargo qdo crú. Qto ao seu valor medicinal não tenho nenhum conhecimento, mas gostaria de saber.

  34. Leandro disse:

    Alguém pode me ajudar eu quero a espécie que se usa na culinária asiática, mas aqui onde moro.só encontro uns bem pequeno que já nascem meio que maduros.. COMO FAÇO PRA CONSEGUIR O FRUTO LONGO QUE PARECE UM PEPINO?

    • Jose Carlos Rovani disse:

      olá Leandro! eu tenho o melão amargo gigante produzindo, aquele usado pelos chineses que chega aos 40 cm de comprimento, pode acreditar que é verdade! ainda não experimentei comer, pois plantei recentemente, mas já estão enormes com + ou – 20 cm, caso queira sementes temos que esperar madurar.

      • Marciléa Melo disse:

        Boa tarde, José Carlos como faço para conseguir sementes dessa espécie de melão amargo gigante? Pode responder por wats app? 73 991279859.
        Grata
        Marciléa Melo

  35. ola boa tarde, gostaria de encontrar as folhas do melão, aqui em sao paulo, alguem sabe informar onde encontrar?
    Grato

  36. milordes disse:

    Melão de São Caetano pequeno e muito bom refogando com alho, cebola e tomate, depois adicionar camarão fresco. Delicia

  37. De Gregori disse:

    Olá. Li vosso comentários. Adoro comer a parte vermelha.Mas, estou colocando um pedaço no suco de outras frutas. A primeira vez, acredito ter colocado demais. Se ele é mesmo tóxico, não seria comestível. Teria que pesquisar melhor. (mata qualquer tipo de vermes e é bom para quem tem intestino preso)

  38. Ronaldo disse:

    Olá Observando Muitos comentarios Não vi ou Não Atentei Sé tem como faze-lo em curtido em vinho branco ou alcoll de Arroz para Ser consumido como Extrato?
    Obrigado quem Possa!!! Responder

  39. Walter disse:

    Comprovadamente essa planta auxilia na cura de cancer, diabetes, aids, dengue, problemas respiratorios, as folhas e frutos macerados servem para problemas de pele e ulceracoes, um remedio maravilhoso, mas nao pode ser consumido por gravidas.
    INTERESSANTE – o suco das folhas batido no liquidificador e jogado em reservatorios de agua mata a larva do aedes egipt, pode ser usado como inseticida pulverizado, e as ramas espalhadas pela casa espantam o inseto.
    Funciona mesmo. Os desaparecem, parece magica.

  40. iara disse:

    Para fazer o refogado do melão de são caetano devo usar o fruto maduro ou verde…???

  41. Jose Carlos Rovani disse:

    Olá Leandro, eu tenho a espécie asiática gigante produzindo, caso queira sementes…

  42. Maria disse:

    O Melão é ótimo! Amarguinho sim, mas eu costumo deixar um pouco de molho na água com um pouco de sal e após uns 10 minutos, escorrer e refogar. Os japoneses utilizam bastante e foi através deles, felizmente, que fiquei conhecendo essa maravilha da natureza, lógico, não se deve abusar nunca de nada!! Comprei em Campinas – Mercado Central, trouxe até o Rio de Janeiro e após o consumo, só coloquei num vaso, sobre a terra…conclusão? já estou na terceira colheita em apenas 6 meses! Consumo os mesmos verdes ou amarelos, os meus ficam com uns 15 centímetros. Fica lindo e decorativo na varanda, as folhas são de um verde claro, e gostam de subir pela grade da varanda…Um show! Pena que não encontramos nas feiras daqui e nem nos supermercados do Rio…Logo, ele poderão ser extinto, infelizmente…

  43. adriana disse:

    Achei linnndo. o tom da casca é um amarelo muito bonito e a cor dos frutos é de um vermelho fantástico. Gostaria muito de utilizar em minhas preparações, só gostaria de saber com qual proteína ele harmoniza e como fazer com saladas, por isso busquei essa pesquisa com o senhor, chef!!!

    Grata ,

    Adriana

  44. cesar miranda disse:

    Melão de são caetamo realmente é bom pra limpar o intestino… me deu uma diarréia controlável…. aquela que se consegue segurar.. rsrs

  45. José Roberto Silva disse:

    Conheço apenas aquele pequeno que, normalmente, no interior seu pé é uma especie de cipó, e cresce nas cercas. Maduros, sua baga é pequena e amarela, e abrem com facilidade expondo seus grãos vermelhinhos… muito doce e saboroso!

  46. Wendell disse:

    Bom dia gente tenho interesse em adquirir as sementes do melão gigante como faço aqui aqui meu zap 71-9 91827058

  47. M. Fernandes disse:

    Wow! Estou imprecionada com esse post (1o comentario em 2009, quase 9 anos) sobre o Melao-de-Sao Caetano (Melaozinho como se chama no norte do Tocantins e provavelmente outros). Em Inglaterra ha uma grande populacao Asiatica (India, China, Japao, Philipinas,etc) o que os levaram a ter um comercio voltado para os seus costumes e habitos alimentares e tenho visto sempre esse legume em suas lojas ficava sempre curiosa porque achava muito parecido com o Melaozinho, mas ate onde sabia ele era so uma trepadeira daninha e que servia para alimentar os passaros e pouquissimo mais. Outro dia no meu trabalho uma colega me disse que iria comprar 10 kg de Karela para enviar para um familiar que tem diabetes tipo 2 em seu pais. Fui investigar e descobri que se tratava do Melaozinho. Para experimentar comprei 300g congelado e hoje preparei uma sopa de lentilhas vermelha, chorizo, o Melaozinho e condimentos ao meu gosto. Ja comi, esta amarga, mas divina, faz lembrar o gilo. Logo mais vou servir meu marido que tem diabetes tipo 2 para ver o resultado. Ja sei que mal nao vai fazer. Bom apetite a todos e criem suas proprias receitas!

  48. SABRINA SANTOS disse:

    Ola minha mae tem o melão só q fo pequeno e não sabemos como usar

  49. Daiane lauwres disse:

    Quando bem cozido e temperado,joga dois ovos cru por cima e deixe abafar tem nada mais gostoso doq isso !!!♡

  50. Maria disse:

    Aqui na Índia é conhecido como Karela. Já comi preparado refogado e frito com recheio. É uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.