Maxixe – um Pepino diferente!
Hoje no Oba, uma hortaliça não muito usual no sul do Brasil, mas largamente utilizada na culinária do norte e nosdeste brasileiro: o maxixe.
O maxixe é uma hortaliça tradicional no Nordeste, ainda pouco conhecida no Centro-Sul do país. É um fruto originário da África, introduzido no Brasil pelos escravos. O maxixe é uma Cucurbitacea, como as abóboras, pepino, melão e melancia. Os frutos são fonte de sais minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias.
Os frutos são ovalados, com casca espinhosa ou lisa, de cor verde clara. Escolha frutos firmes, com cor uniforme, com os espinhos inteiros. Evite frutos amarelados, que por serem mais velhos tornam-se fibrosos, com sabor ruim e sementes duras.
O maxixe possui a casca fina e delicada, por isso escolha os frutos com cuidado sem amassá-los ou ferí-los com a unha. Quando machucados, murcham mais rapidamente e escurecem nas áreas danificadas. O maxixe pode ser encontrado na forma minimamente processada, ou seja, já lavado, raspado e embalado.
Este produto deve estar exposto em gôndolas refrigeradas, pois sua durabilidade é menor do que a do maxixe inteiro. A maior oferta e os menores preços vão de novembro a maio.
O maxixe é consumido tradicionalmente na forma cozida ou refogada. Na maxixada, prato típico do Nordeste, é cozido juntamente com carnes, abóbora, quiabo e temperos. O maxixe cru pode ser usado na forma de salada em substituição ao pepino.
Para salada, prefira frutos mais verdes, que ainda não formaram sementes. Quando consumido na forma crua, os frutos devem ser lavados em água corrente e higienizados com uma mistura de 1 litro de água filtrada e 1 colher de sopa de água sanitária. Deixe os frutos de molho por 30 minutos e enxágüe em seguida em água filtrada.
Para consumo cozido ou cru, o maxixe deve ser previamente descascado, raspando o fruto com uma faca ou retirando uma casca bem fina, para evitar desperdícios.
Para ilustrar esta matéria, uma sugestão de preparo que fica muito bom: Farofa de Maxixe
INGREDIENTES (4 porções)
6 maxixes, raspados e cortados em cubinhos
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de margarina
2 ovos batidos
1 cebola pequena cortada em cubos
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
sal e pimenta à gosto
PREPARO
Aqueça o azeite e a margarina, acrescente a cebola, deixe dourar, junte o alho e frite. Acrescente o maxixe e refogue até ficar macio.
Tempere com sal e pimenta, junte os ovos e mexa bem. Em seguida, junte o cheiro verde e a farinha de mandioca e mexa bem.
Sugestão: pode ser enriquecido com outras hortaliças. Deve ficar maravilhoso com esta Farofa de Feijão Andu, do Cozinha é Poesia.
Fonte: Embrapa
Maxixe também é uma dança urbana, geralmente instrumental, originária do Rio de Janeiro, onde apareceu entre 1870 e 1880 como resultado da fusão da Habanera e da Polca e mais uma adaptação do ritmo sincopado africano.
Era caracterizada por requebros de quadris, voltas, quedas e parafusos. Foi substituída pelo Samba, na segunda década do século XX.
Fica a dica do Oba!
gostaria de ser informado se o maxixe passado no liquidificador com água serve para baixar a taxa de diabetes. grato.
gostaria de ser informado se o maxixe passado no liquidificador com água serve para baixar a taxa de diabetes. grato.
Aymar,
Consultei minha esposa, que é Nutricionista e também escreve no Oba sobre Nutrição.
Ela me falou que não existe nenhum trabalho científico, nenhuma comprovação científica sobre isto. No entanto, irá consultar mais.
Do meu lado, posso te afirmar apenas uma coisa: deve ficar muitoi ruim!
Obrigado e continue participando aqui no OBA!
Abraço!
A maxixada também é preparada sem adição de carnes.
Fica excelente assim:
Cortado em rodelas, não muito finas, refogado com sal, alho, cebola, colorau (clorifício à base de urucum ,eu acho)depois acrescenta tomate picado, pimentão e leite de côco (natural pelo amor de deus!). Deixa cozinhar de modo que fiquem firmes. por último acrescenta cheiro verde (cebolinha e coentro). O coentro pode ser substituído por salsa, se preferirem.
maxixe eh bom pra quer?
Nossa Senhora.A melhor coisa do mundo é maxixe com carne de sol,coentro e pimenta malagueta.adoro muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo…
E Para “pinguços”…
Maxixe cozido é ótimo “tira-gosto” para cachaça. E mais: tem propriedades anti-ressaca!
Provem, abusem e caiam bêbados que nem gambá! Taí a receita grátis, provada e aprovada.
maxixe um q delicia……….
maxixada : maxixe com camarão ao leite de côco(natural) é uma delícia…………obs:camarões pqns. e maxixe cortado em rodelas.
gostaria de saber se o suco do maxixe emagrece verdade ou mito pois estou emagrecendo
Não gostava de maxixe, mas descobri um maxixe feito com charque que é uma delícia.
Soube de uma pesquisa recente que está sendo feita com o Maxixe para o Glaucoma. Dizem que o maxixe deve ser batido no liquificador e colocado sobre os olhos para dimuninuirem
a pressão ocular. É verdade?
tenho pra mim que faz muito bem pra saúde, gosto muito; tenho que comer 1 vez pelomenos pro semana
Minha mãe sempre fez maxixe com galinha ensopada, o que é muito gostoso e tem um aroma ímpar, mas na realidade eu nunca soube qual seria o benefício dele para nossa saúde. Agora, através de vcs, descobri que é rico em zinco,mineral indispensável para a boa manutenção de nosso organismo. Sheila.
Bato dois maxixe em um copo de água e tomo tres vez por semana e minha glisemia voltou ao normal.
O meu esposo me disse que sua mãe toma 2 maxixes cortados e batidos no liquidificador etoma deu certo.A glicemia abaixou.
tomei maxixe com limão e emagreci 5kg dentro de 15 dias,alem de minhas taxas de glicose terem baixado!
gastaria de sabe quais sao as vitaminas que o maxixe tem
O maxixe apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Magnésio, Zinco, Vitamina C, Complexo B e Beta- caroteno (provitamina A).
ótimas informações, sou diabetico e foi muito importante
conhecer os beneficios que o maxixe , traz para as pessoas
portadoras ou não de determinadas patologias !
valeu
obrigado
celso
instrutor Manaus AM.
1
Olá! adorei os comentários, pois na minha propriedade tenho uma plantação de maxixe e pretendo expandir o negócio.
Dica: Salada de maxixe
Descasque ou raspe o maxixe (de preferência os mais tenros) corte ao meio e tempere com limão, sal e pimenta do reino. É uma salada super leve (ao contrário do pepino) e deliciosa!
Gostaria de mais detalhes se o mesmo faz bem ao diabetico, pois a minha glicose e mais de 250
Como prepara o suco de maxixe com limão, é um pra um?, quantas vezes por dia?
preciso saber se vc perdeu peso…pois ja estou magra e gostaria de experimentar o maxixe e tenho receio de emagrecer mais.grata
Regina e Lazaro
Obrigado pela participação no OBA Gastronomia. Irei me informar e respondo as dúvidas de vocês.
Um abraço!
eu tinha uitas duvidassobre o maxixi por que não sabia ,se era uma planta ou uma outracoisa. mais atraves de vcs tirei a duvida muito obrigado.
fui informado que usando três maxixes e um copo d’água batendo no liquidificador e tomar em jejum faz reduzir a taxa de glicemia. Vou fazer e creio que serei curado.
Sempre é necessário essa troca de informações porque pra umas pessoas servem certas dietas outras não.
gostaria de saber se o maxixi batido com água e tomado em jejum serve para o colesterol e trigriseridios?
eu quero saber oque e mexixe hustre nao acho ….
]
gostaria de saber quantas vezes podemos comer o maxixi por semana á onde eu moro não é facil para compra
Posso informar como experiencias próprias ,que o MAXIXE, tem seu valor nutricional, na DIABETE, a minha era por volta de 22o a 250, após ingestão do mesmo no período da manhã em jejum, passou a 109 / até 102, hj tomos religiosamente todos os dias, e como de tudo , claro sem abusar, nada de controle bebidas e comidas,,,,,,OBS,,ao menos a mim,,,,AJUDOU
abs
Gostaria de saber se as folhas do maxixe da pra comer ensopada com carnes
Olá, Edson
Pode utilizas as folhas do maxixe sim. Um abraço!