Massa Rústica

Uma Canja com Sandra Calasans
9 de junho de 2011
Dia dos Namorados
11 de junho de 2011
Mostrar todos

Fettuccine caseiro.

Fazer massa em casa é quase uma terapia.

Dia destes, ganhei ovos caipiras de uma vizinha (vantagens de morar afastado do centro). A primeira idéia que me veio foi um macarrão feito em casa, da maneira mais rústica, cortado na faca, com a cor maravilhosa que as gemas destes ovos conferem.

O bom deste macarrão é a falta de preocupação com a precisão do corte. A idéia é bem esta: quanto mais rústico, mais honesto. Abrir a massa com um rolo de macarrão torna a tarefa ainda mais artesanal, remetendo-nos ao tempo das avós.

O macarrão caseiro feito com máquina possui uma apresentação melhor, com certeza. Este apresentado aqui fica devendo um pouco neste quesito, mas é assim mesmo que deve ser.

INGREDIENTES (6 porções)

3oo g de farinha de trigo

3 ovos (caipiras, de preferência)

1 pitada de sal

PREPARO

Em uma superfície plana ou tigela grande, faça um monte com a farinha e uma cova no centro. Ponha ali os ovos e o sal. Com um garfo, comece a bater os ovos, sempre incorporando um pouco de farinha.

Quando estiver quase tudo misturado, passe a usar as mãos. Mexa bem até obter uma massa homogênea. Passe para um superfície enfarinhada e continue a amassar, com movimentos leves, voltando à medida que dobra e aperta.

A massa deve ficar macia, seca ao toque. No caso de ficar grudenta, acrescente um pouquinho mais de farinha. Este processo dura uns 6 minutos, até obter uma massa com textura macia e elástica.

Depois de pronto, faça uma bola com a massa e embrulhe com papel filme. Deixe descansar por 30 minutos.

Depois disto, divida-a em quatro partes. Em superfície enfarinhada, achate um dos pedaços (deixando os outros cobertos) e comece a trabalhar com o rolo. Vá abrindo a massa, sempre do centro para as bordas e sempre enfarinhando levemente. Quando estiver com a espessura de 2,5 mm, enrole a folha de massa como rocambole e corte com uma faca na largura de 5 mm (para fettuccine, no caso).

Pendure as tiras em um cabo de vasoura (foto de abertura), para dar uma rápida secada. Repita o processo com o restante da massa. Caso não vá utilizar imediatamente, faça círculos frouxos com as tiras e deixe secar em cima de um pano.

Esta massa se conserva em frigorífico por até 48 horas (quando úmida). Se bem seca, conserva-se por meses, em recipiente fechado. O segredo está em deixar lentamente, sem pressa.

Lembre-se, não se preocupe com a precisão do corte. Esta é uma massa feita de maneira rústica. Com certeza ela fará sucesso entre seus convidados à mesa, acompanhada de um belo molho.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: