Manteigas Compostas

Antepastos
16 de Fevereiro de 2009
Manteiga Clarificada
18 de Fevereiro de 2009
Mostrar todos

Manteigas Compostas – Mostarda e Salsa!

De volta ao tema Manteigas Compostas, hoje passarei mais uma receita, esta perfeita para servir sobre grelhados quentes (para que derreta), como finalização de Risotos ou como molho para Macarrão (que é o que vai ilustrar este post)!

                                                               MANTEIGA COMPOSTA DE MOSTARDA E SALSA

Ingredientes

200 g de Manteiga sem sal em pommade

2 colheres (chá) de raspa de Limão

6 colheres (sopa) de Salsa picada

6 colheres (sopa) de Mostarda de Dijon

2 colheres (sopa) de Ciboulette picada

2 colheres (chá) de suco de Limão

Sal e Pimenta na altura

Preparo

Misture (com as mãos) todos os ingredientes, até formar uma pasta homogênea. Enrole em filme plástico, formando um tubo, e leve para gelar.

dsc01384

                                       FARFALLE COM MANTEIGA DE MOSTARDA E SALSA E CAMARÕES

Aproveitando que tinha a Manteiga pronta, um pacote de Macarrão Farfalle (gravatinha) italiano e Camarão em casa, fiz este prato, de preparo não tão complicado e que fica uma delícia. Você vai precisar, para uma porção, de 30 g de Macarrão Farfalle,  1 colher (sopa) generosa de Manteiga de Mostarda e Salsa e 7 Camarões médios limpos (sem tripa) e com o rabo.

Grelhe os Camarões em um pouco de Manteiga misturado com Azeite de Oliva Extravirgem e reserve em local aquecido. Cozinhe o Macarrão como de costume e escorra. Aqueça uma frigideira, coloque o Macarrão e deixe aquecer. Misture a Manteiga e mexa bem até agregar ao Macarrão. Monte o prato colocando os Camarões por cima da massa e enfeitando com Ciboulette. Para dar um sabor especial, polvilhe um pouquinho de Flor de Sal de Guérande*.

dsc01389

 

dsc01390

                                                                                                *FLEUR DE SEL

Delicada camada de cristais de sal que se forma à superfície da água do mar; onde aflora naturalmente, daí seu nome – o sal se encontra como “flor” flutuando na água. Dispensa a extração na salina e posterior refinamento. É muito valorizada, rara e bastante cara. Usada para finalização, um toque de Flor de Sal acrescenta textura e sabor especial a um prato simples, seja uma Batata assada ou uma fatia de Terrine de Foie Gras. De acordo com a região que é extraída, a Flor de Sal pode ter diferentes nomes e características. Os mais conhecidos são Sal de Guérande, da costa da Bretanha; Sal de Maldon, da costa do Reino Unido, muito puro, em flocos piramidais; Sal da Costa do Algarve;  Sal da Costa Oeste da Sícilia.

Fonte: 400g – Técnicas de Cozinha (Betty Kövesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli)

dsc01382

Provem esta receita! Fica maravilhosa! Amanhã mais um pouquinho de Manteigas. Desta vez com uma preparação básica de cozinha: o Ghee, ou Manteiga Clarificada, a mais pura que podemos obter!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

0 Comentários

  1. Rosana disse:

    Manteiga a maitre d’Hotel…nada mais q salsa, manteiga e suco de limão…manteiga de ervas fresca…tdo de bom por cima de uma bela carne vermelha retirada do forno…receitas simples mas que dão um baita charme nos pratos!!!!E claro de preferencia usando manteiga clarificada!!!!

  2. Kelly Brown disse:

    I really like your post. Does it copyright protected?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *