Linguine com Alcachofra, Tomate e Ricota.
Uma receita para longe.
Macarrão é um dos ingredientes mais versáteis que existem. Você pode criar milhares de variações com legumes, carnes, frutos do mar e o que vier à cabeça. Perfeito para quem mora sozinho ou receberá alguma visita de última hora.
Esta receita, iria chamar de Macarrão “o que que tem”, pois era exatamente esta a idéia. Abrir armários e geladeira, selecionar alguns produtos e preparar o macarrão.
Ao comentar com minha linda amiga Thai, de Jequié, na Bahia (cidade do calor eterno), ela gostou tanto, que resolvi dar o seu nome ao prato.
INGREDIENTES (4 pessoas)
1 pacote (500 g) de macarrão Linguine
1 vidro (300 g) de fundos de alcachofras em conserva no óleo, cortadas em lâminas
4 fatias de ricota, cortadas em cubinhos
1 lata de tomate italiano, cortado em tiras, sem sementes e com seu suco
1/2 cebola média bem picada
1 punhado de salsinha picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Pimenta-biquinho para guarnecer
PREPARO
Cozinhar o macarrão em água abundante, com um fio de azeite e sal, até ficar al dente. Escorrer, passar na água fria (para cessar o cozimento), misturar azeite de oliva extravirgem e reservar.
Aquecer uma frigideira grande e colocar o azeite. Juntar a cebola e deixar por 1 minuto. Adicionar a alcachofra e o tomate com o suco. Cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. Temperar com sal e pimenta. Apagar o fogo e incorporar a ricota e a salsinha. Misturar bem.
Ligar o fogo e deixar aquecer novamente. Assim que começar a fervilhar, colocar o macarrão. Misturar tudo muito bem, para todos os sabores se incorporarem.
Sirva imediatamente, guarnecido com a pimenta-biquinho.
A idéia que quis passar é exatamente esta. Procurar o que está à mão e inventar uma receita com macarrão. Tenha sempre no armário tomates italianos em lata (são sempre úteis) e vários tipos de macarrão.
Esta receita já possui nome, mas partiu desta proposta. Uma receita para alguém que está longe, mas que sempre está comigo. O Macarrão para Thai.
Eu jpa tive a sorte de comer seu macarrão… e aff, muito bom! Este então, deve estar delicioso!
Sorte da Thais de ganhar um mimo desse!
Pois é… sorte da Carol, que já teve a sorte de comer do seu macarrão!!!
Adoro esses mimos… 😉