Macarrão Florentino

Homus
11 de setembro de 2009
Guega Ristorante
13 de setembro de 2009
Mostrar todos

Macceroni Alla Fiorentina!

dsc036453

O Oba traz hoje um prato típico da região italiana de Toscana: Macarrão Florentino.

O nome Toscana mostra bem a idade desta região italiana. Ele vem de “etrusco”, nome do povo que viveu ali quase mil anos antes de Cristo.

Com esta herança de tantos séculos, a cultura e a cozinha da Toscana desenvolveram-se extraordinariamente. Grandes mestres das artes como Michelângelo, Giotto, Rafael e da Vinci nasceram e viveram ali. Muitas de suas obras enriquecem os museus de Florença.

A Toscana é uma das mais amplas regiões italianas, compreendendo dez províncias e a ilha de Elba. Sua paisagem é muito variada. É montanhosa nos Apeninos e plana no vale do Arno (rio que banha Florença). A parte montanhosa é adequada ao cultivo de oliveiras, enquanto frutas vegetais e gado se dão melhor na parte plana.

Como em tantas outras coisas, o segredo dos deliciosos pratos toscanos está na simplicidade. Um bife preparado na frigideira, tendo apenas uma fatia de limão como guarnição. No cardápio italiano, este prato é chamado de “bisteca”.

Outro exemplo, o “Fritto Misto” compõe-se de uma variedade de carnes e porções de vegetais. É sempre acompanhado no melhor estilo florentino, uma sobremesa de doces fritos, feita com frutas da estação.

“Tortino di Carciofi” (torta de alcachofra enriquecida com ovos) é outro prato muito apreciado e de preparo rápido e muito simples.

Para se fazer justiça à Toscana, a viagem culinária não pode parar em Florença. Lucca, Siena, Pisa (e sua famosa torre inclinada) e a costa toscana do Mediterrâneo oferecem também grande variedade de pratos de primeira qualidade.

O vinho mais conhecido da região é o célebre Chianti, sendo sua mais nobre variedade, o  Chianti clássico, em garrafas longas e cujo rótulo apresenta um frango dourado sobre um fundo igualmente dourado. O mais conhecido, entretanto, é o Chianti das garrafas redondas cobertas de palha.

Robusto e saboroso, é um vinho perfeito para pratos mais substanciosos.

Seguindo a simplicidade toscana, este macarrão é simples e rápido. Perfeito para um almoço de domingo com a família, acompanhando uma carne de caça (outra especialidade toscana), como um coelho por exemplo.

dsc03650

INGREDIENTES (2 pessoas bem servidas)

250 g de  macarrão Fusilli

1 copo e meio de leite

1 cebola com cravos e louro espetados

50 g de manteiga

1 colher e meia de farinha de trigo

50 g de queijo Parmiggianno

1 colher (chá) de noz-moscada

Sal e pimenta-do-reino à gosto

PREPARO

Limpe, lave e cozinhe o espinafre. Escorra, deixe esfriar e pique bem. Faça um molho Bechamel, como descrito AQUI. Acrescente o espinafre e um pouco de queijo e deixe ferver por alguns minutos, mexendo sempre.

Cozinhe o macarrão al dente. Escorra e junte ao molho. Sirva com queijo Parmiggiano polvilhado por cima.

dsc03648

Fica a sugestão do Oba! Não esqueça do Chianti…

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Carol disse:

    wow, muito bom post!
    Esse prato com um Chianti geladinho deve ser muito bom!

  2. Marly disse:

    Fiquei só imaginando o sabor desse macarrão tão rico em temperos (e ainda com molho Bechamel e Parmiggianno)!
    Você usou quanto de espinafre?