A linguiça Alles Gute!

Linguiça Blumenau é uma especialidade típica dos imigrantes alemães.

Estabelecidos em Santa Catarina, os alemães trouxeram esta delícia para as mesa brasileiras. Linguiça para passar no pão. Sim, não cortamos em rodelas. Vamos escavando o interior da linguiça para saborear.

Confesso que sou um fã fervoroso de Linguiça Blumenau. Temperada na medida exata e levemente defumada, esta linguiça faz sucesso em qualquer mesa de café.  Acompanhada de um bom queijo colonial, ela vira quase uma refeição, dependendo do tamanho do sanduíche.

Pendurada nos antigos armazéns, seu aroma pronunciado deixa  a atmosfera inteira com um jeitão de saudade, de interior, de vontade de comer. Linguiça Blumenau é irresistível.

Aqui em Curitiba, a Confeitaria Blumenau oferece um sanduíche maravilhoso: broa com linguiça Blumenau e manteiga. Nada mais…uma broa fresquíssima  fartamente recheada de linguiça e manteiga. Para acompanhar, um suco de uva em garrafa, que só vi lá. Esta antiga confeitaria ainda vai virar tema do OBA.

Para relembrar este tempo tão gostoso de Confeitaria Blumenau, fiz um sanduíche inspirado nos que eu comia lá. Broa, uma pasta de queijo Minas, linguiça Blumenau e mostarda Dijon e uma mistura de folhas por cima. Um sanduíche para comer de joelhos, simples e delicioso.

Quando encontrarem linguiça Blumenau, comprem. Depois me digam se não tenho razão. Para mim, uma das melhores linguiças que existem.

Para saber mais sobre esta delícia (incluindo a receita), clique AQUI.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 23 comentários

  1. Tânia

    Ô postagem mais tentadora! Amo linguiça Blumenau e venho com muitas prá Sampa toda vez que vou para o sul.
    Adorei saber do sanduiche e da dica da Confeitaria, que também não conhecia.
    Bjs
    (Ando sumida mas nunca sem visitar o Oba, viu?)

  2. GIRDLEY AZEVEDO

    Gostaria de saber como faço para comprar a linguiça de Blumenau.
    Qual o preço?
    Envia pelo correio?

  3. João Wolff

    Bom, fiquei muito feliz em ver esse post aqui.
    Eu sou de Blumenau e constantemente mando as linguiças pro Rio de Janeiro para uma padaria em niteroi.
    Se alguem quiser posso enviar pra outros lugares também é só entrar em contato por email.
    joaowolffbnu@gmail.com
    E lembrando que existe mais de uma variedade de linguiça, existe a da foto e a “shimia” que é uma que se desfaz mais facil para passar em pães caseiros sem desmanchar o mesmo.
    Abração!

    1. Paulo Cesar

      João Vc pode informar o nome da padaria em Niteroi por favor?

      1. olá Paulo,

        envie um email para o João que ele poderá te indicar melhor os locais onde encontrar em Niterói.

  4. Tarcisio Beraldo

    Só não foi completa a exposição da linguiça blumenau porque faltou a indicação do fabricante da linguiça da foto. Essa é a que eu costumava comprar em alguns lugares em São Paulo, Capital, mas ultimamente não encontro mais.
    Se for possível ajudar-me já deixo meu enorme agradecimento.
    Tarcisio Beraldo

  5. Marcelo Pinto

    Aos apreciadores distribuição em São Paulo de Linguiça Blumenau, fabricada em Santa Catarina, remessas frescas 2x por semana direto do frigorífico, super frescas e saborosas.
    Entrar em contato pelo Email – marcpol@terra.com.br
    Marcelo

    Em breve – http://www.linguicablumenau.com.br

  6. Marcelo Pinto

    Aos apreciadores,
    distribuição em São Paulo de Linguiça Blumenau, fabricada em Santa Catarina, remessas frescas 2x por semana direto do frigorífico, super frescas e saborosas.
    Entrar em contato pelo Email – marcpol@terra.com.br
    Marcelo

    Em breve – http://www.linguicablumenau.com.br

    1. Rogério

      Marcelo VC ainda envia para são Paulo. Qual o valor e prazos.

  7. leonardo

    gostaria de saber como comprar a linguiça de blumenau, moro em presidente prudente.

  8. martins

    Realmente em sampa ta difícil achar essa saborosa linguiça.Cuidado com as bancas do mercado municipal de são paulo, alguns vendedores dizem que é a legítima mas estao vendendo uma imitação muito inferior

  9. cleide de oliveira

    gostaria de saber honde eu posso encontra para compra pois e uma delicia trabalha com uma mulher ela era da alemanha e sempre tinha essa linguiça em casa pois o filho dela sempre comprava e ela fazia um pão caseiro muito bom.nossa quer delicia esse pçao com a linguiça comia de mais e quero compra essa linguiça pofavor mim folma honde eu posso encontra sempre olher em mercado de grande porte mais não encontrei.

  10. Marcelo Bruno Rodrigues

    Olá, Orlando. Tenho a adaptação duma receita francesa (Pato à moda de Toulouse) que inclui este ingrediente. Ainda não preparei mas sinto que parece deliciosa.

    1. Com certeza ficará muito bom, Marcelo. Fotografe e envie que publicamos no OBA Gastronomia. Um abraço!

  11. Hermes Balcon

    Sou cervejeiro da Haus Bier Rondonia, mas gosto da arte de embutidos, por gentileza , se possivel a receita passo a passo para fazer essa maravilha Blumenau Wurst.
    Obrigado pelas dicas.

  12. Renato

    Tem algum lugar no Rio de Janeiro que encontramos essa Linguiça? Como fazer ??

    1. Prezado Renato,
      Não sei te dizer se existe algum lugar aí no Rio que venda Linguiça Blumenau. É bem possível. O melhor seria você procurar na Internet algum frigorífico que te envie. Quanto ao modo de preparo, está anotado aqui para uma futura matéria no OBA.
      Obrigado e um abraço!

  13. Edson Grabski

    Olá gente, essa linguiça é mesmo espetacular. Descobri uma pequena empresa familiar que fabrica a linguiça blumenau e também o salame tipo CRACÓVIA no Paraná, simplesmente espetacular. Viajo quinzenalmente para lá e trago para amigos encomendas. Moro no Jabaquara em sp, caso alguém tenha interesse posso trazer. Contato pelo e-mail edson.grabski@gmail.com

  14. rosangela

    Algum lugar em Brasília DF que venda essa delícia?

  15. Sandro Rones

    Infelizmente a Confeitaria Blumenau não existe mais há alguns anos. A Dona Ilse, grande quituteira e proprietária aposentou-se para nossa tristeza, lá hoje existe um tipo de Pizzaria comum. Não podemos deixar de falar das tortas alemãs que comíamos lá, nenhum outro lugar igual em Curitiba. Bons tempos….e o strudel de maçã…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.