Ketchup

Pão Irlandês
9 de março de 2011
Manteiga de Gorgonzola e Alho Negro
11 de março de 2011
Mostrar todos

Suntuoso molho vermelho.

Ketchup é um dos maiores sucessos em molhos que o mundo já conheceu.

O vermelho sangue deste molho, seu sabor levemente adocicado e sua versatilidade encantam pessoas de todas as idades.

O Ketchup é um molho típico da culinária da  Inglaterra, onde o termo designa um molho que contenha um ingrediente cujo sabor predomina sobre os demais. A receita inglesa original leva suco de frutas  ou legumes cozidos com tomates, cogumelos, nozes, vinagre, pimentões, cebolas, açúcar e molho de soja.

Sua origem remonta à China, no século XVII. Os chineses preparavam um molho bastante condimentado e avinagrado de peixe, chamado Ke-tsiap. Foi trazido para Inglaterra por marinheiros.

No final do século XVIII, na Nova Inglaterra, EUA, comecou-se a acrescentar tomates à mistura, dando a forma que conhecemos hoje.

(Fonte de pesquisa: Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensaro)

HEINZ – O Rei dos Kethups

Conforme contavam seus vizinhos, o alemão Henry John Heinz já nasceu vendedor. Aos 12 anos de idade vendia para esses mesmos vizinhos a produção de vegetais e conservas que sua mãe preparava, com os produtos da horta do quintal da casa, especialmente o tal de “tomate macetado”.

Além disso, se dedicava ao cultivo de suas próprias sementes e a manutenção das plantações. Em 1869, ele, então com 25 anos, e Clarence Noble fundaram a empresa alimentícia Heinz & Noble na cidade de Pittsburgh, estado americano da Pensilvânia, para vender uma conserva de repolho preparadas pela mãe de Heinz, acondicionadas em potes de vidros transparentes que possibilitava constatar a excepcional e irresistível aparência do conteúdo, uma grande inovação na época, já que os outros produtores utilizavam vidros verdes.

Os produtos eram entregues em carroças nos estabelecimentos da cidade e arredores. Em 1870, eles já fabricavam mostarda. Pouco tempo depois novos produtos como picles, vinagres e molhos de aipo foram acrescentados ao portifólio da empresa. O picles fazia tanto sucesso que o fundador da empresa ganhou o apelido de “O Rei do Picles”.

Nos anos seguintes outros produtos foram lançados como os molhos de pimenta verde e vermelha, azeitonas e cebolas em conserva. Os picles cortados em tiras foram apresentados em forma de conserva na Chicago World’s Fair, em 1893 tornando-se um grande sucesso.

Nesta época outros produtos foram adicionados como a manteiga de maçã (apple butter), o molho de pimenta (pepper sauce) e a carne moída enlatada. Graças ao crescimento da empresa, que já contava com uma imensa fábrica na cidade de Allengheny, Henry John Heinz havia se tornado milionário e era uma das celebridades de seu país.

Do outro lado do Atlântico, os produtos HEINZ foram importados (ao Reino Unido) pela tradicional casa Fortnum e Mason. A primeira fábrica aberta na Inglaterra começou a operar em 1905. Logo depois a marca se instalou no Canadá, em 1908, na região de Leamingtom, Ontário, conhecida como a “Capital do tomate no Canadá”. Nesta época a empresa fabricava mais de 12 milhões de vidros de catchup, que era exportado para muitos países ao redor do mundo.

Apesar de possuir uma extensa linha de produtos, a HEINZ ficou conhecida pelo seu famoso catchup, tornando-se sinônimo do molho avermelhado. Em 2002, a empresa vendeu a marca Starkist e as divisões de comidas para bebês e ração animal para a Del Monte Foods, para focar-se nos segmentos de enlatados, molhos e comidas congeladas.

Também em 2002, depois de anos e frustradas tentativas, importando o catchup mais famoso do mundo, a empresa resolveu finalmente fincar bandeira no Brasil. Em mais de 130 anos de história a HEINZ literalmente conseguiu enfiar 25 tomates numa garrafa transparente e vender o produto como o melhor companheiro do americano, ao lado da Coca-Cola, do hambúrguer e das batatas fritas.

( Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com )

Ao fazer uma busca pela Internet, várias receitas de Ketchup caseiro são encontradas. Porém, atingir a suntuosidade que você encontra em um Heinz é uma tarefa quase impossível.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.