Quem não viu ainda aquele momento lindo que a massa cresce de tamanho, precisa passar por essa experiência: a linda transformação que a fermentação provoca nas massas. Quando é o caso dos pães então, é delicioso!
Tipos de fermentação
Para que a fermentação ocorra na massa, é preciso adicionar leveduras, que podem ser adicionadas através de diferentes tipos de fermentação:
- Fermentação químico;
- Fermentação biológico;
- Fermentação natural;
Fermento químico
Utilizado principalmente para bolachas e bolos, tem rápido crescimento e não deve ser utilizado em pães.
Fermento biológico
É um tipo de fermento muito utilizado na fabricação de pães, por conter leveduras e começar a liberar gases ao entrar em contato com água e farinha. É um tipo de fermento para pão.
Fermento natural
Você vai encontrar ele com diversos nomes: levain, massa mãe, massa madre, sourdough.
Como o nome diz, é um processo de fermentação natural, que irá gerar diferentes resultados de acordo com uma série de fatores, mas como resultado entrega pães mais saborosos, saudáveis e de fácil digestão.
Atualmente, a fermentação que está em maior evidência é a fermentação natural, seja pelas características que gera na massa ou pelo processo produtivo em si, é um tipo de fermentação do pão que gera resultados mais diferenciados que outros processos.
Massa Mãe
Para que a fermentação natural ocorra, tudo começa pela criação da massa mãe.
Atualmente a fermentação natural está em alta, pois há uma busca por processos menos industrializados e mais voltados para o uso de ingredientes naturais.
A massa mãe, também conhecida como massa madre, é criada a partir da união de trigo e água, que é deixado em repouso por determinado tempo para provocar a fermentação, que vai ocorrer naturalmente com as leveduras presente no trigo.
Para usar a massa mãe em um preparo, você deve separar uma parte dessa massa, adicionar água e sal e misturar com a sua receita.
O uso da massa mãe é uma das formas mais antigas de fermentação no processo de preparo de alimentos.
Fermentação Natural
A fermentação natural está crescendo em popularidade entre os amantes da culinária.
E isso acontece, não por moda, mas pelas vantagens de usar a fermentação natural:
- Fácil digestão;
- Aumenta as bactérias benéficas para o organismo, principalmente para o intestino;
- Tem índice glicêmico mais baixo;
- Maior saciedade;
- Maior tempo de armazenamento;
- Pães mais crocantes por fora e macios por dentro.
Considerando todos os pontos levantados, podemos dizer que a fermentação tem grande importância no resultado final da sua receita. Escolher a fermentação natural, por mais que tenha um tempo maior que o uso de fermento químico, por outro lado agrega muito ao resultado final, gerando pães com mais sabor, mais saudáveis e também com maior duração.
Já experimentou fazer pães com fermentação natural? Consegue perceber a diferença?
Conta pra gente o que pensa sobre o assunto?