DIETA HIPOSSÓDICA E HIPERTENSÃO
O Oba traz hoje dicas valiosas de nutrição para pessoas com hipertensão.
HIPERTENSÃO ARTERIAL – PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A hipertensão arterial é um dos problemas médicos mais comuns da população mundial. É muito sério, porque é silencioso e só reconhecido pelas lesões dos órgãos atingidos. É uma doença vascular de todo o organismo e deixa “marcas” nos órgãos atingidos: coração, cérebro, rins, vasos e visão.
Os valores limites para se considerar a pressão normal são de 139X90mmHg. Porém, conforme o CONSENSO BRASILEIRO DE HIPERTENSÃO, existe todo um critério para se estabelecer o diagnóstico, assim como existem as normas para se tomar as medidas de pressão, pois podem sofrer variações de acordo com a posição do indivíduo, tipo de aparelho utilizado, se estava em atividade antes ou não, assim como se o indivíduo se alimentou antes ou não da medição e tantas outras variações.
Observações Importantes:
• Recomenda-se que medidas preventivas sejam adotadas desde a infância e com ênfase na abordagem familiar de mudanças no estilo de vida. Controle do peso, dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares são medidas simples, que, quando implementadas desde fases precoces da vida, representam benefício potencial sobre o perfil de risco cardiovascular desses indivíduos.
• A presença de fatores de risco não-modificáveis, tais como sexo masculino, idade superior a 45 anos para homens e 55 anos para mulheres e hereditariedade de doença coronariana prematura (pacientes com menos de 55 anos para os homens e 65 anos para as mulheres, com parentesco de primeiro grau), implica em maior rigor no controle dos fatores de risco modificáveis.
Fonte: III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial – Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia
Há duas formas de tratamento: sem e com medicamentos. O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar as complicações e os riscos por meio de modificações nas atitudes e formas de viver, são elas:
1. Reduzir o peso corporal através de dieta calórica controlada: substituir as gorduras animais por óleos vegetais, diminuir os açúcares e aumentar a ingestão de fibras
2. Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgados
3. Reduzir o consumo de álcool
4. Exercitar-se regularmente 30-45 minutos, de três a cinco vezes por semana
5. Abandonar o tabagismo
6. Controlar as alterações das gorduras sangüíneas (dislipemias), evitando os alimentos que aumentam os triglicerídeos como os açúcares, mel, melado, rapadura, álcool e os ricos em colesterol ou gorduras saturadas: banha, torresmo, leite integral, manteiga, creme de leite, lingüiça, salame, presunto, frituras, frutos do mar, miúdos, pele de frango, dobradinha, mocotó, gema de ovo, carne gorda, azeite de dendê, castanha, amendoins, chocolate e sorvetes
7. Controlar o estresse
8. Reduzir o sal é muito importante para os hipertensos da raça negra, pois neles a hipertensão arterial é mais severa e provoca mais acidentes cardiovasculares, necessitando controles médicos constantes e periódicos
9. Evitar drogas que elevam a pressão arterial: anticoncepcionais, antiinflamatórios, moderadores de apetite, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides, derivados da ergotamina, estimulantes (anfetaminas), cafeína, cocaína e outros.
Fonte: abcdasaude.com.br
Assim, é melhor prevenir, vamos tentar mudar os hábitos, diminuir o uso de sal e alimentos muito salgados, fazer uso de outros temperos, como já foi exposto anteriormente nesse blog (AQUI). Aumentar a atividade física e tudo o mais descrito acima.
A literatura mundial é praticamente unânime em considerar a forte correlação entre a ingestão excessiva de sal e a elevação da pressão arterial. Então, vamos apelar para gastronomia para conseguirmos preparações igualmente maravilhosas, porém cuidando com a quantidade de sódio.
É isso aí, boa sorte e até a próxima! Podemos continuar nesse tema se desejarem, pois é bastante amplo.
Maria Alice R. M. Maciel – Nutricionista
excelente este texto sobre alimentação para os idosos e hipertensos. parabens
muito bom este texto,, adorei, agora dei como me cuidar..obrigado e boa noite..
tenho hinpertensão severa,com lesão em orgãos alvo…agora vou me cuidar..obrigado..