O “Brinco-da-viúva”.

Pensem em uma frutinha roxa, a mais roxa que já viram.

Nesta passagem por Paranaguá, conheci o Guapê mais de perto. No hotel que estou hospedado, duas árvores gigantescas e frondosas deixam seus frutos caírem, manchando tudo o que tocam.

Chamada também de jamelão, jambolão, baga-de-freira e jalão, o guapê é uma fruta de origem indiana. Sua árvore pode chegar a 10 metros de altura. O fruto é arroxeado e possui um único caroço. A polpa é carnuda, com sabor adstringente, porém agradável.

A fruta é pouco resistente e difícil de ser colhida. Por manchar tudo o que toca, o Guapê não é muito plantado e nem comercializado, ficando restrito ao local onde nasce, quase que espontâneamente.

Na região Nordeste é também conhecida por Brinco-de-viúva. Seu emprego na gastronomia, pelo que vi aqui em Paranaguá, restringe-se a sucos, licores e conservas. Na Índia, é utilizada no preparo de tortas.

Segundo a tradição hindu, Rama alimentou-se somente desta fruta na floresta por 14 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isto, muitos hindus denominam o Jamelão o “fruto dos deuses”, especialmente em GujaratÍndia, onde é conhecido localmente como jamboon.

Senhor Krishna e outros protagonistas da mitologia hindu foram descritos como tendo a pele da cor do Jamelão. (Wikipedia)

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 20 comentários

  1. Tatiana

    Olá! Acompanho o seu blog e está sendo muito legal os seus posts sobre a minha cidade natal!!!

    Existiam árvores de guapê na frente da minha casa, quando pequena a diversão era passar o dia inteiro na arvore comendo, no fim do dia as roupas ficavam manchadas… O ruim é que se você deixar o carro embaixo e o sol bater, mancha a pintura…

    Se você ficou neste hotel, não pôde deixar de ir na Casa do Barreado, é ali ao lado e aonda se conheçe o verdadeiro barreado, o Parnanguara! Sim, o barreado nasceu em Pguá, Morretes só o adotou comercialmente.

    Abços

  2. Hilmara R.Wiest Zechner

    Adorei relembrar minha infância em Paranaguá;moro hoje,em Curitiba e sei bem o que esta frutimha representa para os parnanguaras.De todos que conheço,não há um que não tenha subido num guapezeiro para se deliciar numa tarde de verão.As mães ficavam loucas pois,chegávamos em casa literalmente “roxos” de tanto comer guapê.Uma fase inesquecível de minha vida!Obrigada por me fazer relembrar disso tudo!:D

  3. lucia do amaral

    Sou Parnanguara e sempre falo desta frutinha p conhecidos e eles nunca ouviram falar. saberia onde encontrar mudas . obrigadao

  4. Leonardo

    Estava a tempo procurando uma fruta que representa-se o nosso litoral para fazer uma cerveja artesanal, quando um amigo me deu este toque, guapê, rs. E ainda acho um monte de Paranaguaras no primeiro site sobre guapê que vou procurar, muito legal.
    Em breve em Paranaguá, nossa fruit lambic Ozean Jamboon,vou começar a bolar a receita.
    Alguém lembra com exatidão o início da produção, para eu ficar esperto?

  5. TENHO UM PÉ DESSA ÁRVORE NA MINHA CASA DA PRAIA EM IPACARAÍ-MATINHOS-PR. REALMENTE OS SEUS FRUTOS MANCHAM TUDO QUE TOCAM.

  6. TENHO UM PÉ DESSA ÁRVORE NA MINHA CASA DA PRAIA EM IPACARAÍ-MATINHOS-PR. REALMENTE OS SEUS FRUTOS MANCHAM TUDO QUE TOCAM.

  7. Eita! Que eu tambem nasci nesta deliciosa terrinha e moro em Curitiba, quanta saudades daquelas tardes de verão, na Vila Guarani onde me criei, na frente the igreja, ao lado do campo, tinham treis guapezeiros enormes, nós jogavamos bolinha embaixo deles, e subiamos pra comer guapê, e tambem caçavamos as sabias que iam comer guapê, e assistíamos as partidas de futebol amador the epoca1963. Quanta peraltice não aprontei embaixo daquelas lindas árvores.Aquelas árvores fazem parte the minha infância em Paranaguá….Gente que saudades, ah se eu pudesse voltar aquela época!

  8. Frank Deboe

    Eita! Que eu tambem nasci nesta deliciosa terrinha e moro em Curitiba, quanta saudades daquelas tardes de verão, na Vila Guarani onde me criei, na frente the igreja, ao lado do campo, tinham treis guapezeiros enormes, nós jogavamos bolinha embaixo deles, e subiamos pra comer guapê, e tambem caçavamos as sabias que iam comer guapê, e assistíamos as partidas de futebol amador the epoca1963. Quanta peraltice não aprontei embaixo daquelas lindas árvores.Aquelas árvores fazem parte the minha infância em Paranaguá….Gente que saudades, ah se eu pudesse voltar aquela época!

  9. Joaquim Herrera da Silva - São Paulo

    Moro em São Paulo mas sou um parnanguara da gema. É uma pena os nossos químicos não estudarem mais a fundo essa fruta, de vez que a cor roxa, bem forte, denota grande quantidade de antocianina, tão necessária em nosso organismo para o combate dos radicais livres e também do diabetes. Portanto, fica aqui a sugestão. Abraços.

    1. Orlando Baumel

      Obrigado pela participação e belo comentário no OBA Gastronomia, Joaquim. Um grande abraço.

  10. marcio

    boa tarde eu sou policial militar , e no quartel onde trabalho aqui em Paranaguá, tem uma arvore de guape muito linda e esta na época de dar seu fruto , e essa semana levei meus filhos no quartel comigo , e eles resolveram colherem o fruto do guape, e foi muito legal , conseguimos colher uma sacola grande e comemos tudo, e é muito gostoso,e é por isso que resolvemos pesquisar quais são os benefícios da fruta, e e ficamos surpresos quais são os benefícios, e sempre que puder comer desse fruto estaremos comendo. marcio velozo, paranaguá-pr

    1. Olá, Marcio
      Muito obrigado pela participação no OBA Gastronomia. Muito bacana seu relato. Um grande abraço a você, aos seus filhos e a esta cidade que gosto tanto.

      1. Jussara

        O guapê é hipoglicemiante, antioxidante, anticarcinogênico, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral, antialérgico.
        BENEFÍCIOS: Coração, Diabetes, Câncer, Imunidade, Alergias.
        Também melhora sintomas como prisão de ventre, diarreia, cólicas e gases intestinais, problemas no estômago e no pâncreas, além de previnir envelhecimento.
        Chá: Infusão 10 folhas ou sementes moídas para 500ml água. Tomar 1 xícara antes do almoço e do jantar.
        Monitorar hipoglicemia.

  11. igor

    Esta fruta tb tem muito aqui em Florianópolis-SC, são chamadas de jambolão, comia muito quando era criança e ainda hoje, quando passo perto de algum pé de jambolão sempre pego para comer.

  12. Hugo

    Caraca fico surpreso como esta fruta tem história, moro em londrina PR aqui tem várias arvores com este fruto porém aqui conhecemos por jambo ou guapê

  13. Oi

    Oi eu sempre corto no aeroparque os pés são baixos o fruto do Guapé é ótimo pra abaixar a gricose

  14. Flaviele

    No verao, fevereiro já tem.

  15. Cibele

    Só tem parnanguara nos comentários 😂 ..e eu também sou ..moro nos EUA ..especificamente na Flórida e pra meu espanto ,no estacionamento de um Walmart aqui da vida tem uns 4 pés de guape ..demorou um pouco até em lembrar o nome da fruta mas na hora me veio a lembrança da infância

    1. Que legal, Cibele. Adoro tudo na Florida. Muito obrigado pela simpática participação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.