Rua das Flores e Gastronomia!
Hoje falarei sobre o o meu lugar favorito em minha cidade: a Rua das Flores!
Rua das Flores é o nome pelo qual ficou conhecido o trecho inicial da rua XV de Novembro, juntamente com a avenida Luiz Xavier, no centro da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil, inaugurada em 1972.
É caracterizada por edifícios e sobrados centenários, bares turísticos e canteiros de flores em toda a sua extensão. Um dos seus prédios mais notáveis é o Palácio Avenida.
A rua das Flores é palco de artistas de rua, como palhaços que interagem com os passantes, músicos e homens-estátua.
Dentre esses artistas, encontram-se figuras já imortalizadas na cena curitibana, mas que ainda causam riso ou receio de quem não costuma passar por ali. Tais como o Oilman, o pseudônimo usado por Nelson Rebello, um ex-professor que, há mais de 10 anos, passa óleo pelo corpo, veste uma sunga e sai andando de bicicleta por toda cidade, principalmente pela rua XV. Outro que se destaca é o Plá, o apelido de Ademir Antunes, o “maluco-beleza” curitibano. Compositor, cantor e poeta, estende panos na calçada para as pessoas assinarem, e depois transforma-os em vestes. Também distribui seus livretos e CDs por preços “turísticos”.
Há também o palhaço Sombra, que fica ao lado do Bondinho da XV, imitando os transeuntes, dando sustos, pregando peças que nem sempre são engraçadas para todos. Tanto que muitos curitibanos tendem a cortar caminho pelas laterais da rua nesse trecho, para não serem pegas de surpresa numa das palhaçadas.
A Boca Maldita!
Tribuna livre criada em 1957 e institucionalizada em 13 de dezembro de 1966. Um dos fundadores, Anfrísio Siqueira, é seu eterno presidente. Poderosa e machista, a Boca é famosa desde que se atribuiu a ela a responsabilidade pela cassação, nos anos 70, do governador do Estado Haroldo Leon Peres. Seu lema é “nada vejo, nada ouço, nada falo”. Durante a ditadura militar, funcionou como tribuna livre. Fica no calçadão da Avenida Luiz Xavier, em frente aos cafés. Com certeza a Cafeteria que serve mais cafézinhos em toda Curitiba!
As Lanchonetes e Restaurantes!
Escolhi três Restaurantes para comentar. Os três mais famosos da Rua das Flores. Todos na mesma quadra e um grudado no outro!
BAR TRIÂNGULO
Ponto da antiga boemia curitibana
naugurado em 1934, tem o nome popular de Cachorro-Quente, devido a seu peculiar luminoso. Rudi Blum, seu proprietário, reformou o prédio em 1974. As aristocráticas mesinhas de mármore sobre pés de ferro deram lugar a outras, em fórmica. O triângulo de néon, com o cachorro no centro, continua a iluminar, na fachada, a boemia das noites curitibanas.
BAR MIGNON
O bar do pernil com muito verde
Lanchonete Savoy
Infelizmente não encontrei registros sobre a Savoy. Lembro-me de, quando criança, nossa família inteira indo tomar uma Vitamina de Frutas na Lanchonete Savoy!
Por fim, a cidade cresce mas continua girando em torno da Rua das Flores! Passear por ela é fazer parte desta festa! Na medida do possível falarei sobre cada lugarzinho destes em particular!
Orlandão, que fotos legais! Até parece outra cidade!
Aproveito para mandar uma dica de site de cozinha que acho que você pode gostar.
http://marketingnacozinha.com.br
. Outra dica é este aplicativo legal
http://www.1001-bieres.com/1001-bieres-tireuse.swf
abraços