Após julho ser dedicado às atividades náuticas, agosto chega para ‘saciar a fome’ dos amantes da boa mesa. Além de pratos da tradicional cozinha caiçara, eventos culturais completam o cardápio de atividades na cidade.

Com o final do mês náutico de julho, Ilhabela recebe agosto com muito apetite. O município do litoral norte se dedicará à gastronomia caiçara ao longo dos próximos dias. Moradores do arquipélago e turistas têm um verdadeiro ‘prato cheio’ com os tradicionais festivais da tainha e do camarão. Além de comida saborosa e de qualidade, aulas de culinária e shows recheiam o cardápio de atividades, contando com nomes como a cantora Sandra de Sá.
Os eventos são realizados pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, em parceria com a comunidade da Praia Grande (Festival da Tainha) e com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (Festival do Camarão).


O mês gastronômico de Ilhabela começa com o Festival da Tainha, que chega a 10ª edição, a partir da sexta-feira (9), na Praia Grande, região Sul da ilha, das 14h às 22h. A programação segue até o domingo (11), trazendo um cardápio com pratos tradicionais à base do pescado. São opções desde pastel até pratos mais elaborados, como tainha à dorê com arroz e salada e tainha crocante acompanhada de farofa de banana da terra.

O primeiro dia do Festival da Tainha, na sexta-feira (9), terá as apresentações de Paulinha Herus (16h) e da dupla sertaneja Mayck e Lyan (20h). No dia seguinte, sábado (10), quem sobe ao palco são os integrantes do Show Mandacaru, seguidos pelo forró do Trio Virgulino, nos mesmos horários. Encerrando as festividades, no domingo (11), Roney Alves faz o primeiro show do dia. Depois, a cantora, compositora e instrumentista Sandra de Sá vai agitar o público com clássicos como “Demônio Colorido”, “Sozinha”, “Bye Bye Tristeza” e “Soul de Verão”.

Prestígio do camarão, com convidados especiais – O Festival do Camarão, que chega a 24ª edição, começa na semana seguinte, a partir do dia 16, seguindo até o último domingo do mês de agosto (25). Os restaurantes participantes oferecerão diariamente os pratos divulgados no guia do evento. No Centro Histórico da Vila, será instalado o Boulevard do Camarão, que funcionará nos finais de semana – de 16 a 18 e 23 a 25 -, abrigando espaços que servirão pratos à base deste fruto do mar. Assim como no Festival da Tainha, o evento contará com intensa programação cultural.

Sandra de Sá

A programação cultural do Festival do Camarão contará com apresentações musicais, concurso culinário e aulas com consagrados nomes da gastronomia brasileira. Entre os shows, destaque para a cantora Luciana Mello. Filha do consagrado Jair Rodrigues, ela promete um repertório variados, com canções de sucesso do pop à MPB. Entre os chefs convidados estão Carole Crema, referência na confeitaria com a criação novos conceitos, como o brigadeiro de colher; Jimmy Ogro, apresentador do quadro de culinária de rua do Programa Mais Você, de Ana Maria Braga, na TV Globo, entre outros. Atividades  como a Cozinha Kids e o Concurso de Chef Amador também prometem agitar tanto turistas como moradores de Ilhabela.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, ressalta a importância do mês gastronômico em Ilhabela. “Conhecer a culinária local com pratos diferenciados e bem executados faz parte da experiência turística. A maior prova disso é o sucesso dos nossos festivais, tradicionais não apenas no litoral norte, mas em todo o estado de São Paulo e outras regiões do Brasil. Seguiremos investindo para que sejam cada vez melhores, variados e mais estruturados”, garante.

Mais informações:
Site: www.turismoilhabela.com
Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu