Ervilhas na Manteiga

La Pasta Gialla Bariguí
14 de abril de 2010
Novo cardápio no L’assiette
16 de abril de 2010
Mostrar todos

Petit – Pois au Beurre.

Ervilhas como os franceses gostam.

Franceses adoram manteiga. Em várias preparações de vegetais, ela entra quase como o ingrediente principal. Além de dar um sabor suave ao prato, confere um brilho característico e uma cremosidade única.

No excelente livro “Cozinha Regional Francesa“, de Elizabeth David, esta é uma das preparações com ervilhas em que a manteiga reina absoluta.

Ao contrário de muitos povos de outros países, os franceses preferem as ervilhas ( petit – pois para eles ) não separadas, mas unidas por algum molho, mesmo que este molho seja só manteiga.

Este é um prato que pode ser servido sózinho, sem nada para tirar seu brilho. Procure utilizar ervilhas frescas congeladas, nunca as enlatadas.

Para preparar, aqueça água em uma frigideira de borda alta até a fervura. Junte 500 g de ervilhas frescas, um bom punhado de repolho cortado fininho, uma colher (sopa) de açúcar e uma boa pitada de sal. A água deve só encobrir as verduras. Deixe cozinhar, em panela destampada, até tudo ficar  levemente macio. Escorra.

Na mesma frigideira, coloque 80 g de manteiga e retorne as ervilhas e repolho. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Aqueça e mexa bem até a manteiga derreter. Tampe a panela e cozinhe por alguns minutos.

Os franceses já terminariam o prato neste ponto. Como tinha Presunto Parma em casa, resolvi adicionar na receita, em tiras irregulares. Se optar desta maneira, desligue o fogo e adicione o presunto, misturando tudo muito bem.

Uma das melhores maneiras de preparar ervilhas: à francesa. Ou, à la française, para tudo combinar.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Carol disse:

    Orlando, ervilhas frescas são incríveis, nada a ver com as de lata. Pena serem tão pouco vistas em mercados de bairro!! Tinha que por o parma né!! Beijos

  2. Andréa disse:

    Oi Orlando,
    Estou aqui para retribuir sua visita e agradecer sua participação na promoção do kit das especiarias. Seu site está cada dia melhor!
    abçs e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.