Ervas e Especiarias III

Fettuccine Silvestre – para Lara
8 de abril de 2009
A Páscoa das Pessankas
10 de abril de 2009
Mostrar todos

Ervas e Especiarias III

Continuamos hoje com mais uma matéria sobre Ervas e Especiarias, juntamente com o Cozinha é Poesia! Hoje falaremos sobre Caril, Cebolinha verde, Cerefólio e Chilli em pó.

                                                       CARIL

images-37Originário da Índia, é o que chamamos de Curry e os indianos de Masala. Trata-se de uma mistura de especiarias e ervas que podem variar totalmente de um prato para outro. Cada cozinheiro tem sua receita. Já foi feito uma tentativa de padronização do Curry, mas não foi respeitado e as misturas continuaram variando. Os ingredientes são normalmente moídos em um almofariz. No final junta-se Pimenta fresca amassada para se obter uma pasta, que será adicionada ao prato durante a cocção. É encontrado industrializado em três versões: Mild, pouco apimentado; Hot, apimentado e Very hot, muito apimentado. É usado em pratos com carnes, peixes e aves, pratos de ovos, sopas e em molhos. Para saber mais, visitem o Blog Andrea’s cooking, que escreveu uma bela matéria sobre a Masala, inclusive com uma das receitas.

                                                   CEBOLINHA VERDE

images-38

 

É encontrada fresca ou seca nas feiras, supermercados, etc. É um tempero originário da Europa Ocidental. Existe em duas variedades: a Cebolinha verde e a Cebolinha francesa, chamada de Ciboullette. Usada no Brasil inteiro como base de qualquer prato em que entre o Cheiro verde. Serve também para enfeitar saladas, sopas, legumes cozidos, além de aromatizar Ometes e Queijos. É indispensável no Molho Tártaro e no Molho Verde. Especialmente ótima quando misturada ao Queijo de Minas e Ricota. Também é bastante utilizada em Sanduíches e Canapés.

                                                     CEREFÓLIO

images-39

 

É originária do Sudeste da Europa. Seu nome significa “folha que alegra o coração”. É utilizada na cozinha européia desde a época dos romanos. O Cerefólio é muito parecido com a Salsa, mas tem sabor mais suave e delicado, lembrando o Anis. Deve ser sempre utilizado fresco, pois se passar por calor, ele perde todo o aroma. É usado em saladas, pratos a base de peixes, ovos, legumes, sopas, molhos e ensopados. O Cerefólio é base das Fines Herbes (Salsa, Cebolinha, Cerefólio e Estragão).

                                                   CHILLI EM PÓ

images-40Pó vermeho de Pimenta picante, variando de intensidade do fraco até muito forte. Os melhores Chillis são os preparados no México e em Zanzibar. Na forma de frutos, é o principal ingrediente do molho Tabasco. É usado em pratos de carne, peixes e aves. Especialmente na cozinha mexicana, tailandesa e indonésia. No preparo de molhos para churrascos, molhos para saladas de legumes. Também pode ser salpicado sobre Queijos frescos e massas para salgadinhos, antes de assá-los. O Chilli deve ser sempre conservado na geladeira.

 

Quinta-feira que vem continuamos…

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: