Ervas e Especiaria V

Carne Louca
22 de abril de 2009
Cafés
23 de abril de 2009
Mostrar todos

Ervas e Especiarias V

Continuamos falando sobre Ervas e Especiarias, juntamente com o Cozinha é Poesia!

                                                   ERVA-DOCE

images-45Também chamado de Anis, são pequenas sementes escuras , com um sabor forte e característico. É conhecido há mais de 5 mil anos. Usa-se muito no preparo de bolos, biscoitos e pães. Também é usada para temperar costeletas, peixes pochés, mariscos, caldos, marinadas, molhos, sopas de peixe e sardinhas fritas. As folhas fornecem excelentes saladas. A Erva-doce, quando encontrada ne forma de óleo, serve para perfumar doces e aperitivos. Nas comidas, deve ser utilizada de forma moderada, apenas para realçar os demais temperos e ingredientes.

                                                     ESTRAGÃO

images-46O Estragão é uma das Ervas mais interessantes da culinária internacional. Ele transforma um prato simples em uma iguaria requintada, emprestando seu sabor semelhante ao Anis. Originário da Rússia e da Ásia, tornou-se conhecido na Europa no século XVI. É encontrado fresco e seco, porém na forma seca perde muito em sabor. As folhas utilizadas são as pequenas e estreitas. É usado em sopas de verduras, carnes e aves, peixes, vagens ou favas, saladas, suco de tomate, mostarda em pasta, diversos molhos e para aromatizar vinagre de vinho branco. Deve ser utilizado com parcimônia.

                                                   FUNCHO

images-47O Funcho é originário do sul da Europa. Encontra-se comumente fresco, nas feiras e supermercados. Tudo nesta planta é aproveitado: raízes, talos, folhas e grãos. Os grãos entram na composição de diversos licores e também para temperar pães, bolos, molhos para macarrão, feijões, etc. Folhas e talos são excelentes para saladas, peixes, assados, sopas, costeletas, etc. Como legume, pode ser consumido cru, cortado em julianne e temperado com maionese. Também é consumido cozido, gratinado ou com molho de manteiga. Era uma das “nove ervas sagradas” dos anglo-saxões, devido a seus supostos poderes contra o mal.

                                                      GENGIBRE

images-48Planta tropical semelhante ao Junco, cuja raiz é utilizada como como uma saborosa  Especiaria. O Gengibre é originário da Índia e da Malásia. De sabor forte, adstringente e levemente picante, oferece poderosa ação bactericida e desintoxicante contra toxinas de peixes. Há quem ache que ele possui propriedades afrodisíacas. Sua raiz pode ser usada em pequenos pedaços, fatias finas ou raladas. Também é encontrado em pó, conserva doce ou salgada, ou mesmo na forma de cristais. O Gengibre é utilizado em picles, molhos, chucrutes, chutneys, doces, bolos, pães, bebidas, com salada ou acompanhando peixe cru. Sua raiz fresca é nodosa e coberta por uma casca bege. Quando novo, possui a casca fina e clara, com consistência suculenta e tenra.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. maria de lourdes araujo disse:

    ola ki bom essa ideia daservas vou experimentar bastante ja uso algumas ervas .
    maria de lourdes araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.