E para beber?

Tesouros de Sebos!
21 de outubro de 2008
Nutrição – É tudo uma questão de equilíbrio!
23 de outubro de 2008
Mostrar todos


Serviço do Vinho II

A abertura do Vinho
Na maioria des vezes, os Vinhos devem ser abertos no momento de servir. Vinhos tintos de guarda, que permaneceram na adega por períodos superiores a 5 anos, sofrem uma certa inibição de seus aromas, devido ao ambiente redutor da garrafa. Nestes casos, abri-los antecipadamente (1 hora antes, por exemplo) permite a oxigenação dos mesmos, tendo como resultado uma maior libertação de aromas. Outra opção é decantá-los, ou seja, passar o Vinho da garrafa para um decantador ou jarra para que ele possa arejar. Estes procedimentos não são necessários para Vinhos Brancos e Tintos jovens.
Para abri-lo, devemos cortar a cápsula. A forma correta é fazê-lo logo abaixo do anel do bico da garrafa, de modo a evitar que resíduos da cápsula entrem em contato com o Vinho.
O saca-rolhas não deve ser um instrumento de tortura nem para você e nem para o Vinho. Deve facilitar o seu trabalho.
Como servi-lo
Na degustação, como regra geral, servir sempre no máximo 1/3 da taça, de modo a permitir a melhor avaliação visual e olfativa. Quando no serviço for utilizado apenas um tipo de copo, deve-se troca-lo a cada Vinho.
O Espumante
Abra a garrafa retirando-a do balde de gelo. Incline-a levemente; retire a parte superior da cápsula; retire a gaiola de arame, girando no sentido horário e pressionando para fora, para evitar que o arame gire sobre si mesmo e quebre. Deve-se ter especial atenção sobre o comportamento da rolha nesta etapa, para evitar uma saída imprevista. Retirada a gaiola, com o auxílio de um guardanapo de pano faça girar a rolha, que começará a sair impulsionada pela pressão do líquido. Deixe escapar lentamente, evitando o estampido. O Espumante aberto desta maneira manterá o gás por mais tempo e poderá ser apreciado lentamente.
Como servir
Para evitar a formação exagerada de espuma, bem como a perda do gás, basta colocar uma pequena quantidade de Espumante em cada taça e completar após algus segundos.
Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: