Dia do Miojo e uma receita

Moranga Caramelada
24 de agosto de 2011
Wine Dinner no VIN Bistrô
26 de agosto de 2011
Mostrar todos

O Rei da simplicidade.

Miojo é um dos alimentos mais consumidos no Brasil.

O macarrão instantâneo, de preparo rápido e sem nenhuma complicação, é o preferido de 9 entre 10 pessoas que moram sozinhas e não tem habilidades para a cozinha. Se abrirmos o armário de uma República de estudantes, é 100% de chance de encontrar ao menos um pacotinho do macarrão, normalmente ao lado de uma latinha de atum, acompanhamento bem recorrente com Miojo.

Miojo ou Lamen é um tipo de macarrão pré-cozido, que possui um pouco de óleo, a ser preparado apenas com a adição de água fervente durante uns poucos minutos e um pacote de tempero pronto. 

Acredita-se que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, na China, do século XVI. Entretanto, o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa.  Apelidado de o “Rei dos Macarrões”, Momofuku morreu em 05 de janeiro de 2007, aos 96 anos, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca.

“A paz está garantida quando não se está com fome”, dizia Momofuku, que criou o famoso macarrão em 1958, pela empresa Nissin, que no Brasil em seus primeiros anos teve o nome Miojo, o qual se tornou sinônimo do produto.

Em sua biografia, Momofuku diz que sua necessidade de fabricar alimentos de baixo custo e de preparo fácil se deu início após ter presenciado, depois da guerra, uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa.

Seu baixo custo e sua facilidade de preparação tornam o macarrão instantâneo um alimento popular entre aqueles que não sabem cozinhar, estudantes e pessoas que vivem sós.

Fonte: Wikipédia

O macarrão querido dos estudantes e solteiros (e outros mais preguiçosos) ganhou um dia: 25 de agosto foi instituído o Dia do Miojo.

Para homenagear este alimento tão popular e barato, trago uma sugestão de preparo, um pouco mais sofisticada mas nem por isto simples, como aliás deve ser todas as combinações com Miojo.

Fiz questão de usar o tempero pronto que acompanha o macarrão, para não perder a identidade.

MIOJO COM RAGU DE LINGUIÇA E LEGUMES

INGREDIENTES

1 pacote de Miojo Lamen sabor carne

2 linguiças suínas, sem a tripa

4 couves-de-Bruxelas

6 ervilhas tortas

2 colheres (sopa) de tomate pelado italiano em lata, cortado em cubos e com um pouco de seu suco

1 colher (sopa) de cebola picada

1 colher (sobremesa) de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1/2 pacote do tempero pronto que acompanha o macarrão

PREPARO

Aqueça água salgada em uma panela pequena e coloque a couve e a ervilha. Cozinhe por 3 minutos. Retire e mergulhe em água gelada. Escorra em peneira e reserve.

Aqueça uma frigideira funda e adicione o azeite. Ponha a cebola e refogue até murchar. Junte a linguiça e desfaça-a com uma colher de pau. Deixe cozinhar por 3 minutos. (Enquanto isto, cozinhe o macarrão,  pelos mesmos 3 minutos, conforme as instruções.)

Adicione o tomate com um pouco de seu suco e o tempero. Refogue por 2 minutos. Retifique temperos e junte a couve e a ervilha torta.

Escorra o Miojo e misture ao refogado. Mexa bem para os ingredientes se mesclarem.

Sirva quente!

Com um pouco de imaginação e ingredientes, você deixa seu Miojo um pouco mais sofisticado. Dá até para tirar uma onda com a namorada.

*Este post eu dedico a minha querida Assessora/Sócia, Carolina Figueiredo, a Rainha do Macarrão com Vina (só substituir a linguiça).

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Carolina disse:

    Nhá, que lindo! vai ter q postar meu macarrão com vina no dia do macarrão!

  2. Carolina disse:

    aaaaaaaaaaaaaaah! esqueci de falar q aprendi a gostar de couve de bruxelas com vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *