Detalhes de minha cozinha

Almoço de Carnaval
24 de fevereiro de 2009
Técnicas Gastronômicas – Papillote
26 de fevereiro de 2009
Mostrar todos

Detalhes de minha cozinha!

Não sei se com vocês acontece a mesma coisa… É bem provável… Eu adoro observar pequenos (ou grandes) detalhes em uma cozinha! Aquelas coisinhas que sempre nos remetem a algum lugar, seja uma refeição ou o dia que você a adquiriu… Na minha cozinha possuo várias coisas das quais me lembro exatamente quando e onde usei, comprei ou ganhei. Coisinhas pequenas, como um Porta Pimentas que adoro e que virou xodó em todos os eventos que promovo por aqui!

dsc014642

Ou aqueles pequenos “auxiliares” do cozinheiro, que usamos mais como enfeites do que própriamente “auxiliares”. E a gente vai deixando, até que um dia perde a pena de usá-los e eles passam a cumprir sua função…

dsc014621

E com o passar do tempo as coisas vão se acumulando… onde vamos, procuramos alguma coisinha relacionada a cozinha… assim, o espaço vai ficando pequeno, porém sempre guardando um charme só seu. Não importa quantas peneiras você já possui, há sempre espaço para mais uma!

dsc014552

Facas são um capítulo à parte! Ainda não tive coragem de comprar um jogo alemão para mim… então, minhas facas são passageiras por minha cozinha. Uso-as até não poder mais, para então descartá-las e comprar outra. Com excessão do Cutelo e da faca para filetar japonesas, as outras são visitantes por aqui…mas todas com um lugarzinho reservado e cuidadas com carinho!

dsc014561

Deixando de lado estes pequenos detalhes, se você procurar bem vai achar ângulos incríveis dentro deste mundo que é a cozinha…às vêzes gostaria de ter um profundo conhecimento de Fotografia para poder captar exatamente um momento assim! Como minha coifa, por exemplo… naturalmente com minha concha e escumadeira preferidas penduradas…presente de minha tia e que foram tão usadas no Hotel Jonsher, um hotel antiquíssimo daqui, fechado faz tempo e que foi propriedade de seu marido!

dsc014571

Claro que não podemos esquecer as panelas… aqui, onde você olha tem panelas, e todas em uso. Certa feita, fui fazer um jantar na casa de uma pessoa daqui de Curitiba e me deparei com uma prateleira, e em cima um conjunto de panelasLe Creuset…para enfeite… sem uso! Não tive dúvidas, usei quase todas… não sei se a pessoa gostou ou não, mas panela para enfeite é demais!!

dsc014672

 

Também tem aquelas coisas que você fica na dúvida com relação ao bom gosto…Como minha caveira de vaca, que hoje enfeita minha churrasqueira, encontrada na chácara que frequento e que pensei dez vezes em levar ou não, e acabei trazendo… nada que duas fitinhas vermelhas não dêem um toque simpático, além de espantar qualquer mal olhado…(Não acredito, mas nunca é demais…)

dsc014581

E nesta minha andança me deparei com algo que não uso faz um longo tempo: meu Forninho a Lenha.. coitado, mas agora que sua lembrança me veio, logo vou preparar algo nele e colocar aqui no Oba!

dsc014681

Então… dêem uma boa olhada em suas cozinhas! Vão descobrir que sempre há pequenos detalhes que encantam nossas vistas! E  reparem em quantas vezes vocês já se pegaram com algo na mão pensando onde colocar na cozinha!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

4 Comentários

  1. Rosana disse:

    Amigo…faltou uma coisinha em sua cozinha…uma bela panela de barro pra ser feita aquela moqueca capixaba rsrsrsrsr….brincadeirinhas a parte adorei viu!!!!!

  2. Ana Araújo e Silva disse:

    Orlando, parabéns pelo teu trabalho preparado com música e muita paixão. Adorei!!!!!!!!!! Olha, tenho o jambú que tu precisas. Moro em Curitiba. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.