Cracóvia – o Salame de Prudentópolis

dsc03703

O Oba apresenta hoje um dos ingredientes da receita de amanhã: Cracóvia, um salame típico da cidade de Prudentópolis, no Paraná.
Prudentópolis foi denominada em homenagem ao Presidente da República, Dr. Prudente José de Morais Barros, fazendo desaparecer a antiga designação de São João do Capanema.

Está localizada no Estado do Paraná, a 202 Km de Curitiba, 93 Km de ponta Grossa, 626 Km de São Paulo e 1006 Km do Rio de Janeiro.

A “Vilinha”, como sede de colônia, tomou grande impulso. E já em 1895 apresentava aspecto de povoação próspera e progressista, com ruas bem traçadas com grande movimento de colonos.

Foi por essa época que chegou ao Brasil a primeira leva de colonos imigrantes ucranianos. Prudentópolis se tornou então o município brasileiro que mais imigrantes ucranianos recebeu. Outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização de Prudentópolis, entre eles destacam-se os poloneses, alemães e italianos.

A região é repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, onde há a possibilidade de contemplar a natureza, praticar turismo de aventura, e relaxar, além de possuir toda infra – estrutura para receber seu visitante.

Dentre os atrativos que se destacam, o Salto SãoFrancisco é considerado o salto mais alto da região Sul do país e o mais importante de Prudentópolis, possui aproximadamente 196 metros de queda livre, onde se faz Rappel com acompanhamento de guias locais especializados.

Texto: Portal EcoViagens

prude3

Além de ser a terra das cachoeiras (mais de 100 catalogadas e algumas com mais de cem metros de altura), Prudentópolis também é a terra do Cracóvia.
“Krakóvia, como foi batizado na sua origem, ou Cracóvia como é conhecido em todo o Paraná, é um salame produzido artesanalmente desde a década de 1970 por descendentes de ucranianos, que seguem as tradições dos antepassados que ali chegaram no século XIX e constituíram uma forte colônia.
Este embutido é feito com carne suína selecionada, não podendo ser congelada; alho, sal e pimenta; embalagem plastificada ou tripa natural e defumação moderada (até a lenha deve ser escolhida para se fazer o fogo).
Segundo a Prefeitura de Prudentópolis, este embutido teve origem na década de 1960. Surgiu no Açougue Alvorada, de propriedade de descendentes de ucranianos, a família Opuchkevitch.
Numa manhã, os donos da casa fizeram uma mortadela diferente e mostraram a Lucas Usoski, velho polonês dono de uma churrascaria e freguês exigente. Declarando que o produto era muito bom, mas precisava de um pequeno aperfeiçoamento e um nome que chamasse atenção, batizou-o então de Krakovia, famosa cidade polonesa.
Sendo o fabricante ucraniano e o produto de nome polonês, todos iriam querer experimentar a nova mortadela.

dsc03705
Seu sucesso, entretanto, veio só a partir de 1990. O Cracóvia é encontrado nos principais açougues de Prudentópolis, feiras livres de Curitiba e casas especializadas.”

Fonte: Culinária Paranaense – Eduardo Sganzerla e Jan Strasburger
Editora Esplendor  2004 Página 32 Segunda edição

O Cracóvia será um dos destaques da receita do Oba amanhã.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 21 comentários

  1. Tânia Saj

    Estou vendo um tempo para escapar e conhecer Prudentópolis, sua cultura e culinária (de preferência com alguma festa típica).
    Vai ser incrível voltar as minhas raízes….

  2. Carol

    hum…
    polski!!
    Como boa Kovalski adoro uma cracóvia e Prudentópolis é show!

  3. Marly

    Orlando,
    Como a coisa aqui é agitada, eu acabo por não conseguir acompanhá-lo como gostaria (por causa da minha falta de tempo!). Mas vi que “tivemos” empadinhas com massa folhada, e esse salaminho que – penso – eu haveria de amar, pois não parece muito gorduroso!
    Mas fiquei comovida mesmo foi com a perda do seu companheiro canino, coisa sempre dolorosa, não é verdade?
    Um abraço.

  4. Francisco de Oliveira

    Pessoal, onde posso comprar a Cracovia de Prudentópolis aqui em Curitiba? Pois no feriado próximo passado, passando por Prudentópolis comi e gostei muito.
    Aguardo resposta.
    Francisco

    1. Jorge

      Eu tenho cracovia meu celular 96776417 tim curitiba Jorje

  5. marlene

    tenho muita curiosidade de saber mais sobre ucrainos, e poloneses, pk minha avó foi imigrante da guerra,sou filha e neta de polonese e ucraino, minha avó contava muito história da guerra e como ela chegou no brasil e como viviam aqui, aprendo fazer comidas tipicas e amo minha origem tudo que se refere a tradição, minha prima, conserva tudo da mesmoa forma de cultura desde que a familia chegou ao brasil, gostaria de que as pessoas da minha origem me escrevesem, ficarei muito feliz, aobrigada

  6. Osvaldo Schlusaz

    como filho de mãe polonesa adoro Cracóvia. Como sempre me arrisco a fabricar alguns embutidos sempre senti nunca ter encontrado uma boa receita de como fabricar uma boa cracóvia. Caso alguém tenha…

  7. Antonio

    Conheci o cracovia, no Enila próximo a Francisco Beltrão, lá fazem um X cracóvia, experimentei porque achei exótico o nome. Mas também tinham para vender cracóvia de pernil suino e cracovia de peito de peru, uma delícia!!!!! Aprovado.

  8. Anderson

    a verdadeira cracóvia é fabricada em Prudentópolis o resto são imitações…

  9. joao batista de oliveira

    como um bom cervejeiro, adoro a cracovia. Um dos embutidos mais bem bolado que comi até hoje. Parabens.
    (frito, assado, de qualque geito fica ótimo…………..excelente ao natural)

  10. alceu

    vcs de curitiba querem conhecer krakovia de prudentopolis venham conhecer a ana bella restaurante e pizzaria na vila isabel tem suina e de frango, que na foccacia ou na pizza fica uma delicia,

  11. jonathan

    eu tenho cracovia para vender meu telefone 41 96661755 tenho de frango e de porco e aceito encomenda para fazer entrega ai em curitiba

  12. ANGELA

    ANABELLA PIZZARIA TEM UMA PIZZA E UMA FOGGACIA DE kRACOVIA QUE E DE LAMBER OS DEDOS … GENTEM E UMA NOVIDADE NA CULINARIA… VAO PROVAR… SEM CONTAR NO PIROHE QUE A JULIANA FAZ COM MOLHO A BOLONHSA QUE E SHOW… O FONE DE LA E 41 30182200

  13. VANDERLEI

    ONDE EU ENCONTRO ESTE PRODUTO QUAL O ENDEREÇO.OU TELEFONE OU PROPRIETARIO PRODUTOR DO SALAME CRACOVIA.

    1. Carolina Figueiredo

      Vanderlei,

      Ela é encontrada em boas casas de frios, em todo o estado do Paraná e em algumas regiões do país, se puder nos informar onde mora, podemos lhe ajudar a encontrar um lugar mais próximo.

  14. joao del castanhel peron

    moro em medianeira tenho um posto de combustiveis e gostaria de revender esse produto. me de o telefone por favor.

    1. Boa Tarde gostaria de saber se no estado de são paulo tem cracóvia meu nome é Claudio Krafecik descendente de Polonês moro em Sorocaba Sp obrigado

  15. Vitor Hugo Scotton

    Olá a todos…

    Tenho curiosidade em saber a receita desse maravilhoso embutido…alguém tem?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.