Cracóvia

Empadinhas
15 de setembro de 2009
Frittata de Cracóvia e Batatas
17 de setembro de 2009
Mostrar todos

Cracóvia – o Salame de Prudentópolis

dsc03703

O Oba apresenta hoje um dos ingredientes da receita de amanhã: Cracóvia, um salame típico da cidade de Prudentópolis, no Paraná.
Prudentópolis foi denominada em homenagem ao Presidente da República, Dr. Prudente José de Morais Barros, fazendo desaparecer a antiga designação de São João do Capanema.

Está localizada no Estado do Paraná, a 202 Km de Curitiba, 93 Km de ponta Grossa, 626 Km de São Paulo e 1006 Km do Rio de Janeiro.

A “Vilinha”, como sede de colônia, tomou grande impulso. E já em 1895 apresentava aspecto de povoação próspera e progressista, com ruas bem traçadas com grande movimento de colonos.

Foi por essa época que chegou ao Brasil a primeira leva de colonos imigrantes ucranianos. Prudentópolis se tornou então o município brasileiro que mais imigrantes ucranianos recebeu. Outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização de Prudentópolis, entre eles destacam-se os poloneses, alemães e italianos.

A região é repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, onde há a possibilidade de contemplar a natureza, praticar turismo de aventura, e relaxar, além de possuir toda infra – estrutura para receber seu visitante.

Dentre os atrativos que se destacam, o Salto SãoFrancisco é considerado o salto mais alto da região Sul do país e o mais importante de Prudentópolis, possui aproximadamente 196 metros de queda livre, onde se faz Rappel com acompanhamento de guias locais especializados.

Texto: Portal EcoViagens

prude3

Além de ser a terra das cachoeiras (mais de 100 catalogadas e algumas com mais de cem metros de altura), Prudentópolis também é a terra do Cracóvia.
“Krakóvia, como foi batizado na sua origem, ou Cracóvia como é conhecido em todo o Paraná, é um salame produzido artesanalmente desde a década de 1970 por descendentes de ucranianos, que seguem as tradições dos antepassados que ali chegaram no século XIX e constituíram uma forte colônia.
Este embutido é feito com carne suína selecionada, não podendo ser congelada; alho, sal e pimenta; embalagem plastificada ou tripa natural e defumação moderada (até a lenha deve ser escolhida para se fazer o fogo).
Segundo a Prefeitura de Prudentópolis, este embutido teve origem na década de 1960. Surgiu no Açougue Alvorada, de propriedade de descendentes de ucranianos, a família Opuchkevitch.
Numa manhã, os donos da casa fizeram uma mortadela diferente e mostraram a Lucas Usoski, velho polonês dono de uma churrascaria e freguês exigente. Declarando que o produto era muito bom, mas precisava de um pequeno aperfeiçoamento e um nome que chamasse atenção, batizou-o então de Krakovia, famosa cidade polonesa.
Sendo o fabricante ucraniano e o produto de nome polonês, todos iriam querer experimentar a nova mortadela.

dsc03705
Seu sucesso, entretanto, veio só a partir de 1990. O Cracóvia é encontrado nos principais açougues de Prudentópolis, feiras livres de Curitiba e casas especializadas.”

Fonte: Culinária Paranaense – Eduardo Sganzerla e Jan Strasburger
Editora Esplendor  2004 Página 32 Segunda edição

O Cracóvia será um dos destaques da receita do Oba amanhã.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

20 Comentários

  1. Tânia Saj disse:

    Estou vendo um tempo para escapar e conhecer Prudentópolis, sua cultura e culinária (de preferência com alguma festa típica).
    Vai ser incrível voltar as minhas raízes….

  2. Carol disse:

    hum…
    polski!!
    Como boa Kovalski adoro uma cracóvia e Prudentópolis é show!

  3. Marly disse:

    Orlando,
    Como a coisa aqui é agitada, eu acabo por não conseguir acompanhá-lo como gostaria (por causa da minha falta de tempo!). Mas vi que “tivemos” empadinhas com massa folhada, e esse salaminho que – penso – eu haveria de amar, pois não parece muito gorduroso!
    Mas fiquei comovida mesmo foi com a perda do seu companheiro canino, coisa sempre dolorosa, não é verdade?
    Um abraço.

  4. Francisco de Oliveira disse:

    Pessoal, onde posso comprar a Cracovia de Prudentópolis aqui em Curitiba? Pois no feriado próximo passado, passando por Prudentópolis comi e gostei muito.
    Aguardo resposta.
    Francisco

  5. marlene disse:

    tenho muita curiosidade de saber mais sobre ucrainos, e poloneses, pk minha avó foi imigrante da guerra,sou filha e neta de polonese e ucraino, minha avó contava muito história da guerra e como ela chegou no brasil e como viviam aqui, aprendo fazer comidas tipicas e amo minha origem tudo que se refere a tradição, minha prima, conserva tudo da mesmoa forma de cultura desde que a familia chegou ao brasil, gostaria de que as pessoas da minha origem me escrevesem, ficarei muito feliz, aobrigada

  6. Osvaldo Schlusaz disse:

    como filho de mãe polonesa adoro Cracóvia. Como sempre me arrisco a fabricar alguns embutidos sempre senti nunca ter encontrado uma boa receita de como fabricar uma boa cracóvia. Caso alguém tenha…

  7. Antonio disse:

    Conheci o cracovia, no Enila próximo a Francisco Beltrão, lá fazem um X cracóvia, experimentei porque achei exótico o nome. Mas também tinham para vender cracóvia de pernil suino e cracovia de peito de peru, uma delícia!!!!! Aprovado.

  8. Gilson disse:

    Vc pode encotrar em Curitiba a Cracovia de Prudentopolis no SALUMARIA ROMANI.

    Tem o endereço no site http://www.salumariaromani.com.br

    Bona Apetite.

  9. Carol disse:

    Só corrigindo a informação enviada pelo Sr Gilson:

    O site correto da SALUMERIA ROMANI é http://salumeriaromani.com.br/loja/

  10. Ademir Romani disse:

    Fabricamos a legitima cracovia, podera ser encontrada
    a 20 km de curitiba,as margens da br 116 km 136, sentido Porto Alegre.Ver nosso site http://www.salumeriaromani.com.br
    tel para contato 41-36261718

  11. Anderson disse:

    a verdadeira cracóvia é fabricada em Prudentópolis o resto são imitações…

  12. joao batista de oliveira disse:

    como um bom cervejeiro, adoro a cracovia. Um dos embutidos mais bem bolado que comi até hoje. Parabens.
    (frito, assado, de qualque geito fica ótimo…………..excelente ao natural)

  13. alceu disse:

    vcs de curitiba querem conhecer krakovia de prudentopolis venham conhecer a ana bella restaurante e pizzaria na vila isabel tem suina e de frango, que na foccacia ou na pizza fica uma delicia,

  14. jonathan disse:

    eu tenho cracovia para vender meu telefone 41 96661755 tenho de frango e de porco e aceito encomenda para fazer entrega ai em curitiba

  15. ANGELA disse:

    ANABELLA PIZZARIA TEM UMA PIZZA E UMA FOGGACIA DE kRACOVIA QUE E DE LAMBER OS DEDOS … GENTEM E UMA NOVIDADE NA CULINARIA… VAO PROVAR… SEM CONTAR NO PIROHE QUE A JULIANA FAZ COM MOLHO A BOLONHSA QUE E SHOW… O FONE DE LA E 41 30182200

  16. VANDERLEI disse:

    ONDE EU ENCONTRO ESTE PRODUTO QUAL O ENDEREÇO.OU TELEFONE OU PROPRIETARIO PRODUTOR DO SALAME CRACOVIA.

    • Carolina Figueiredo disse:

      Vanderlei,

      Ela é encontrada em boas casas de frios, em todo o estado do Paraná e em algumas regiões do país, se puder nos informar onde mora, podemos lhe ajudar a encontrar um lugar mais próximo.

  17. joao del castanhel peron disse:

    moro em medianeira tenho um posto de combustiveis e gostaria de revender esse produto. me de o telefone por favor.

  18. Vitor Hugo Scotton disse:

    Olá a todos…

    Tenho curiosidade em saber a receita desse maravilhoso embutido…alguém tem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.