Conheça os pratos típicos da Jordânia

A gastronomia da Jordânia é parte da herança culinária árabe. A refeição é mais do que uma questão de nutrição, sendo muitas vezes o centro das festas e atividades sociais. Pratos enormes de uma comida deliciosa são produzidos em homenagem aos convidados. Muitos deles são preparados com grãos, queijo, iogurte, frutas frescas e secas e legumes. Veja abaixo alguns dos principais pratos jordanianos para provar em sua próxima viagem ao país:

Aperitivos

Khubez: O alimento básico para os jordanianos é o pão conhecido como Khubez. Existe uma variedade de sabores e texturas e a maioria tem um formato redondo e plano.

Mazzeh: Tradicionalmente uma grande variedade de aperitivos, que são consumidos antes do prato principal.

Hummus: Feito de purê de grão de bico cozido, servido com tahineh (pasta de gergelim), alho e limão.

Baba ghanouj: Um aperitivo feito de purê de berinjela e tahineh.

Kubbeh: Bolinhos fritos, feitos de uma mistura de carne e trigo, recheados com carne picada e cebola.

Ka’ik: pão redondo coberto com sementes de gergelim.

Manaqeesh: Um saboroso lanche de pão quente umedecido com azeite e coberto com tomilho.

Pratos principais

Mansaf: O prato nacional da Jordânia é a especialidade beduína chamada Mansaf – cordeiro temperado com ervas aromáticas, às vezes levemente condimentado, cozido em iogurte seco, servido em um prato grande com arroz, polvilhado com amêndoas e sementes de pinheiro. Este prato saboroso é servido principalmente em ocasiões especiais, uma vez que possui um importante significado simbólico nos encontros sociais.

Kebabs: Carne de cordeiro picada e temperada, em espetos e grelhada sobre o carvão vegetal.

Jaaj mashwee: Frango no estilo rotisserie, acompanhado por pão, salada e hummus.

Fasoliyeh: Um cozido à base de tomate e feijão, servido com arroz.

Bazelleh: Um cozido à base de tomate e ervilha, servido com arroz.

Mlukhiyyeh: Uma verdura especial, semelhante ao espinafre, cozida em um ensopado com pedaços de frango ou carne e servido com arroz.

Mahshi: Vegetais recheados com arroz e carne.

Waraq dawaalee: folhas de uva no vapor recheadas com arroz e carne.

Sobremesas

Baqlaweh: Massa folhada em camadas preenchidas com nozes e encharcada de mel.

Mushabbak: Doce coberto com mel.

Zalabiyyeh: Doces embebidos em água de rosas.

Halawat al-jibneh: Uma massa fofa recheada com queijo cremoso e coberto com calda e sorvete.

Mahlabiyyeh: Pudim de leite.

Para saber mais sobre a Jordânia, acesse www.visitjordan.com e o site Bureau Mundo, escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.

Sobre Jordânia

Jordânia é uma terra rica em história, oferece sol oito meses por ano; atrações culturais únicas, como Petra e Jerash, impressionantes ambientes naturais que são facilmente acessíveis e praticamente desconhecidos da indústria do turismo. Com a plena compreensão de que os destinos de férias de hoje devem ser mais diversificados, a Jordânia iniciou vários projetos que apresentam uma combinação de lazer, aventura e bem-estar, de modo a garantir que o viajante desfrute de uma única e inesquecível experiência. Da antiga cidade nabateia de Petra, às maravilhas do Mar Morto e de Wadi Rum até os renomados hotéis, centros comerciais e galerias de arte moderna de Amã, a Jordânia é verdadeiramente uma nação rica em história e cultura.

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa a Alitália, o Principado de Mônaco, Noruega e Ilhas Seychelles. Também se inclui ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: