Comidas industrializadas prontas – Pizza como na Itália

Biscoitinhos de Nata
22 de outubro de 2012
Macarrão com Frango
24 de outubro de 2012
Mostrar todos

Sempre fui contrário a qualquer tipo de alimento vendido pronto para o consumo. Daqueles que basta aquecer e devorar. O resultado normalmente é decepcionante. Aquela foto da embalagem, com certeza não foi tirada do produto que está dentro. Isto vale para todas as marcas, desde a mais simples até a mais badalada.

Aqui no Brasil, a quantidade de pizzas que você encontra à venda é enorme. De todos os sabores, todos os tamanhos, para todos os gostos. Todas as embalagens com a foto da pizza mais saborosa que você possa imaginar. Quando abrimos, a decepção. Quando comemos, a raiva de ter gasto dinheiro com algo assim.

Mas, e a pizza que é vendida congelada na Itália, a  Terra da Pizza (apesar de eu achar que São Paulo é imbatível no mundo no quesito pizza). Será que por lá o consumidor é enganado também? Será que a foto da embalagem está longe do resultado final do produto? Afinal, nós brasileiros temos a mania de inferioridade, de enxergar as coisas vindas da Europa ou EUA como de qualidade inquestionável.

E foi nisto que pensei ao encontrar uma pizza congelada italiana em um mercado aqui de Curitiba. E pasmem, Pizza de Trufas, claro que com outros cogumelos pelo meio, afinal o santo não seria tão milagroso. Não tive como não comprar, tinha de experimentar.

Como vocês podem ver, a foto da capa é irresistível. Mais ainda, “pizza como na pizzaria”, como escrito na embalagem. Tem apelo melhor? Chegar em casa, aquecer o forno, colocar uma música italiana para tocar, abrir um Chianti, assar a pizza (de trufas, relembro) e sentir-se em uma cantina na Toscana.

A surpresa começou na abertura. Não sei se fui premiado, mas a pizza estava com o recheio virado para a parte de baixo da embalagem. Como deixei descongelar na própria, tive de raspar o plástico protetor para aproveitar ao máximo.

O visual até que não é assustador. Achei que a quantidade de queijo era menor que a da foto da capa, mas resolvi esperar o depois de assada. Nunca se sabe.

Forno aquecido, pizza na forma  e curiosidade aguçada. Depois do tempo necessário, chega a tão esperada hora de se sentir na Italia. Como adivinhei, a quantidade de queijo da foto é bem mais generosa que no produto.

A aparência estava longe de ser das mais animadoras. E o sabor? Bem, depois de provar fui ler os ingredientes que compunham a tal Pizza de Trufas. Entre coisas, entre cogumelo com aroma de trufas, molho de trufas, encontrei “trufas pretas de verão”, na sensacional proporção de 3%. Seguindo na etiqueta, a surpresa maior: “pode conter partes de fruta com casca, soja e peixe”. Sim, peixe, podem acreditar. Parei…

Continuo contrário a estes produtos industrializados que prometem e não cumprem. O bom é saber que não é só aqui no Brasil. Se na Itália, a Terra da Pizza, fazem uma coisa destas, nós estamos perdoados.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: