“Comer pra quê?” – Alimentação saudável para jovens

As coisas que digo
31 de Janeiro de 2017
Molho de Pimenta Rocoto
2 de Fevereiro de 2017
Mostrar todos

“Comer pra quê?” cria ferramenta educativa gratuita para tratar sobre alimentação saudável com a juventude.

Movimento realizou pesquisa com jovens de quatro grandes capitais do país e desenvolveu conteúdos online para estimular a reflexão sobre alimentação como ação política.

A falta de tempo, o fácil acesso a produtos ultra processados e mais baratos, o distanciamento dos familiares na rotina da alimentação e a maior necessidade de educação alimentar nas escolas estão entre os maiores obstáculos apresentados pela juventude para a manutenção de uma alimentação criativa e nutritiva nesta fase da vida. Estes são resultados de uma pesquisa feita pelo movimento “Comer pra quê?”, que está em ação desde 2014, por iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A ideia do movimento, direcionado à juventude brasileira, é despertar a consciência crítica de que suas práticas alimentares são frutos de ações políticas. A partir deste mote, o “Comer pra quê?” construiu grupos de diálogos com jovens, de idades entre 15 a 20 anos, divididos em quatro capitais do país: Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com base na escuta de jovens e de especialistas, a equipe técnica do “Comer pra quê?” desenvolveu o site www.comerpraque.com.br, que reúne conteúdos gratuitos com vídeos, protagonizados pelos próprios entrevistados que participaram do projeto nas quatro cidades, e que podem ser usados gratuitamente como ferramentas educativas e de mobilização. Na Internet, o site e a página no Facebook funcionam como espaços de conexão entre jovens, educadores, comunicadores e instituições, reunindo e divulgando as campanhas multimídias e acervos da Biblioteca Virtual.
Foram criados ainda peças de comunicação como spots de rádio, jingle e filmes de animação, para dialogar com os jovens, além de um canal no Youtube e perfis no Instagram e no Twitter.

No site do movimento já estão disponíveis 10 vídeos para promover o intercâmbio de ideias sobre a temática da alimentação com a juventude. Entre os temas selecionados estão a importância em dedicar tempo para cada refeição; como a prática culinária nos permite transformar os alimentos e as ideias e nos liga à natureza e às pessoas; a reflexão de onde vem a nossa comida, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Movimento e professora de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Amábela Cordeiro, a ideia não é oferecer respostas prontas, mas provocar a reflexão e a apresentação de opiniões, que podem ser diferentes, mas que busquem compreender como cada um pensa sobre a alimentação e reage frente às situações do cotidiano.

“Precisamos resgatar a centralidade da alimentação na vida e a juventude, como parte da sociedade, precisa ser envolvida na reflexão sobre esta e outras questões relacionadas à alimentação”, completa ela.

Equipe “Comer pra que?”

Serviço:

www.comerpraque.com.br

Facebook: www.facebook.com/Comer-Pra-Qu%C3%AA-551689528355182/?fref=ts

Twitter: @comerpraque

YouTube: www.youtube.com/channel/UCEYoTXqBiPmuEtvSPRTvIKg

Instagram: @comer.pra.que

Vídeos e temáticas: 

Juntin ou rapidin http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/juntin-ou-rapidin/

Já comeu água hoje?  http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/voce-ja-comeu-agua-hoje/

Tempos Modernos http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/tempos-modernos/

A comida é nossa! http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/a-comida-e-nossa/

De onde vem nossa comida? http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/de-onde-vem-nossa-comida/

Cozinha para quê? http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/por-que-cozinhar/

Todxs juntxs e misturadxs http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/todxs-juntxs-e-misturadxs/

Você come propaganda? http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/come-se-propaganda/

Imagem meraMENTE ilustrativa http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/imagem-meramente-ilustrativa/

Comer é um ato político! http://www.comerpraque.com.br/biblioteca/comer-e-um-ato-politico/

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *