Chartreuse de Rã em cama de brotos!
O termo Chartreuse é mais conhecido pelo licor do mesmo nome, que junto com o Bénédictine, é considerado um dos mais famosos do mundo. No nosso caso, vamos utiliza-lo como é conhecido o prato, com alguma pequena alteração. Chartreuse em culinária é um prato salgado enformado, com um ingrediente principal e diversos outros em menor quantidade. Aqui usarei um refogado de Rãs envolto em folhas de Acelga. Há três ou quatro dias postei aqui no Oba uma matéria sobre Rãs…Como usei só as patinhas, reservei o resto do corpo para outra preparação. Estas Chartreuses são perfeitas, principalmente se a sobra não foi muita. São servidas como Entrada e em pratos individuais (no meu caso, utilizei tigelas pequenas).
CHARTREUSE DE RÃ EM CAMA DE BROTOS (1 pessoa)
Ingredientes
Carne cozida e desfiada de Rã (para 1 Chartreuse é bem pouco, calcule o tanto para se rechear o ramequim, como verão adiante)
1 fatia de Bacon
1 colher (sobremesa) de Cebola e Alho bem picados
1 folha grande de Acelga
Brotos (Alfafa, Feijão, Girasol, etc.)
Azeite de Oliva Extravirgem
Sal e Pimenta na altura
Preparo
Retire a parte dura (talo) da folha de Acelga e cozinhe-a no vapor, até ficar macia mas sem desmanchar. Aqueça o Azeite, coloque o Bacon, a Cebola e o Alho. Deixe dourar e acrescente a carne de Rã. Refogue bem.
Pegue um ramequim pequeno e forre-o com a folha de Acelga, deixando as bordas para fora. Coloque o recheio no interior e feche com cuidado.
Reserve em lugar aquecido. No prato que for servir, faça uma “cama” com Brotos de sua preferência. Aqui usei Broto de Feijão (que deve ser fervido rapidamente antes de utilizar) e Broto de Alfafa. Coloque o Chartreuse no meio do prato e sirva com um Vinagrete simples.
Chartreuses aceitam vários tipos de recheios. Frango, Porco, Carne vermelha, etc. O Bacon dá uma crocância especial a este prato. Fica aqui a dica de uma receita simples, normalmente utilizada como reaproveitamento, e que com certeza dará um toque muito bacana em uma refeição sofisticada!