Uma técnica para picar cebolas.
Picar cebola pode parecer um terror, mas com a técnica correta fica fácil.
Todo mundo tem seu jeitinho de picar uma cebola (desde que se disponha a isto, claro). Não vou dizer que esta é a única forma de conseguir cebola picada “finamente”, mas é a mais utilizada… e a que uso.
Um dia fui prestar uma assessoria em um restaurante, no litoral. A receita que estava passando era de Ceviche. Quando fui começar a picar uma cebola, uma das funcionárias pediu para ela mesma fazer. Pegou a faca e, em questão de segundos, da maneira mais torta que vi na vida, produziu a cebola mais picada que já tive a oportunidade de ver.
Pedi para me mostrar de novo. Ela, com paciência picou mais 3 cebolas, em um piscar de olhos. Nunca consegui repetir o que ela fazia, nem lembro. É isto, cada um com o seu jeito, mas este que passo aqui é muito bom. Só perde para a mulher do restaurante litorâneo.
Você vai precisar de uma faca Chef, muito afiada. Primeiro, descasque a cebola e corte-a ao meio, no sentido do comprimento, deixando a raiz (como mostrado na foto acima).
Em seguida, com a ponta da faca, faça cortes paralelos, começando da raiz e indo até o fim da cebola. Não separe estes cortes. Procure fazê-los o mais próximo um dos outros.
Deite a cebola e, com a lãmina da faca enviezada, faça cortes no sentido da largura, sem separá-los.
Deite a cebola. Corte-a em fatias finas. Lembre-se de deixar os dedos que seguram a cebola sempre dobrados, para evitar acidentes.
Segure a faca e apóie a outra mão em sua extensão. Faça movimentos para cima e para baixo sobre os pedacinhos de cebola, até conseguir atingir o ponto desejado.
Pode parecer demorado, mas depois que pegar o jeito, conseguirá cebola picada na espessura que escolher. Existem pratos que exigem a cebola quase invisível em seu tamanho. Pode ter certeza, a cebola ficará mais saborosa que aquelas “esmagadas”, como uma papa.
Com uma faca afiada, conseguimos milagres. Só não descobri ainda como não chorar, mas é sempre um choro por uma boa causa.
Tente picar cebola gelada!
eu já usava essa técnica para cortar cebola.. foi a q melhor me adapitei.. mas para não chorar ja deixei gelada, com a boca cheia d’água (foi a pior experiencia, pois comecei a rir de mim mesmo naquela situação)… mas de qq forma.. chorei.. e realmente, por uma boa causaq