Capeletti

Pasta de Azeitona Preta
6 de julho de 2012
Um pouco de Inox
8 de julho de 2012
Mostrar todos

Sopa de umbigo…

Assim meu sobrinho chamava meu Capeletti in Brodo, depois que contei a história desta massa recheada, tão famosa no mundo inteiro. Tudo bem que a massa da lenda foi o Tortelinni, mas gosto de pensar assim. Não seria o tamanho da massa que me faria perder o momento do comentário nem a graça de meu sobrinho.

Segue a lenda:

 Muitos italianos acreditam que o tortellini nasceu em tempos mitológicos.

 Lenda – No fim do século 18, um engenheiro chamado Giuseppe Ceri ajudou a consolidar essa lenda. Disse que a massa nasceu na localidade de Castelfranco Emilia, na estrada que liga Bolonha a Modena, inspirada no umbigo de Vênus, deusa do amor e da beleza. Após uma noite de amor a três, da qual participaram Baco, deus do vinho e da embriaguez, e Marte, deus da guerra, ela acordou sozinha. Acreditando ter sido abandonada, chamou o dono da hospedagem para saber se os parceiros haviam partido. Sua nudez extasiou o homem, que desceu à cozinha e fez uma massa reproduzindo o divino umbigo. Uma história parecida, com outros personagens, fala de um taverneiro que espiou uma bela mulher pelo buraco da fechadura. Igualmente deslumbrado, homenageou o umbigo feminino com uma massa recheada.

Fonte: Italia Oggi

Seja como for, capelettis são maravilhosos. Acompanhados de um belo molho ou em sopa, é uma grande pedida. Uma “Sopa de Umbigos”,  feita com caldo caseiro, é inesquecível. Servida para quem adoramos, é insubstituível.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Regina Franco disse:

    Tive o prazer de apreciar essa sopa, ontem, na casa do Orlando. Estava perfeita. Inesquecível. De querer repetir sempre. Não tem nem palavras para agradecer a esse convite especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: