Broto de Bambu – Takenoko

Cave Geisse – Orgulho para o Brasil
11 de novembro de 2012
Macarrão Oriental com Takenoko e Shitake
13 de novembro de 2012
Mostrar todos

Teve uma época que tive vizinhos japoneses, uma lavanderia tradicional de Curitiba. Quando chegava novembro, eles iam em comitiva colher brotos de bambu (takenoko, em japonês) para fazer conservas e revender. A conserva deles era maravilhosa, suave e macia e vendia como água, razão pela qual eu já deixava encomendado vários vidros. Foi ali que passei a apreciar este ingrediente tão comum na culinária asiática.

O broto de bambu possui formato cônico e coloração branca e uma textura levemente crocante. Você encontra cru, em conserva ou pré-cozido.

Quando é comprado cru, suas folhas externas devem ser removidas, até atingir a parte branca, mais macia. Você pode fazer isto com o auxílio de uma faca. Faça um corte no sentido do comprimento, sem atravessar o broto e vá retirando as folhas duras com cuidado. Corte as extremidades e pronto.

Para usar, o broto de bambu, este deve ser cozido. Faça isto em uma panela funda. Uma dica interessante é trocar a água umas 3 vezes. Isto ajuda a retirar o amargor característico. Quando estiver macio, desligue o fogo e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio na água ainda quente. Deixe de molho por meia hora, escorra e deixe esfriar.

Corte em rodelas e estará pronto para o uso.

Broto de bambu vai bem em várias preparações, além da tradicional conserva. Refogado, em recheios de pastéis, em tortas, são algumas delas.

Amanhã aqui no OBA Gastronomia, uma sugestão de uso que fica maravilhosa: macarrão oriental com broto de bambu.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

6 Comentários

  1. Paula Alvarez disse:

    Opa.. gostei da novidade!!! Espero receitas, ontem e hoje comi uma torta de bambu, também consumimos aqui em casa 🙂

    beijãozão*

  2. Eu adoro broto de bambu ( takenoko ), pra tirar o amargo, eu coloco um pouco de açúcar quando cozinho, depois de cozido, escorro a água, e coloco os temperos (hondashi um poco de molho shoyu) e levo para refogar.

  3. Sandra disse:

    Pode congelar, depois de cozido e antes de temperar?

  4. Ola bom dia. Faço conservas caseiras em MG para vender. Gostaria de saber se posso colocar pimenta dedo de moça e tomatinho cereja junto com o broto em conserva e quanto tempo pode durar a conserva na geladeira. Fico no aguardo. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: