Bolo de laranja, amêndoa e flor de laranjeira

Danni Calixto & Adrianè Muller
5 de julho de 2010
Julho no Café Lúdica
6 de julho de 2010
Mostrar todos

Um bolo da Chef  Heloísa Bacellar.

Azeite de Oliva Espanhol cada vez mais presente em Bolos e Doces.

*** Chef Heloisa Bacelar mostra as vantagens de utilizar este ingrediente e nos presenteia com uma receita de bolo de laranja, amêndoas e flor de laranjeira

O Azeite de Oliva já se tornou ingrediente indispensável na mesa do brasileiro, ele faz parte também do universo de criações dos chefs de vanguarda. Conhecido por incrementar saladas e salgados, além de fazer bem a saúde, o azeite de oliva espanhol esta cada vez mais presente também em bolos e doces.

Para a chef de cozinha Heloisa Bacellar, do armazém “Lá da Venda”, o que pouca gente imagina é que o azeite de boa qualidade pode substituir qualquer outra gordura vegetal na elaboração de bolos e doces e resultar num sabor diferenciado e agradável aos pratos. “Os bolos, por exemplo, ficam mais macios e úmidos e a massa ganha um toque diferenciado”, observa.

Ainda segundo Heloisa, o azeite é um ingrediente que transgrediu barreiras possibilitando diversas combinações “Esse “ouro do mediterrâneo” é um ótimo acompanhante também para sobremesas compostas por frutas cítricas como limão, laranja e tangerina” finaliza a Chef que nos presenteia com uma receita de Bolo de laranja, amêndoa e flor de laranjeira regado com azeite de oliva espanhol. Confira!

Bolo de laranja, amêndoa e flor de laranjeira

(8 pessoas; 1 hora e 30 minutos, mais uns 30 minutos para esfriar)

Para o bolo

3 laranjas-baía grandes inteiras e bem lavadas

4 ovos

1 1/2 xícara de açúcar

200 g de amêndoa moída (1 xícara da farinha de amêndoa)

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

2/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem espanhol

para a cobertura

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira

manteiga para untar

farinha de trigo para polvilhar

Aqueça o forno 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha 1 assadeira média, reserve. Aqueça 2 laranjas inteiras numa panela com água até cobrir, conte 10 minutos da fervura, escorra e passe por água fria até esfriar. Corte-as com a casca em cubos, descarte as sementes e bata no liquidificador com o suco espremido da laranja restante até obter uma pasta lisa.

Com a batedeira, bata os ovos em velocidade alta até obter um creme fofo, junte o açúcar, desligue a batedeira e, com uma espátula, incorpore as farinhas de amêndoa e de trigo, o fermento, o sal, a pasta de laranja e o azeite. Coloque a massa na assadeira e asse por um 45 minutos, até que esteja crescido, dourado e se soltando das bordas da fôrma (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Deixe o bolo amornar por 5 minutos sobre uma grelha e, enquanto isso, para a cobertura, misture numa tigelinha o açúcar e a água de flor de laranjeira. Então, pincele o bolo com metade da mistura, espere 5 minutos, pincele de novo.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Marly disse:

    Olá, amigo Orlando,

    Cheguei, dei uma roladinha na página e vi quanta coisa boa tem aparecido por aqui! O seu blog é um divulgador da ‘boa vida’, parabéns.

    Beijão e votos de que você tenha cada vez mais sucesso!

  2. nossa que delícia essa foto, adorei a dica!

    beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.