Biblioteca Gastronômica

Alcachofras
13 de novembro de 2008
China!
17 de novembro de 2008
Mostrar todos

Dois livros da pesada!

Uma coisa fundamental, que acho que todo Chef de Cozinha, Gourmet ou até quem só aprecia a Boa Mesa deve buscar é a busca incessante de informações. A pesquisa é uma forma de se permanecer atualizado, entender os rumos que a Gastronomia está tomando e, principalmente, entender o princípio e o fim de tudo. Comparo isto a um amante do Jazz:  Para mim, para gostar de Jazz tem-se que conhecer sua história, suas vertentes, seus movimentos, sua influência na cultura americana… As mudanças na Gastronomia são bem menores que na música, mas tão importantes quanto! Por isto adoro, sempre que possível, adquirir livros que se tornem uma fonte de pesquisa quase eterna. Vou listar dois que considero dois tesouros dentro da Bibliografia Gastronômica, não só pela importância dos idealizadores, mas também pela distância, em termos de concepção culinária, que estes dois grandes Chefs mantém. São livros que devem constar na biblioteca de qualquer amante da Gastronomia!!

LOS SECRETOS DE EL BULLI – recetas, técnicas y reflexiones

FERRAN ADRIÀ

 EDICIONES ALTAYA

ISBN – 84-487-1000-2

dsc004431

 

Ferran Adrià é atualmente, mesmo com pouca idade, um dos nomes mais expressivos da Alta Cozinha Internacional. Com uma carreira fulminante, dividiu a Gastronomia em Antes e Depois do El Bulli. A inovação que Ferran trouxe ao mundo gastronômico ainda levará anos para ser totalmente compreendida, e ele continua inovando… Este livro é um mergulho no mundo de Ferran Adrià, e especialmente no El Bulli, de sua propriedade, o Restaurante que o projetou, hoje considerado o melhor do mundo.  Ferran Adrià nos introduz em matérias que vão desde Cozinha de Vanguarda até aspectos triviais, como o tratamento de moluscos e crustáceos. Com várias reflexões e receitas (inclusive a das famosas Espumas) é uma obra indispensável!!!

 

TODO ROBUCHON

JOEL ROBUCHON

RBA-LIBROS

ISBN – 978-84-9867-226-8

dsc004411

 

 

Joel Robuchon é um dos maiores Chefs franceses de todos os tempos! Neste livro, Robuchon apresenta de maneira gostosa e simples o resultado de mais de 40 anos dedicado à Gastronomia. Não esquecendo toda a evolução que a Gastronomia apresentou, Robuchon nos abre seu mundo de uma forma irresistível. Nele você encontrará preparações clássicas como a Liebre del Senador Couteaux, até técnicas de preparos mais simples, como tempos de cocção, bases de cozinha, entre outras. Permanente fonte de pesquisa, Todo Robuchon é, como diz a capa do livro Uma Bíblia da Gastronomia Francesa!

 

Cada qual de sua maneira, são dois grandes livros. Daqueles que merecem um lugar especial em sua estante!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

4 Comentários

  1. Rosana Martineli Sperandio disse:

    COnheço o primeiro livro…excelente!!!!Tenho uma sugestão bem bacana .”Por uma Gastronomia Brasileirra” de Alex Atala.

    É um livro para ler e ver. Para guardar e usar. Para manusear e apreciar. Tal como a boa gastronomia. Alex Atala relata com primor o resultado do caminho dos alimentos no Brasil, desde a lavoura – onde literalmente colheu o grão, a raiz, a erva – até a mesa, conferindo-lhes o devido refinamento, que mescla experiência (vivência) com ciência (técnica). O chef ressalta que os ingredientes também têm história e conta algumas curiosidades, pelas quais descobriremos com prazer os aromas e os gostos dos recônditos desse país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *