Bento – Primeiro dia.

Que tal conhecer outro país e se renovar com a Continental Eletrodomésticos?
1 de novembro de 2011
Bento – Segundo dia
2 de novembro de 2011
Mostrar todos

O começo de tudo.

Hoje começamos os preparativos para a Noite dos Vinhos e Espumantes Premiados aqui em Bento Gonçalves.

Um dos eventos mais importantes (senão o mais) do Brasil, ligado a vinhos e na Terra dos Vinhos. Festa para 1000 pessoas, 17 vinícolas presentes, comidas de três países, antepastos, saladas e tudo o que um evento deste porte merece.

Combinado em detalhes há mais de dois meses, quase que diariamente, hoje foi o dia de começarmos todos os preparativos que aceitam antecedência. Comandando uma bela equipe, fica tudo mais fácil. Dia de picar muita coisa. E quando digo muita, é muita coisa mesmo. Cebolas, cenouras, salsões sendo reduzidos a cubinhos minúsculos em um ritmo frenético.

Cebolas, cenouras, salsões...dia de picar e muito!

Molhos bases, para o preparo de alguns derivados, centenas de tomates sendo descascados e limpos de suas sementes. Cozinha exalando um aroma maravilhoso.

Ambiente de cozinha

Na Ilha da Itália, não poderia faltar macarrão e seus molhos. Molhos em que o tomate aparece como quase absoluto. Sugo, Putanesca e Ragu de Cordeiro serão os representantes desta maravilhosa herança que o pais da Bota deixou para o mundo.

Hoje foi o dia de deixar o Ragu de Tomates pronto para receber os demais ingredientes.

Ragu de Tomates

Assim como foi o dia de deixar preparado o Molho Sugo, a essência dos molhos de tomate. Liso e untuoso, o Sugo é um dos molhos mais apreciados no mundo.

Molho Sugo

O dia é longo, começa cedo e se estende até a noite, com pessoas já adiantando o expediente de amanhã. Molhos demorado já vinham sendo preparados antes de minha chegada. Cozinhando lentamente, reduzindo aos poucos, como o caso do Molho Espanhol. É ele que, juntamente com cogumelos e o suco da carne, irá guarnecer o Cabrito, da Ilha de Portugal.

O maravilhoso Molho Espanhol

Dia também de cozinhar Patos, para o Arroz de Pato, que juntamente com Arroz de Bacalhau e  Cabrito, irá fazer a festa portuguesa aqui em Bento Gonçalves. Muitos patos, cozidos em água aromatizada, que depois será usada para cozinhar o arroz.

Muitos patos cozinhando, para depois serem desfiados

Dia também de adiantar alguns antepastos que estarão na festa. Queijos marinados, antepasto de berinjela e Ratatouille, o prato camponês francês.

Ratatouille sendo preparada

Serão três dias de muito trabalho. Trabalho que será recompensado com o sucesso que, tenho certeza que a festa será. Com ingredientes certos, alegria na cozinha e uma equipe dedicada e comprometida, não tem como dar errado.

Amanhã continua.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *