No mundo dos vinhos.
Hoje estréia o Sommelier Leonardo Ganz aqui no OBA.
Com uma bagagem e conhecimento fantástico, o Leo nos trará notícias sobre o maravilhoso mundo dos vinhos. Eleito pela Revista Gula o melhor Sommelier de Curitiba, atualmente no Vin Bistrô e Adega, passa a abrilhantar este espaço, para a sorte do OBA e de todos nossos leitores.
Seja muito bem vindo, Leo. O espaço é seu.
DUORUM RESERVA 2007
Hoje quero falar sobre um lugar que tenho um enorme carinho e respeito: Portugal. Separada pela orla atlântica da Europa, atrás da Espanha, ficou isolada no mundo dos vinhos. Enquanto a maioria dos países com a cultura do “eu também” estava cultivando as uvas francesas, Portugal continuou com suas castas autóctones.
Portugal tem utilizado técnicas, bastante moderna para a produção de vinhos desde a década de 90.
O Douro ( região de Potugal ) ficou famosa pela produção de vinhos do porto, mas está conquistando uma ótima reputação internacional por seus vinhos não fortificados. O clima da região é espetacular para o cultivo das vinhas. Porém o Douro superior era o mais improvável, quase não havia lugar para se plantar, só barrancos de xisto, os quais eram muito instáveis e um sol de mais de 38° C no verão. A vinha se adapta muito bem a este clima severo.
Nesta semana, provei um vinho desta região que muito me impressionou. Este vinho de cor vermelha profunda, quase um tom de rubi brilhante, vinho relativamente jovem mas que bebe-se bem desde já.
Seus aromas são complexos que vão das frutas negras em compota (amoras, Cassis, ameixa…), aroma florais (violeta), muito interessante na boca, se apresenta muito bem estruturado com um final persistente e longo e boa acidez.
Este vinho chama-se Duorum Reserva 2007. Muito bem equilibrado com tânicos firmes, porém finos e de boa qualidade.
Eu recomendo. Até a próxima.
Leonardo Ganz – Sommelier